Sobre a Cúpula da Otan
Nota à Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil
Prezados companheiros e companheiras,
Envio à consideração de vocês, no quadro da atividade de assessoria que desempenho para essa Secretaria, opiniões que devem ser defendidas de público pelo PCdoB sobre as políticas e práticas da Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte
A declaração da Otan aprovada na reunião realizada em 11 e 12 de julho na Lituânia constitui uma ameaça à paz mundial, na medida em que foram aprovados planos que se concretizados provocarão impactos negativos para o equilíbrio internacional, afetando a estabilidade e a segurança coletivas. Como o Brasil está inserido na realidade global, a nossa soberania também está sob risco.
Ao classificar a Rússia, país integrante do Brics, como principal inimigo a combater, a Otan cria elementos de tensão mundial. Igualmente, na reunião da Lituânia foram feitos ataques retóricos destemperados à China, outro país do Brics parceiro do Brasil.
Proponho que a Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil desenvolva ações de conscientização sobre essas ameaças à paz.
São Paulo, 13 de julho de 2023
Maria do Socorro Gomes Coelho