Boletim i21

Boletim Mensal i21 / Maio – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

Internacionalismo

 

PCP sobre o resultado das eleições para o Parlamento Europeu em Portugal: “Sinal de Alerta” (link)

O Partido Comunista Português (PCP) elegeu dois euro-deputados (foram 3 eleitos no pleito anterior) na votação para o parlamento europeu realizada no dia 26/5. O Comitê Central do PCP reuniu-se dois dias depois para analisar os resultados da eleição. Após a reunião, o Secretário-Geral da legenda, Jerónimo de Sousa, deu uma entrevista coletiva onde leu uma declaração.

 

PT da Bélgica salta de 8 para 42 parlamentares (link)

O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), organização marxista-leninista fundada pelo falecido historiador Ludo Martens em 1979, conquistou uma grande vitória nas eleições da Bélgica do último dia 26 de maio sendo o partido que mais cresce no país.

 

Geopolítica

 

Jorge Cadima: A propósito do declínio dos EUA (link)

Nos EUA avoluma-se uma crise profunda, cujos efeitos se estendem a todos os campos – econômico, financeiro, social, político, militar, sanitário e mesmo demográfico. As suas raízes residem na crise sistêmica do capitalismo, mas também no declínio relativo dos EUA face a outras potências, na insustentabilidade da sua situação financeira e na brutalidade da sua dominação de classe.

ONU: Sanções dos EUA contra Cuba, Irã e Venezuela violam direito internacional (link)

Um especialista independente das Nações Unidas expressou profunda preocupação com a imposição recente de medidas unilaterais e coercitivas pelos EUA contra Cuba, Venezuela e Irã, informou, no dia 14/5, o site da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o relator citado pelo site da ONU, o uso de sanções econômicas para propósitos políticos viola os direitos humanos e as normas da conduta internacional. Ações do tipo, segundo o analista, podem precipitar catástrofes humanitárias de proporções inéditas.

EUA-China: jogo realmente pesado ainda nem começou (link)

“Pequim, como Moscou e Teerã, sabem tudo que há para saber sobre Guerra Híbrida, que é conceito criado pela inteligência dos EUA. Sabem que o alvo estratégico crucial da Guerra Híbrida, seja qual for a tática, é gerar caos social e mudança de regime”. Artigo de Pepe Escobar.

China x EUA

Em referência aos atuais ataques comerciais por parte de Trump contra a China, o jornal da agencia Xinhua e o Diário do Povo (do partido comunista chinês) informaram que “Toda a China e seu povo estão sendo ameaçados”. Em outro veículo, a emissora CCTV, houve a leitura de uma declaração com o questionamento: “depois e 5 mil anos de vento e chuva, a quê a nação chinesa não resistiu?”. Já o jornal Global Times, em inglês, acusa Trump de enganar seu próprio povo e diz que as sobretaxas aos produtos chineses causa “danos autoinflingidos e são de difícil sustentação a longo prazo”, e complementa: “A China, por outro lado, vai evitar se prejudicar”. Há também uma enxurrada de memes e piadas nas redes sociais chinesas, como a Weibo, ridicularizando turistas americanos e o presidente Trump. Esse levantamento foi feito pelo jornalista Lioman Lima, para a BBC News Mundo. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Mourão na China 1

Segundo nota do Itamaraty, a V reunião da COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação) realizada no dia 23/5, com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, concluiu pela “excessiva concentração das exportações brasileiras para a China em um grupo restrito de produtos primários” e foi reafirmado um compromisso bilateral de “criar condições para a diversificação e o aumento do valor agregado dos produtos vendidos pelo Brasil para a China. O Brasil solicitou celeridade nos processos de certificação de aeronaves”. De 2004 (data em que foi criada a Cosban) até 2018, o comércio bilateral Brasil – China cresceu 11 vezes, de 9 para 99 bilhões de dólares. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Mourão na China 2

Ainda na China, na última sexta (24), Mourão foi recebido no Palácio do Povo, em Pequim, pelo presidente Xi Jiping, que disse ao general: “os dois lados devem continuar se vendo como parceiros e oportunidades para o seu próprio desenvolvimento. Devem respeitar-se, apoiar-se, ter confiança um no outro e construir as relações China-Brasil como um modelo de solidariedade e cooperação entre os países em desenvolvimento”. Há dois pontos sensíveis que permanecem após visita de Mourão, se o Brasil limitará o papel da Huawei nas redes 5G do país, seguindo os EUA, e se o Brasil vai aderir formalmente (via memorando de entendimento) à Nova Rota da Seda, a exemplo de outros 14 países latino-americanos. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Agência Xinhua: China aguentará os tempos duros da guerra comercial (link)

A Agência de Notícias Xinhua divulgou um comentário, reproduzido pelo Diário do Povo Online, onde avalia que “aqueles que esperam um golpe pesado para a economia chinesa com a guerra comercial ficarão desapontados ao ver que a pressão externa fracassará em abalar os fundamentais econômicos sólidos do país”, elencando os motivos que sustentam esta visão.

 

América Latina e Caribe

 

Cuba permite volta de médicos que ficaram no Brasil e foram enganados por Bolsonaro: “Dignidade humana” (link)

A posição contraria a regra contratual. Os profissionais que decidem morar nos países para os quais foram enviados por Cuba, descumprindo o contrato do programa, ficam proibidos de retornar à ilha por oito anos.

Para o Financial Times, ”FMI colocou sua reputação em risco na Argentina” (link)

“O diário britânico, que expressa os interesses dos capitais financeiros globais, publicou um artigo no qual afirmou que ”a crise monetária do país se reavivou e o rendimento dos bônus aumentaram, colocando em risco não só o programa do FMI para a Argentina como também a reputação do órgão e da sua líder”, em referência à diretora-gerente Christine Lagarde.”

Alberto Fernández – Cristina Kirchner

Cristina Kirchner, a favorita nas pesquisas para as eleições presidenciais argentinas deste 2019, surpreendeu a comunidade política latino-americana e mundial com o anúncio no dia 18/5 de que será candidata a vice-presidente nas primárias eleitorais obrigatórias de agosto. Como cabeça de chapa ela e seu grupo escolheram Alberto Fernández, que foi chefe de gabinete do presidente Néstor Kirchner e da própria Cristina nos primeiros meses de seu primeiro mandato como presidente, ele é considerado um peronista moderado e que pode angariar apoios mais amplos do que Cristina. Muitos entenderam o posicionamento dela como uma tentativa de salvaguardar a chapa de possíveis investidas da justiça contra ela, mas também como gesto de humildade e amplitude na política, com a finalidade de eleger um projeto, independente de quem encabeça a chapa. Ana Prestes em Notas Internacionais.

A necessária recuperação do debate estrutural na América Latina (link)

Por trás da visão de exploração e exportação de petróleo cru está novamente aquele ideário liberal e de posição subordinada do Brasil na divisão internacional do trabalho. Artigo de José Luis Fiori e Rodrigo Leão.

Mais de um milhão de bolivianos pedem “Evo outra vez” (link)

Mineiros, agricultores, operários, trabalhadores do petróleo, professores, atletas, estudantes e deficientes expressaram sua lealdade ao presidente boliviano, que nos últimos 13 anos conseguiu reduzir, via as políticas de combate à pobreza e de cuidados com a desigualdade para os setores mais carentes, bem como programas sociais implementados com recursos gerados pela nacionalização de recursos naturais e recuperação de empresas estratégicas.

Perpétua Almeida representará o Brasil no Parlamento do Mercosul (link)

O Parlasul é um órgão de ligação entre o Congresso Nacional e Parlamento do Mercosul, formado por parlamentares do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

 

EURÁSIA

 

Putin quer barreira para a internet

O presidente russo Vladimir Putin promulgou no dia 1º de maio a lei que objetiva criar uma “internet soberana” na Rússia. A lei permite que os sites russos operem sem passar por servidores estrangeiros, uma espécie de proteção no caso de rompimento das conexões com servidores externos. O “controle de tráfego” da internet também será centralizado pela agência russa de vigilância de meios e telecomunicações, a Roskomnadzor e pela FSB (inteligência russa). A lei tem sido criticada por movimentos que defendem a liberdade de expressão, como a Repórteres Sem Fronteiras e a Human Rights Watch. Ana Prestes em Notas Internacionais.

 

EUROPA

 

Eleições municipais no Reino Unido

O Reino Unido passou por eleições municipais no dia 3 de mairo e tanto conservadores como trabalhistas tiveram derrotas que muitos relacionam ao processo do Brexit. Conservadores perderam 1.305 vereadores e quase 40 governos locais. Os trabalhistas perderam 82 vereadores. O partido de extrema-direita UKIP também sofreu grave derrota, tinha 176 vereadores, agora têm 31. Quem se beneficiou das derrotas foram os candidatos independentes e partidos anti-Brexit, como o Liberal-Democrata que ganhou saiu de 658 vereadores para 1351 e mais de uma dezena de governos municipais. O Partido Verde também ganhou, saindo de 87 cadeiras para 273. Ana Prestes em Notas Internacionais.

É possível (As eleições para o Parlamento Europeu e a extrema-direita) (link)

“A Europa pode respirar”, título do editorial de El Mundo, sintetiza a mensagem que está a ser passada. E no entanto… Com a entrada do Vox (24 deputados) no parlamento espanhol, a extrema-direita passou a estar presente em quase todos os parlamentos nacionais dos estados-membros da UE. Excetuam-se Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Malta. Artigo de Anabela Fino.

Parlamento Europeu mais fragmentado (link)

Das eleições para o Parlamento Europeu realizadas entre os dias 23 e 26 resultou um parlamento mais fragmentado, marcado pelo fim do domínio dos dois maiores grupos políticos – PPE e S&D –, a subida dos Liberais e dos Verdes, mas também da extrema-direita.

 

Luta Pela Paz

 

Em Guantánamo, seminário internacional emite declaração contra bases militares e pela paz (link)

Decorreu entre 4 e 6 de maio, na província cubana de Guantánamo, o VI Seminário Internacional pela Paz e a Abolição das Bases Militares Estrangeiras, realizado pelo Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (MovPaz) e outras entidades, em parceria com o Conselho Mundial da Paz (CMP). Noventa pessoas de 35 países participaram. A presidenta do CMP Socorro Gomes e o presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) Antônio Barreto lideraram as delegações das respectivas entidades e deram seus contributos. A diretora do Cebrapaz Maria Ivone de Souza também participou.

 

Oriente Médio

 

Ualid Rabah: Israel tornou a Palestina um campo de extermínio e de experimentos genocidas (link)

Em mais uma costumeira rodada bélica e de macabra matança na Palestina, Israel leva à morte mais 25 pessoas, a quase 200 feridas, destruição de infraestruturas civis, residências e instalações comerciais, agrícolas e industriais, em claro movimento de impedimento do progresso econômico e social da população palestina confinada na denominada Faixa de Gaza.

Nos 71 anos da catástrofe contínua, a Palestina resiste para não desaparecer (link)

Seria lógico afirmar que os direitos nacionais do povo palestino nunca estiveram tão ameaçados. Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, a Lei do Estado-Nação desvelou o apartheid a quem ainda não o via, Netanyahu foi reeleito prometendo mais colônias e as potências seguem negligentes diante do asfixiante cerco a Gaza e dos crimes cotidianos na Palestina ocupada, apelando por um desfecho negociado, como se tratassem de um conflito cujo fim depende da “vontade das partes”. Mas nos 71 anos da Nakba, sabemos: este é o projeto e nenhum acordo mediado pelos EUA corrigiria tal tragédia. Artigo de Moara Crivelente.

Organização Mundial de Saúde: Brasil vota contra resolução que exigia acesso dos palestinos a atendimento médico (link)

O Brasil, de novo contrariando a sua posição histórica, votou contra a Palestina em um organismo da ONU. Desta vez foi na Organização Mundial de Saúde (OMS), que, nesta quarta-feira (22), apresentou uma proposta de resolução para garantir acesso à saúde aos palestinos que vivem sob a brutal ocupação israelense.

 

África

 

Soberania de Recursos: A agenda para que a África saia do Estado de Saque (link)

“Um relatório recente do Banco de Gana ofereceu algumas estatísticas chocantes. Dos 5,2 bilhões de dólares em ouro exportados por empresas de mineração estrangeiras de Gana, o governo recebeu apenas 68,6 milhões de dólares em pagamentos de royalties e 18,7 milhões em impostos sobre a renda das empresas. Em outras palavras, o governo recebeu menos de 1,7% dos retornos globais de seu próprio ouro.”

PC Sudanês exige transferência imediata do poder aos civis (link)

O Partido Comunista Sudanês (PCS) foi um dos principais atores políticos na organização dos massivos protestos populares que culminaram com a deposição, no dia 11 de abril, do presidente do Sudão, Omar Al-Bachir, que estava há trinta anos no poder. Duramente perseguido antes da queda de Omar Al-Bachir, o PCS chegou a ter vários membros do CC presos, inclusive seu secretário-político, Mohamed Mokhtar al-Khatib. Os comunistas fazem parte de uma ampla aliança denominada Liberdade e Mudança (LM). Os protestos continuam, enquanto os militares do Conselho Militar de Transição usam de subterfúgios para adiar a entrega do comando do país aos civis da LM. No dia 16/5 o Secretariado do PC Sudanês emitiu uma nota onde relata o desenvolvimento da situação no país. Leia os principais trechos.

Vitória do CNA na África do Sul (link)

As eleições de 8 de maio, para escolha dos 400 deputados do parlamento nacional e dos governos das nove províncias sul-africanas, tiveram uma participação de 65,99% dos eleitores inscritos. O Congresso Nacional Africano (CNA) obteve mais de 10 milhões de votos (57,50%, contra 62% em 2014), conquistando 230 assentos parlamentares (menos 19). Renovou a maioria absoluta na governação de oito províncias.

 

Leia também: