Boletim i21

Boletim Especial China – 70 anos da Revolução

PCdoB: Com a Revolução Chinesa humanidade deu gigantesco salto adiante (link)

A Comissão Política do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, no dia 27/10, uma nota de saudação aos 70 anos da Revolução Chinesa.

 

A nova rota da seda e a atual encruzilhada histórica (link)

O desenvolvimento da China tem sido um dos mais notáveis processos geoeconômicos da história, pela velocidade e dimensão (territorial e demográfica). Compreender essa singular experiência tem sido meu desafio como pesquisador há uma década e meia. Artigo de Diego Pautasso.

 

Haroldo Lima: Viva os 70 anos da China socialista (link)

Um dos maiores acontecimentos do século XX comemora hoje 70 anos, a proclamação da República Popular da China. De 1949 para cá, a fisionomia do planeta mudou. As mudanças foram espantosas, radicais, estonteantes. A sonhada esperança por uma forma de vida socialista, inovadora, permanentemente criativa, que garantisse progresso e desenvolvimento, e que inspirasse caminhos novos ao mundo, de repente foi engendrada e explode exuberante no antigo Império do Meio. Artigo de Haroldo Lima.

 

A Longa Marcha, símbolo da Revolução Chinesa (link)

Após o início da Longa Marcha histórica, há 85 anos, o povo chinês passou e passa por outras “longas marchas” — industrializar a China, alimentar a maior população do mundo, promover o desenvolvimento econômico e social, avançar na ciência e na tecnologia, reinventar a economia socialista. Da Redação do i21/Portal Vermelho.

 

China, a ressignificação do socialismo e novas abordagens marxistas (link)

A China é um caldo de experimentação de uma nova engenharia econômico e social e, tendo em vista a prevalência do “Meta Modo de Produção”, também a mais avançada experiência humana em curso no mundo”. Artigo de Elias Jabbour.

 

A questão nacional na revolução chinesa (link)

A questão nacional tem estado presente em todas as etapas da revolução chinesa. A referência inicial é a Revolução de 1911, quando, sob a liderança do médico Sun Yat-sen, líder do Partido Nacionalista, também conhecido como Kuomintang, uma espécie de partido-frente, foi derrubada a dinastia Manchu (ou Dinastia Qing) e implantada a República. Artigo de Nilson Araújo de Souza.

 

Partido Comunista da China: força motriz do sucesso chinês (link)

A data de 1º de outubro de 2019 não marca apenas o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, é também o 70º aniversário do Partido Comunista da China no poder. Artigo de Gaio Doria.

 

Presidente da China propõe criar uma nova grandeza histórica (link)

Íntegra do discurso de Xi Jiping no ato comemorativo dos 70 anos da Revolução chinesa.

 

Yang Wanming: Revolução chinesa criou um “milagre de desenvolvimento” (link)

Trechos do discurso de Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, na cerimônia realizada na Embaixada, em 25/09, comemorativa aos 70 anos da República Popular da China.

 

China: 70 anos de avanços sem dogmas preservando uma cultura milenar (link)

Nos 70 anos de República Popular da China, a abertura e modernização de 1978 é o marco de um país que sabe avançar sem dogmas preservando sua essência. Artigo de Luiz Rodrigues.

 

1949-2019: 70 anos de uma nova etapa da civilização chinesa (link)

China é um país com raízes profundas e seiva própria. É um país que se sustenta e caminha com os seus próprios pés, procurando sempre soluções próprias para os seus mais diversos desafios. É uma civilização que vem sendo construída de maneira ininterrupta por mais de 5 mil anos pela força e sabedoria do seu povo. Artigo de José Medeiros da Silva.

 

China considera 70 anos de fundação como novo ponto de partida (link)

A República Popular da China celebrou seu 70º aniversário com um grande desfile militar e uma parada de massa de 100 mil pessoas, manifestando ao mundo sua total confiança como país socialista para alcançar a modernização à maneira chinesa. Tomando seu 70º aniversário de fundação como um novo ponto de partida, a China está agora construindo uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos até o próximo ano, pouco antes do PCC comemorar seu centenário em 2021.  Agência Xinhua.

 

Leia também: