Partidos Comunistas expressam solidariedade ao PC do Chile
O ataque à sede do Comitê Central do Partido Comunista do Chile, nesta terça-feira (10), gerou um imediato movimento de solidariedade. Sete partidos comunistas da América do Sul assinaram uma declaração conjunta condenando o ataque. Leia, abaixo, a íntegra.
Solidariedade dos Partidos Comunistas da América do Sul com o Partido Comunista do Chile
Diante da invasão fascista da sede do Comitê Central do Partido Comunista do Chile, os Partidos Comunistas da América do Sul expressam solidariedade para com os camaradas chilenos e de repúdio aos responsáveis por esse gravíssimo fato.
Quando a mobilização popular do povo chileno se desenvolve exigindo soluções e rejeitando a política antipopular do governo Piñera, os setores da extrema direita respondem com brutalidade especial à mobilização popular e agora acrescentam a barbárie desse ataque ao Partido Comunista do Chile.
Como é habitual quando o fascismo atua, além dos danos causados, foram roubados vários equipamentos de informática e outros objetos que estavam no local. Os Partidos Comunistas da América do Sul denunciam essas ações e chamam a solidariedade ativa para com nossos irmãos comunistas no Chile.
10 de março de 2020
Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista Colombiano
Partido Comunista da Argentina
Partido Comunista da Bolívia
Partido Comunista do Uruguai
Partido Comunista Paraguaio
(A declaração continua aberta para novas adesões)