Visão Global

Destaques do discurso de Xi Jinping em Conferência sobre os 40 anos de “Reforma e Abertura”

Foto: REUTERS-David Moir

O Presidente chinês, Xi Jinping, também Secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez um discurso no encontro para comemorar o 40º aniversário da política de “Reforma e Abertura” realizado no Grande Salão do Povo, em Pequim, capital da República Popular da China, em 18 de dezembro de 2018.

Por Pedro Oliveira

Aqui estão os destaques:

“Reforma e Abertura”: uma grande revolução

A “Reforma e a Abertura” é uma grande revolução na história do povo chinês e a nação chinesa, disse Xi, que impulsionou um grande salto para a frente pela causa do socialismo com características chinesas.

XI também declarou que “Reforma e Abertura” é um grande despertar do Partido Comunista de China, nutrindo grande criatividade na teoria e na prática para o PCCh.

“Reforma e Abertura”: É um ‘Marco’ no rejuvenescimento nacional chinês

A Fundação do Partido Comunista da China e a Fundação da República Popular da China também foram os marcos no caminho em direção ao grande rejuvenescimento nacional nos tempos modernos, disse Xi.

Eles representaram três eventos históricos, que ocorreram após o “Movimento Quatro de Maio” em 1919 (1): a fundação do Partido Comunista da China em julho de 1921, a fundação da República Popular da China, em outubro de 1949, e a terceira sessão plenária do XI Congresso do PCCh, em 1978, que ratificou a guinada para a “Reforma e Abertura”, assim como uma “economia de mercado socialista”, sob a liderança de Deng Xiaoping.

A República Popular da China continua a melhorar o bem-estar das pessoas nos últimos 40 anos

A China retirou 740 milhões de pessoas da pobreza nos últimos 40 anos, reduzindo a proporção de pobreza em 94,4% pontos percentuais, disse Xi.

A nação chinesa – neste período — tem construído o maior sistema de segurança social do mundo, com a cobertura de pensão de velhice de mais de 900 milhões de pessoas e uma cobertura de assistência médica de mais de 1,3 bilhão de pessoas, lembrou Xi em seu discurso.

O índice de residentes urbanos em relação ao total da população cresceu de 40.6 % para 58.52 % durante este período, disse Xi. “O país manteve a estabilidade social por um longo período, fazendo com que a China tenha proporcionado um dos maiores sentimentos de segurança no mundo”, declarou Xi. “A China superou os grandes problemas que sempre atingiram seu povo por milhares de anos, incluindo a fome, a falta de alimentos e a pobreza”, concluiu Xi.

Os dirigentes e líderes do Partido Comunista da China, Xi Jinping, Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan estiveram todos presentes na reunião em comemoração ao 40º aniversário da política de “Reforma e Abertura.

Com informações do jornal China Daily

1 – O Movimento de Quatro de Maio foi um movimento anti-imperialista, cultural e político que cresceu a partir de manifestações estudantis em Pequim

Leia também: