Encontro Nacional Sobre Questões Internacionais: Militância do PCdoB debate e se mobiliza para ações internacionalistas
O Encontro Nacional sobre Questões Internacionais, promovido pela secretaria de Relações Internacionais do PCdoB e a Fundação Maurício Grabois, terminou nesta sexta-feira (9) com um saldo positivo tanto no que diz respeito à participação quanto aos debates realizados.
Leia também: Encontro sobre Questões Internacionais debate crise e multipolaridade / Walter Sorrentino fala sobre o sentido da luta internacionalista hoje
O evento teve mais de 300 participantes e as mesas externas, que foram transmitidas pelas redes sociais do PCdoB, contaram com milhares de expectadores.
Durante o encontro, foram apresentadas e aprovadas moções em defesa da paz mundial e da autodeterminação dos povos; em defesa da Palestina; em apoio ao Nobel da Paz para as Brigadas Henry Reeve, de Cuba; em defesa do povo saarauí; em defesa do povo da Venezuela; de repúdio ao imperialismo e em apoio aos povos irmãos da América Latina. Também foram apontadas ações relativas ao 15º Congresso e ao centenário do partido, bem como a produção de um documento geral de homenagem ao ao centenário do movimento comunista internacional.
Debates diversificados
O encontro teve início com na manhã da quinta-feira (8) com evento interno que contou com conferência da presidenta do PCdoB, Luciana Santos e falas do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Walter Sorrentino; do presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo; de Rosanita Campos, do Instituto Cláudio Campos e do presidente do Cebrapaz, Jamil Murad (Cebrapaz).
À tarde, foram realizadas duas mesas públicas. A primeira, “Mundo em Transição – A Pandemia e as Tendências da Geopolítica”, foi coordenada por Walter Sorrentino e contou com as palestras de Luís Fernandes (professor da UFRJ e ex-presidente da Finep); Diego Pautasso (doutor em Ciência Política-UFRGS e autor do livro “China e Rússia no Pós-Guerra Fria”); do ex-embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e de Moara Crivelente (diretora de Comunicação do Cebrapaz)
A segunda mesa “Mundo em Transição – A ascensão chinesa e o cenário econômico mundial”, teve a coordenação de Wevergton Brito (Comissão Nacional de Relações internacionais) e teve as participações de Elias Jabour (escritor), Luis Gonzaga Belluzzo (economista), Nilson Araújo (diretor de Comunicação e Publicações da Fundação Maurício Grabois) e Ana Prestes (Comissão Política do PCdoB).
Na sexta-feira (9) foi realizada a mesa pública “Mundo em Transição – A luta anti-imperialista e pela paz hoje”, coordenada por Márcio Cabreira (Comitê Central), que contou com as palestras de Mônica Valente (FSP), José Reinaldo Carvalho (secretário-geral do Cebrapaz), Bia Lopes (Oclae) e Raul Carrion (executiva nacional do Cebrapaz).
Na sequência, à tarde, foram realizadas duas mesas internas: sobre a ação internacionalista do PCdoB — com os dirigentes da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Mulheres Liège Rocha, André Tokarski, Socorro Gomes e Jamil Murad — e sobre a frente internacional em relação ao próximo Congresso e aos 100 anos do PCdoB — com Walter Sorrentino, Wevergton Brito, Ana Prestes, Raul Carrión e José Reinaldo Carvalho.
Você pode assistir a íntegra das mesas públicas:
Vídeos – observação: O primeiro vídeo começa sem som por problemas técnicos mas logo o som retorna
A pandemia e as tendências da geopolítica
A ascensão chinesa e o cenário econômico mundial
A luta anti-imperialista e pela paz hoje
Fonte: pcdob.org.br