PCdoB – Pronunciamentos

Encontro Nacional Sobre Questões Internacionais: Moção de Solidariedade aos povos irmãos da América Latina

Moção de Solidariedade aos povos irmãos da América Latina      

Vemos pela nossa América Latina numerosos exemplos de povos irmãos que lutam, mesmo vivendo os duros efeitos da pandemia, em defesa dos seus direitos e riquezas e o PCdoB se solidariza com eles.

A eleição de Lucho Arce na Bolívia, derrotando a direita reacionária e golpista, de Alberto Fernandez na Argentina e a extraordinária mobilização do povo chileno para derrotar a Constituição neoliberal, representaram um sopro de esperança em nosso continente. Um ano após o golpe que depôs Evo Morales e o MAS-IPSP, a vitória eleitoral de Luis Arce representou o desejo de mudanças dos bolivianos, o desejo de um projeto que pensa as recursos naturais e o mercado interno a serviço do povo. Na Argentina vemos um país que se recupera do governo reacionário de Mauricio Macri, que em poucos anos destruiu as conquistas econômicas e sociais realizadas anteriormente, e a aplicação de uma política de combate a pandemia que vacina a sua população e se prepara para uma recuperação rápida da crise sanitária e social existente. No Chile, o povo conquistou nas ruas a constituinte que enterrará a herança pinochetista.

Vemos com preocupação a situação do Paraguai, onde o presidente Mario Abdo Benitez implementou uma política negacionista de combate a pandemia, abandonando a população a própria sorte, com um total desabastecimento de vacinas e um colapso completo do sistema de saúde. Essa realidade mobilizou o povo paraguaio, que realizou uma série de atos e manifestações para denunciar a prática criminosa de seu presidente. Somos solidários as mobilizações de nossos irmãos paraguaios em defesa da vida e denunciamos o descaso e a perseguição do governo estabelecido.

Por toda a América Latina e Caribe, no México, Equador, Peru, Uruguai, Colômbia, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Haiti, Porto Rico, existe intensa mobilização em defesa da soberania nacional, democracia e justiça social.

            Viva a América Latina e os povos que lutam em nosso continente!

09/04/2021

 

Leia também: