Boletim i21

Boletim i21 / 11 a 20 de maio-2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

PALESTINA SANGRA, RESISTE E VENCERÁ

 

PCdoB condena ofensiva israelense e despejo de famílias palestinas em Jerusalém (link)

Em nota divulgada no dia 19/05 e assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos e pelo vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, o PCdoB manifesta sua “irrestrita solidariedade” com a Palestina e seu apoio à “legítima luta por libertação nacional do povo palestino“.

 

Assine o Boletim i21

A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.

 

Walter Sorrentino: “PCdoB é solidário ao povo palestino e denuncia acordo militar Brasil-Israel” (link)

Diante da escalada de ataques das forças israelenses contra o povo palestino, o Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Walter Sorrentino, em seu vídeo semanal sobre geopolítica, denuncia o regime de “apartheid” sionista e alerta para o perigo que representa o acordo militar Brasil-Israel, que pode significar que as técnicas de repressão usadas por Israel sejam utilizadas para monitorar e oprimir os movimentos sociais brasileiros.

 

Partidos Comunistas de 45 países lançam Declaração Conjunta em defesa da Palestina (link)

Uma Declaração Conjunta de 57 partidos comunistas e operários – entre eles o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – de 45 países exige o fim dos ataques sionistas e o estabelecimento de um Estado Palestino livre e independente.

 

A guerra total de Israel contra o povo palestino é constante (link)

No décimo dia da nova ofensiva contra a Faixa de Gaza, o único alento numa catástrofe contínua é o aumento da condenação ao regime de Israel sobre a Palestina. Além do repúdio às imagens de famílias e vizinhos resistindo à tomada de lares por soldados e colonos israelenses no distrito de Sheikh Jarrah, em Jerusalém, Israel faz o mundo olhar novamente para Gaza e montar o quadro completo: ocupação militar, colonização e apartheid conformam um regime de guerra total contra o povo palestino. Artigo de Moara Crivelente.

 

Cebrapaz repudia ofensiva, desalojo de palestinos e acordo militar do Brasil com Israel (link)

Foto: AFP PHOTO-ABBAS MOMANI

Nota da Direção Nacional do Cebrapaz, divulgada em 12/05: O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) mais uma vez manifesta o seu contundente repúdio às ofensivas das forças de ocupação da Palestina, demandando das lideranças internacionais o cumprimento da sua responsabilidade para com o povo palestino, que resiste há sete décadas ao colonialismo, à expulsão e à opressão impostas pelo regime israelense.

 

Fepal divulga protesto diante dos novos ataques sionistas (link)

A Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL), divulgou, no dia 11/05, uma nota sobre os recentes ataques de Israel à Palestina ocupada. Leia a íntegra.

 

“Você está roubando a minha casa!” (link)

É justo que a senhora seja expulsa para que o colono se instale? Artigo de Salem Nasser.

 

GEOPOLÍTICA

 

OMS: Apartheid de vacinas

O diretor da OMS, Tedros Adhanom, disse que “o mundo vive apartheid de vacinas”. Segundo ele, países de alta renda respondem por 15% da população mundial e tem 45% das vacinas, enquanto os países de média e baixa renda somam quase metade da população mundial e possuem hoje 17% das vacinas. No continente africano, por exemplo, chegaram menos de 2% de todas as doses de imunizantes já fabricadas. Para piorar a situação, muitas matérias-primas e equipamentos para produzir as vacinas estão em falta. Isso poderia ser resolvido, segundo especialistas, com mais pressão sobre a indústria farmacêutica para cooperar mais com outras empresas, sem condicionantes e segredos. Por isso é tão importante a abertura das patentes e a transferência de tecnologia, para que mais fábricas possam produzir os imunizantes. Até agora não existe um consenso entre os países dentro da OMC (Organização Mundial do Comércio) para que isso seja feito. Ana Prestes, em Notas Internacionais.

 

OMS diz que variante indiana da COVID-19 está presente em 44 países (link)

Foto: © REUTERS / DANISH SIDDIQUI

A Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou a variante que está por trás da explosão do número de casos de COVID-19 na Índia em dezenas de outros países ao redor do mundo, anunciou o órgão no dia 12/05.

 

Vai ter Olimpíada no Japão?

Embora o COI faça cara de paisagem, as autoridades médicas do Japão estão cada vez mais contundentes na linha de rejeição à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Um grande sindicato médico escreveu ao governo japonês, segundo divulgação da imprensa: “nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavírus”. Os médicos consideram “impossível disputar os Jogos de forma segura durante a pandemia”. O maior temor é quanto às novas variantes que podem chegar ao país junto com os atletas e suas equipes. Ana Prestes, em Notas Internacionais.

 

AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

Chile faz balanço de um cenário político inédito (link)

Irací Hassler, nova prefeita de Santiago

No dia seguinte à histórica megaeleição, o Chile acordou no dia 18/05 com um novo cenário político devido ao triunfo das forças da mudança e ao recuo da direita e da política tradicional. Artigo de Rafael Calcines Armas, direto de Santiago do Chile.

 

Lautaro Carmona: PC do Chile dobrou votação e direita foi derrotada (link)

Os comunistas chilenos tiveram um aumento de 560.000 votos na recente megaeleição cuja marca principal foi a derrota da direita, segundo o secretário-geral do Partido Comunista, Lautaro Carmona. Para Carmona “uma batalha política eleitoral não traz mudanças se não estiver relacionada a outros espaços da luta político-social. É um erro da cultura política imaginar que um lápis e um papel alteram substantivamente os processos democráticos, isso (a batalha eleitoral) é uma expressão que às vezes é uma gota que derrama o copo, mas os processos são vividos pelo povo com muita antecedência”.

 

Colombianos exigem fim dos massacres e da violência policial (link)

Tropa de Choque faz uso excessivo da força, condena Nações Unidas, que passa a ser fiadora do processo de paz / Foto: NYT

Para os que desejam conhecer o que está acontecendo na Colômbia, esta entrevista feita por Leonardo Wexell Severo com o dirigente da Comissão Nacional de Paralisação e presidente da Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia (CUT), Francisco Maltés Tello, é fundamental. O dirigente sindical detalha cronológica e politicamente as motivações dos protestos e as táticas adotadas pelo campo popular para derrotar as “ações criminosas do governo de Iván Duque”.

Leia também: PCdoB expressa solidariedade ao povo colombiano

 

Colômbia: Duque negocia de dia e mata de noite

Na Colômbia, o governo Duque faz negociações durante o dia e mata pela noite, é o que dizem várias lideranças políticas, como o Senador Gustavo Petro em sua conta no twitter. De fato, após a imprensa internacional ter divulgado os passos dados na mesa de negociações entre governo e oposição nos dias 16 e 17/05, circularam muitas imagens da militarização das rodovias em várias localidades como Yumbo, Boaventura, Antioquia, Cali e outras. Nas cenas percebe-se forte presença de militares, com tanques de guerra e armamento pesado, presença da polícia especial Esmad e paramilitares em cenas de violência contra civis. Em Yumbo houve a explosão de um posto de distribuição de gasolina, 29 pessoas feridas e pelo menos 3 mortas. A ofensiva se deu após uma ordem do presidente Duque, dada na noite do dia 17/05 para que todas as vias do país fossem desbloqueadas. Ana Prestes, em Notas Internacionais.

 

EUA

 

Anatomia e fisiologia do poder nos EUA e sua projeção no mundo (link)

O presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, acompanhados pelos membros do Gabinete Presidencial, posam para um retrato na Casa Branca em 1º de abril de 2021 / Foto: Adam Schultz

Esta matéria de Laurence H. Shoup é imperdível. Foi publicada na Monthly Review – An Independent Socialist Magazine, em 1º de Maio de 2021. O autor é um escritor e ativista da Califórnia. Ele tem forte interesse na questão climática, tratada no texto, mas sua acurada informação e análise sobre a estrutura de poder nos EUA e a projeção da política de Biden, cotejada com a equipe que este escolheu para o governo, nos falam mais propriamente sobre a anatomia e fisiologia do poder norte-americano e o que projetam sobre o mundo.

 

ÁSIA

 

Índia: tragédia com raízes na liderança autoritária de Narendra Modi (link)

O colapso sanitário da Índia sob Narendra Modi

A Índia estabeleceu um novo recorde mundial nada invejável. Mais de 348.421 novas infecções foram registradas em 12 de maio e outras 4.205 mortes. O número de mortos agora é de mais de 254.000 pessoas. É amplamente aceito que esses números podem até estar subestimados. Artigo de Nitasha Kaul.

 

A China e a erradicação da pobreza (link)

Em 2020, a China atingiu a meta de seu 13º Plano Quinquenal (2016-2020), concluindo a retirada de cerca de 850 milhões de pessoas da pobreza em um longo processo de quatro décadas. Mesmo sendo a maior campanha da história humana, este feito tem sido muito pouco noticiado, o que evidencia o etnocentrismo prevalente no Ocidente. E isso ocorreu num contexto de predomínio global da agenda neoliberal e crescente exclusão social. Tal cenário tornou a China responsável pela eliminação de 70% da pobreza mundial. Artigo de Isis Paris Maia.

 

EUROPA

 

Walter Sorrentino: Força da extrema-direita na Europa revela divisão das classes dominantes (link)

Em seu comentário semanal sobre geopolítica, Walter Sorrentino, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, traça um panorama do desempenho da extrema-direita na Europa.

 

Militares franceses de extrema-direita falam em “guerra civil” (link)

Foto: © REUTERS / PHILIPPE WOJAZER

Em uma carta aberta, porém anônima, supostos oficiais franceses na ativa expressaram apoio aos apelos feitos no final de abril por generais aposentados e outros oficiais superiores advertindo sobre o perigo de “desintegração da França”.

 

SOLIDARIEDADE E LUTA PELA PAZ

 

Conselho Mundial da Paz rende tributo a Pashupati Chaulagain do Nepal, vítima da Covid-19 (link)

O Conselho Mundial da Paz (CMP), entidade internacional de que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) é membro, emitiu neste sábado (15) uma nota de pesar e tributo ao camarada Pashupati Chaulagain, um dos fundadores da entidade coordenadora da Região Ásia-Pacífico no CMP, o Conselho da Paz e Solidariedade do Nepal (NPSC). Pashupati faleceu em 11 de maio, aos 61 anos, em mais uma inestimável perda para o movimento da paz, vítima da Covid-19.

 

Leia também: