Venezuela: Comunicado da Força Armada Nacional Bolivariana
A Força Armada Nacional Bolivariana informa ao povo da Venezuela que no início da manhã de 21 de janeiro de 2019, aproximadamente às 02:50, um grupo reduzido de assaltantes vinculados ao comando da área número 43 da Guarda Nacional Bolivariana, traindo seu juramento de fidelidade à pátria e suas instituições, renderam o cap. Gerson Soto Martínez, comandante do posto de coordenação policial de Macarao, de onde se deslocaram em dois (02) veículos militares; irrompendo contra a sede do Destacamento de Segurança Urbana localizado em Petare, municipalidade de Sucre, subtraindo um lote de armas de guerra e sequestrando, sob ameaça de morte, dois (02) oficiais e dois (02) Guardas Nacionais do referido destacamento.
Os criminosos foram rendidos e capturados na sede da unidade especial de segurança Waraira Repano, em Cotiza, município libertador, também ligado à Guarda Nacional Bolivariana; para onde se haviam dirigido, encontrando firme resistência por parte dos oficiais e das tropas profissionais ali acantonadas. Deve ser destacado que, durante a detenção, recuperou-se o armamento roubado e agora estão sendo recolhidas informações do interesse das organizações de inteligência e do sistema de justiça militar. A estes fatos se aplicará todo o peso da lei.
A Força Armada Nacional Bolivariana rejeita categoricamente este tipo de ato, que com toda segurança é motivado por interesses escusos da extrema-direita e são contrários às regras mais elementares de disciplina militar, honra e das tradições de nossa instituição. Neste sentido, ratifica, ante a coletividade, que todas as suas unidades operacionais, dependências administrativas e institutos educacionais, funcionam em normalidade completa e absoluta. Nós também ratificamos nosso irrestrito apoio à Constituição e as leis da República.
“Chávez vive … A pátria segue”
“Independência e pátria socialista … Viveremos e venceremos”
Vladímir Padrino López
General em Chefe
Ministro do Poder Popular Para a Defesa
Tradução da Redação do i21