PCdoB divulga comunicado internacional sobre a morte de Maria Prestes
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou, neste sábado (5), a mais de 200 partidos, organizações e articulações comunistas e progressistas de todo o mundo, um comunicado internacional informando sobre o falecimento da camarada Maria Prestes. O texto foi enviado com versões em português, inglês e espanhol. Leia, abaixo.
Estimados camaradas,
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Prestes, nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, aos 92 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Militante revolucionária desde a juventude, Maria Prestes era a viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes, o legendário “cavaleiro da esperança”, com quem viveu durante cerca de 4 décadas.
Sua frutífera vida foi dedicada ao socialismo, a preservação e divulgação do legado de Prestes e a cuidar, com carinho e desvelo, de sua família.
Maria Prestes deixa nove filhos, 25 netos e 25 bisnetos, entre eles a sua neta, a camarada Ana Maria Prestes, dirigente nacional do PCdoB.
O PCdoB inclina suas bandeiras vermelhas em tributo a esta comunista, mulher e ser humano notável que foi Maria Prestes, cuja maior homenagem será a continuidade da luta por um Brasil soberano, democrático e socialista.
Secretaria de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB
Brasília, 5 de fevereiro de 2022