Deputado propõe lei para tornar o Texas uma nação independente
Se o projeto de lei for aprovado, o Estado da Estrela Solitária realizará um referendo sobre a possibilidade de “afirmar seu status de nação independente”. Apesar das chances praticamente nulas da iniciativa prosperar, esta e outras propostas semelhantes revelam que crescem as contradições internas.
O republicano do Texas, Bryan Slaton, apresentou um projeto de lei para a realização de um referendo visando “investigar a possibilidade” de independência do estado do Texas dos EUA. Caso a proposta seja aprovada, será marcada uma votação popular sobre o tema.
O projeto de lei, que o deputado estadual Slaton postou no Twitter nesta segunda-feira (6), é oficialmente intitulado “Texas Independence Referendum Act” – ou “Texit” para abreviar. Se for aprovado, o referendo sobre se o Texas “deve afirmar seu status de nação independente” será agendado para 7 de novembro de 2023.
De acordo com a constituição do Texas, “todo o poder político reside no povo”, escreveu Slaton. “Depois de décadas de abuso contínuo de nossos direitos e liberdades pelo governo federal, é hora de deixar que o povo do Texas faça suas vozes serem ouvidas”, disse ele.
O deputado apresentou um projeto de lei semelhante em 2021 junto com os colegas republicanos Kyle Biedermann e Jeff Cason, que advertiram na época que o projeto de lei não era para a secessão, mas pretendia iniciar um “ diálogo” sobre a ideia. No entanto, essa primeira proposta “não foi ouvida e morreu”, lembrou Slaton.
O Movimento Nacionalista do Texas deu as boas-vindas à notícia no Twitter, chamando Slaton de “nosso amigo” e instando os texanos a entrar em contato com seus representantes para apoiar o projeto de lei.
Em outro post, o movimento prometeu que o chamado Texit poderia “abrir possibilidades com as quais nunca sonhamos”.
Nem todos os republicanos concordam com a ideia, no entanto. O colega deputado estadual Jeff Leach criticou o projeto de lei de Slaton. “Este projeto de lei ridículo é a própria definição de traição hipócrita e sediciosa e já está morto”, tuitou.
O projeto de lei vem depois que a proeminente republicana da Geórgia, Marjorie Taylor Greene, pediu “divórcio nacional” em fevereiro, dizendo que os EUA “precisam se separar por estados vermelhos [republicanos] e estados azuis [democratas]”.
O aprofundamento da divisão nacional foi confirmado pelo pesquisador Jeremy Zogby, que disse ao jornal conservador Washington Examiner no mês passado que a ideia de uma separação estava recebendo “apoio impressionante … em todos os dados demográficos”.
O Texas não é o único estado americano em que certos grupos lutam pela independência. Alasca, Califórnia, Havaí, New Hampshire e Vermont, entre outros, têm seus próprios movimentos de secessão, isso para não falar de Porto Rico, país que os EUA invadiu e trata como uma colônia.
Fonte: RT