Boletim i21 / 01 a 10 de novembro – 2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
INTERNACIONALISMO
Partidos Comunistas aprovam declaração de solidariedade com Cuba: ¡No pasarán! (link)
O Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), instância que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) integra, reunido nos dias 5 e 6 de novembro por teleconferência, aprovou uma declaração de solidariedade a Cuba e a seu povo diante da anunciada manifestação contrarrevolucionária programada para 15 de novembro.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.
Cebrapaz: Reforçar a solidariedade a Cuba diante das provocações do imperialismo (link)
Em nota divulgada no dia 6/11, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) conclama os internacionalistas e todos os defensores da paz e da autodeterminação dos povos a se engajarem em ações de solidariedade a Cuba, diante das provocações contrarrevolucionárias previstas para 15 de novembro.
PCdoB solidário a Cuba socialista (link)
Os Partidos do Foro de São Paulo enviaram a Cuba vídeos com até um minuto de duração expressando sua solidariedade diante das provocações programadas para 15 de novembro. Assista o vídeo do PCdoB, com o Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino.
PCdoB saúda a FSLN: “Seguimos unidos na defesa da emancipação dos povos latino-americanos” (link)
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), enviou nesta quarta-feira (10) uma saudação à Frente Sandinista de Libertação Nacional pela expressiva vitória nas eleições presidenciais do último domingo.
Mídia chinesa repercute declaração de Luciana Santos sobre o PCCh (link)
A Agência chinesa de Notícias Xinhua, divulgou, no dia 7/11, entrevista onde a presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, comenta a realização da sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China e o papel do PCCh no desenvolvimento chinês.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Nicarágua: Ortega é reeleito com grande participação popular (link)
O índice de comparecimento às urnas foi de 65,34% dos eleitores cadastrados, revelando que o boicote promovido por setores da direita ligados ao imperialismo fracassou rotundamente.
Chile: Câmara abre processo de impeachment de Piñera (link)
A Câmara dos Deputados do Chile aprovou no dia 09/11 a abertura de uma acusação constitucional – equivalente a um pedido de impeachment – contra o presidente neoliberal Sebastián Piñera. O pedido teve 78 votos favoráveis (o mínimo necessário) e 67 contrários. Houve, ainda, três abstenções. Com isso, Piñera não pode sair do país.
Nicarágua e os duplos padrões do governo ianque (link)
Os rigorosos comentaristas do processo político na Nicarágua não pouparam críticas para desqualificar o processo eleitoral do dia 7/11. Artigo de Atilio Boron.
GEOPOLÍTICA
União Europeia faz soar os tambores de guerra (link)
Os arautos do euro-atlantismo encontram-se numa “azáfama”. Ambições militaristas, uma vez mais proclamadas, e os interesses em jogo, são o que a motivam. Artigo de Pedro Guerreiro.
AUKUS eleva risco de proliferação nuclear no Pacífico, diz órgão regional (link)
O acordo trilateral de segurança e defesa que permite à Austrália aumentar sua capacidade militar adquirindo submarinos com propulsão nuclear é “altamente problemático” e “aumenta os riscos de proliferação nuclear” na região do Pacífico, alertou o Pacific Network on Globalization, um órgão de vigilância regional que promove o direito dos povos do Pacífico.
Negociações na COP26 chegam a um impasse: quem pagará pelas sequelas das mudanças climáticas? (link)
Num momento em que a comunidade mundial debate como evitar o superaquecimento do planeta, um dos entraves nas negociações da conferência do clima COP26, em Glasgow, Escócia, é definir quem pagará pelas sequelas das mudanças climáticas. Matéria de Ajit Niranjan.
ÁSIA
O que é a “Sociedade Moderadamente Próspera”, que os chineses alcançaram em 2021 (link)
“Xiaokang”, que significa prosperidade moderada, é um conceito concebido na China há milênios para designar uma vida “com estabilidade e conforto”. Uma “sociedade xiaokang”, esse belo ideal descrito pelos antigos pensadores chineses, representa o anseio do povo chinês por uma vida melhor. Artigo de Tian Min.
As “três grandes transições” na economia chinesa (link)
Interessante sinal dos tempos. Quem abre o caderno de economia de algum jornal ocidental, por algum momento, terá a impressão de que a economia chinesa está à beira de um colapso. Isso porque as previsões de crescimento do PIB chinês, segundo a Goldman Sachs, caíram dos iniciais 8,2% para 7,8%. O detalhe é que nenhuma economia capitalista do mundo desenvolvido crescerá acima de 5,7%. Artigo de Elias Jabbour.
EUROPA
Eleições legislativas antecipadas em Portugal são marcadas para 30 de janeiro de 2022 (link)
Eleição em 30 de janeiro mostra que o Presidente não tinha tanta pressa quando havia alardeado.
Negacionismo e falta de vacinas complicam cenário sanitário na Europa (link)
Vários países da União Europeia (UE) estão passando por um cenário adverso de saúde devido à escassez de vacinas para conter a pandemia de Covid-19, mas também devido à relutância de alguns em serem imunizados.
ORIENTE MÉDIO
Balfour: 104 anos do início da tragédia palestina (link)
Dia 2 de novembro marca a data de um acontecimento que está diretamente ligado à raiz do conflito na Palestina e do sofrimento, da desterritorialização e do apartheid vivido pelo seu povo. Artigo de Sayid Marcos Tenório.