Boletim i21 / 11 a 20 de novembro – 2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Dois modelos antagônicos vão disputar a presidência no Chile – PC sai fortalecido (link)
Dois candidatos com programas de governo diametralmente opostos, José Antonio Kast e Gabriel Boric, venceram o primeiro turno das eleições presidenciais no Chile e irão às urnas em 19 de dezembro. O Partido Comunista volta ao Senado com dois integrantes depois de 48 anos e aumenta a bancada na Câmara Baixa (correspondente à Câmara de Deputados no Brasil) passando de 09 para 12 deputados.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.
Eleições regionais na Venezuela: PSUV e Grande Polo Patriótico obtêm vitória esmagadora (link)
Com 90,21% dos votos apurados, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou 20 dos 23 governadores do país, além da Prefeitura de Caracas, uma das mais importantes do país.
Argentina: Apesar de derrota eleitoral, peronismo diminui margem com direita macrista (link)
O resultado da eleição legislativa da Argentina representou um cenário melhor que o esperado para a coalizão governista, a Frente de Todos (FdT). Com um melhor desempenho nas urnas, a FdT assegurou a primeira minoria na Câmara dos Deputados e conseguiu manter a presidência de Sergio Massa, ameaçada pelo Juntos pela Mudança (JxC). Matéria de Fernanda Paixão.
Novo golpe na Bolívia? Entenda contexto após uma semana de protestos opositores (link)
O presidente da Bolívia, Luis Arce revogou a lei nº 1386 sobre ganhos ilícitos e financiamento do terrorismo após uma semana de protestos e paralisação de opositores. Os atos começaram no dia 8/11, quando o chefe de Estado boliviano completou um ano de gestão. Matéria de Michele de Mello.
PCdoB saúda o PSUV e o Grande Polo Patriótico pela vitória nas eleições de domingo (link)
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou uma nota de saudação dirigida ao Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSVU) e a seus aliados do Grande Polo Patriótico, pela significativa vitória alcançada nas eleições regionais do dia 21/11. A nota é assinada pelo vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino. Leia a íntegra.
Para cada Cuba real, existem várias no ciberespaço (link)
Os alunos comemoram seu dia internacional nas salas de aula presencialmente, a nação retoma os espaços culturais e socioeconômicos, a 31ª Caravana de Pastores pela Paz, dos Estados Unidos, se reuniu com a sociedade civil e quase 20 mil veranistas chegaram à ilha. No entanto, para alguns sites que promovem a mudança de regime, Cuba está um caos, com militarização nas ruas e repressão em todas as esquinas após uma mobilização geral que, segundo operadores políticos em Washington, ainda mantém o território paralisado. Artigo de Isaura Diez Millán.
GEOPOLÍTICA
Cerca de 200 países fecham acordo global sobre o clima na COP26 (link)
Quase 200 países firmaram acordo com o objetivo de diminuir aquecimento global, conclamando governos a retornarem no próximo ano com planos mais fortes para reduzir emissões que afetam o planeta. Durante a conferência, nações em desenvolvimento argumentaram que os países ricos, cujas emissões históricas são, em grande parte, responsáveis pelo aquecimento do planeta, devem pagar mais para ajudá-los a se adaptar às consequências, bem como reduzir suas emissões de carbono.
Em 1ª reunião virtual, Xi Jinping e Biden ressaltam importância de “relações estáveis” (link)
No dia 15/11 os presidentes de China e EUA, Xi Jinping e Joe Biden, realizaram uma reunião virtual, onde ressaltaram a necessidade de manter as relações entre as duas potências estáveis.
Lula no parlamento europeu: “Acreditamos em um mundo unido em torno de valores como solidariedade, cooperação, humanismo e justiça social” (link)
No dia 15/11 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco socialdemocrata no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O evento, intitulado “Juntos durante a crise para uma nova agenda progressista”, reuniu líderes da Europa e da América Latina para discutir maneiras de o mundo sair mais forte da pandemia a partir de uma agenda progressista. Lula fez a palestra principal do evento, ao final da qual foi aplaudido de pé. Leia a íntegra do discurso.
Putin: Bielorrússia não “inventou” as crises migratórias na UE, suas causas foram criadas pelo Ocidente (link)
“Ouvimos o tempo todo que as questões de natureza humanitária devem estar em primeiro lugar. Mas agora, quando na fronteira entre Bielorrússia e a Polônia os guardas fronteiriços e efetivos das Forças Armadas polonesas espancam estes potenciais migrantes, disparam por cima de suas cabeças, ativam sirenes e luz à noite nos locais de seu acampamento, onde estão crianças e mulheres em meses finais de gravidez, tudo isso não se encaixa nas ideias humanistas que supostamente são a base de toda a política dos nossos vizinhos ocidentais”, disse o presidente russo.
“Não somos uma colônia”: Nicarágua anuncia saída da Organização dos Estados Americanos (link)
O Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, anunciou, no dia 19/11, a saída do país centro-americano da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Bielorrússia, refugiados e a hipocrisia sem limites (link)
Vagas de refugiados é coisa que não falta. No Mediterrâneo, nas fronteiras EUA/México, Turquia/Grécia e até França/Inglaterra. Milhões de refugiados nem chegam aos centros imperiais-midiáticos. Ficam nos países vizinhos das tragédias humanitárias causadas pelas guerras EUA/OTAN/UE, como sejam o Irã, Líbano, Turquia ou Paquistão. Mas quem ouvir a comunicação social pensará que se passa algo diferente na fronteira Polônia/Bielorrússia. Artigo de Jorge Cadima.
Tragicomédia – USAID e a liberdade de expressão (link)
A administradora da agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, anunciou, em Washington, a criação de um fundo global alegadamente destinado à defesa de jornalistas alvo de ações judiciais movidas por “governantes autocratas ou oligarcas”. Artigo de Anabela Fino.
ÁSIA
Evento internacional divulga resoluções da 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do PCCh (link)
O Departamento Internacional do PCCh promoveu, no dia 19/11, uma reunião internacional, que mesclou a forma presencial e por teleconferência, para divulgar os resultados da última reunião do Comitê Central, no evento intitulado “Resumo temático da 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central”.
Após um ano de luta dos agricultores, governo indiano é forçado a retirar leis agrícolas (link)
Após lutarem por mais de um ano, agricultores na Índia finalmente conseguiram vencer as três leis agrícolas promulgadas ano passado pelo partido direitista Bharatiya Janata, também conhecido pela sigla BJP. O primeiro-ministro Narendra Modi anunciou no dia 19/11, que as três leis serão revogadas e todos os processos legais relacionados à questão serão completados durante a próxima sessão do parlamento. Mais de 750 trabalhadores morreram durante os protestos.
Resoluções da 6ª sessão plenária do 19º CC do PCCh: guia seguro para tornar vitoriosos os esforços do povo chinês (link)
Realizou-se entre os dias 8 e 11 de novembro em Pequim um acontecimento político magno na República Popular da China no ano do centenário do Partido Comunista da China (PCCh): a 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh). Artigo de José Reinaldo Carvalho.
EUROPA
Alemanha limitará vida pública dos não vacinados contra covid-19 (link)
A Alemanha divulgou no dia 18/11 que limitará o acesso a grande parte da vida pública – em áreas onde hospitais estão ficando perigosamente cheios de pacientes de covid-19 – àqueles que estão vacinados ou se recuperaram da doença.
SOLIDARIEDADE
Contra as investidas desestabilizadoras e o bloqueio, Cuba vencerá! (link)
Os povos e forças amantes da paz, da liberdade, da democracia e da emancipação social e nacional em todo o mundo rechaçam veementemente a continuidade do cruel e ilegítimo bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba Revolucionária. Artigo de Socorro Gomes.