Boletim i21

Boletim i21 / 21 a 30 de novembro – 2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

GEOPOLÍTICA

 

China denuncia “2 pesos e 2 medidas” do Ocidente quanto ao AUKUS e acordo nuclear com Irã (link)

Foto: © Foto / Pixabay / glaborde7

Por que os EUA e o Reino Unido dizem que o Irã não pode produzir urânio enriquecido acima dos 3,7%, enquanto, por outro lado, estão transferindo aberta e diretamente à Austrália toneladas de material altamente enriquecido a 90% de armas nucleares? Este é um caso clássico de dois pesos e duas medidas“, aponta Wang Qun, representante chinês na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

 

Assine o Boletim i21

A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.

 

Ômicron: por que a OMS a designou como uma variante de preocupação (link)

Muitos voos de e para a África do Sul foram cancelados após o anúncio de um surto de ômicron no país

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a linhagem B.1.1.529 de Sars-CoV-2, que se pensa ter surgido na África Austral, será designada como uma variante de preocupação (VoC) denominada Ômicron. Esta decisão já precipitou uma ampla mudança nas prioridades na gestão de pandemia em escala global. Artigo de Ed Feil.

 

Barbados se torna mais nova república afastando rainha Elizabeth II como chefe de Estado (link)

Foto: © REUTERS / POOL

A ilha caribenha de Barbados – uma antiga colônia do Reino Unido – foi declarada uma república, afastando a rainha Elizabeth II como chefe de Estado e rompendo com a sua história colonial.

 

Carbon Free (link)

Este interessante artigo, de Manuel Gouveia, publicado no dia 25/11 no Avante!, órgão central do Partido Comunista Português (PCP), mostra, de forma leve e irônica, como a questão do meio-ambiente, vital para a sobrevivência da humanidade, pode ser manipulada em favor de outros interesses. O autor comenta uma manifestação que exigiu o fechamento da refinaria de Sines. A última do país.

 

74 anos da divisão da Palestina pela ONU, sem qualquer consulta ao seu povo! (link)

A chave, guardada ao longo de décadas por incontáveis refugiados, como símbolo da esperança imortal no retorno

No dia 29 de novembro de 1947 – após quase 20 anos de arbitrária ocupação militar da Palestina pela Inglaterra – as Nações Unidas aprovaram, através da Resolução nº 181, sem qualquer consulta à população árabe-palestina, a sua divisão em duas partes: 53% para a população judaica – que era apenas 30% da população e na sua imensa maioria emigrados recém chegados da Europa, dentro do processo sionista de ocupar a Palestina, visando a criação do Estado de Israel – e 47% para os palestinos – que eram 70% da população e os seus donos originários – para formarem um Estado Palestino. Por Raul Carrion.

 

Manifesto condena classificação do Hamas como organização terrorista (link)

A ministra do Interior do Reino Unido Priti Patel anunciou, em 19 de novembro, que o governo incluirá na sua lista de “organizações terroristas” o partido palestino Hamas – Movimento de Resistência Islâmica. A União Europeia (UE) também inclui o Hamas na sua lista, onde estão ainda a Frente Popular pela Libertação da Palestina, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e outras entidades. O governo palestino afirma que classificar o Hamas de entidade terrorista é mais uma concessão a Israel, e já circula um manifesto contra a medida com adesões abertas.

 

AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

Xiomara Castro próxima da vitória em Honduras (link)

A candidata presidencial do Partido Libertad y Refundación (Libre), Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, continua liderando os resultados preliminares das eleições gerais realizadas no dia 28/11m superando Nasry Asfura, do Partido Nacional de Honduras, que chegaria ao fim de três mandatos consecutivos no poder.

 

Marcha pela Pátria chega a La Paz para expressar apoio ao governo de Luis Arce (link)

“Voltamos e somos milhões”, afirmam movimentos indígenas durante manifestação em defesa do governo do MAS-IPSP – ABI

Cerca de 1 milhão de bolivianos caminharam 188 km até a capital e dizem “não haverá golpe”. Matéria de Michele de Mello.

 

Honduras: Xiomara Castro inaugura uma nova era (link)

Foto: AFP

A vitória da candidata do Libre tem um significado que ultrapassa em muito a esfera centro-americana e se projeta em escala continental. Sua façanha foi a premiação por doze duros anos de militância em que ela e seu marido, o ex-presidente deposto Manuel “Mel” Zelaya, trabalharam incansavelmente para construir uma alternativa aos fantoches que Washington conseguiu impor a Honduras após a remoção de Zelaya, em 28 de junho de 2009. Artigo de Atilio Boron.

 

EUROPA

 

Os planos da nova coalizão de governo da Alemanha (link)

Alemanha terá governo inédito entre social-democratas, ambientalistas e liberais / Foto: Tobias Schwarz – AFP

Líderes dos partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Liberal Democrático (FDP) anunciaram no dia 24/11 que chegaram a um acordo para formar uma nova coalizão de governo na Alemanha, que vai suceder a administração da chanceler federal Angela Merkel, que deixa o poder após 16 anos. O social-democrata Olaf Scholz será o próximo chanceler. Conheça os principais pontos do acordo nas áreas de saúde, habitação, política, imigração, sociedade, família, economia, defesa e meio-ambiente.

 

Leia também: