Boletim i21

Boletim i21 / Outubro – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

INTERNACIONALISMO

 

Especial China – 70 anos da Revolução (link)

Doze textos sobre os 70 anos da Revolução Chinesa em seus diversos aspectos.

 

PCdoB solidário ao Equador: “Exigimos o fim da repressão e resposta satisfatória às justas demandas da população insurreta” (link)

A Comissão de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou no dia 11/10 uma nota de solidariedade ao povo equatoriano, que luta dignamente por seus direitos.

 

Walter Sorrentino: A luta dos chilenos é a nossa luta (link)

Expressamos a mais irrestrita solidariedade ao povo chileno em sua justa luta contra as políticas ultra-neoliberais do governo Sebastián Piñera, que vem ampliando a privatização de serviços públicos – como transportes, educação e saúde – e aprofundando a sua precarização, tornando-os cada vez mais onerosos e inacessíveis à maioria do povo chileno. Por Walter Sorrentino.

 

21º EIPCO: Fortalecer ação comum em oposição à exploração capitalista (link)

O 21º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizou-se entre 18 e 21 de outubro em Izmir, Turquia. O Partido Comunista do Brasil, que faz parte do Grupo de Trabalho do EIPCO, foi representado por Ana Maria Prestes, membro da Comissão Política do Comitê Central do PCdoB: “Em Izmir se reuniram as forças revolucionárias de todo o mundo para celebrar o centenário da internacional comunista e partilhar as iniciativas em curso em cada país para barrar o fascismo e o neoliberalismo“, declarou a dirigente comunista.

 

O Partido do Trabalho da Coreia – 74 anos (link)

Comemora-se em 10 de outubro o 74º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia. Naquele ano de 1945, em 8 de agosto, a 2ª guerra ainda prosseguia, o Japão seguia ocupando diversos países, entre eles a Coreia, e o Exército Revolucionário Popular da Coreia, sob a direção de Kim Il Sung, às vésperas da ofensiva da URSS contra o Japão, iniciou uma grande ofensiva contra os japoneses, criando Comitês Populares em toda parte. Com a rendição do Japão, o poder foi para as mãos dos Comitês Populares e foi instalado, em Seul, sob um governo provisório, a República Popular da Coreia. Por Walter Sorrentino.

 

GEOPOLÍTICA

 

OCDE: Trump disse não

O burburinho internacional ontem no Brasil foi o não apoio dos EUA ao Brasil para sua entrada na OCDE. Os jornalistas da Bloomberg foram os primeiros a fazerem uma matéria em que afirmaram ter tido acesso à carta oficial enviada pelo secretário de Estado Mike Pompeo no último mês de agosto ao comando da OCDE em que os EUA apoiam a entra de Argentina e Romênia. Quem acompanha o tema mais de perto não se surpreendeu muito. Eu mesma, aqui nestas notas, já havia informado a prioridade do apoio dos EUA à Argentina entre os países latino-americanos que tentam entrar na OCDE. O fato de o governo Trump se posicionar assim agora não significa que não apoie o Brasil, mas que está seguindo um rito da própria OCDE e que há uma “fila para os apoios” e a Argentina chegou primeiro. Alguns analistas, como Oliver Stuenkel, da FGV, pensam que a atitude também pode ser uma forma de pressionar o Brasil a não permitir a entrada da Huawei no mercado brasileiro do 5G. A OCDE congrega hoje 36 países ricos e em desenvolvimento. Ana Prestes em Notas Internacionais.

 

Turquia inicia ofensiva na Síria

O presidente turco, Recep Erdogan, deu ordem, no dia 9/10, para o início de uma ofensiva militar do lado sírio da fronteira com a Turquia, região ocupada pela população curda. Nas primeiras 48 de combates, 16 pessoas morreram e 33 ficaram feridas, segundo a imprensa. Há um potencial significativo de crise humanitária na região. Erdogan iguala os curdos aos membros do Estado Islâmico, como terroristas todos. Os curdos constituem hoje a maior população sem Estado do mundo e vivem espalhados em uma região que abrange partes da Síria, do Irã, do Iraque, da Turquia e da Armênia. Eles foram fundamentais para combater o Estado Islâmico na Síria, inclusive fazendo cobertura do exército norte-americano, que agora os abandonou à própria sorte contra a ira de Erdogan. Ana Prestes em Notas Internacionais.

 

Visita de Bolsonaro à China rende poucos resultados concretos (link)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) encerrou sua visita oficial à China com poucos resultados concretos e nenhum grande negócio. Matéria do jornal Folha de S. Paulo.

 

Papa Francisco mira Bolsonaro em missa de encerramento do Sínodo da Amazônia: “Quanta superioridade presumida” (link)

Na missa de encerramento do Sínodo da Amazônia, no dia 27/10 no Vaticano, Papa Francisco mirou seu sermão na política predatória de Jair Bolsonaro na região.

 

AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

Um outubro histórico para a América Latina (link)

A vitória da chapa Alberto Fernández-Cristina Kirchner no primeiro turno na Argentina, as revoltas no Equador e no Chile, as eleições bolivianas, uruguaias e colombianas, fizeram de outubro de 2019 um mês que ficará marcado na história da América Latina. Artigo de Wevergton Brito Lima

 

Haroldo Lima: Sinais de mudanças na “Latino América” (link)

Novos horizontes vão aparecendo na América Latina, ou Latino América, como dizem nossos vizinhos que falam castelhano. Artigo Haroldo Lima

 

 Rebelião no Equador contra pacote neoliberal – Governo reprime manifestantes (link)

Foto: REUTERS-Ivan Castaneira

Em reação a um “pacotaço” anunciado pelo presidente do Equador, Lenín Moreno, a população promoveu paralisações e saiu às ruas de todo o país. As manifestações começaram no dia 4 de outubro.

 

Equador: Apesar da repressão protestos avançam, governo abandona Quito (link)

Nem mesmo a forte repressão conseguiu diminuir o ímpeto dos manifestantes que tomaram as ruas de Quito em protesto contra as medidas do “pacotaço” anunciado por Lenín Moreno. Dados do próprio governo dão conta de que já são quase 500 pessoas presas. Na noite do dia 7 de outubro, diante da dimensão dos protestos, Lenín mudou a sede do governo para Guayaquil, distante 421 quilômetros da capital do país.

 

A crise equatoriana em 12 pontos (link)

Foto: Reuters

Artigo de Tiago Soares Nogara lista 12 pontos para se entender a revolta no Equador.

 

Evo agradece aos eleitores pelo triunfo e denuncia tentativa de golpe (link)

“Peço às organizações internacionais que defendam a democracia”, disse o presidente boliviano.

 

Derrotada, direita aposta no caos na Bolívia (link)

“Carlos Mesa, o oportunista que se converteu no representante da oligarquia racista local e dos interesses do império ianque, já conclama os seus seguidores a sabotarem a democracia.” Artigo de Altamiro Borges.

 

Ventos do Tsunami popular no Chile fazem girar o moinho (link)

No dia 25/10 uma gigantesca manifestação popular tomou as ruas de diversas cidades do Chile. Em Santigo, fala-se em dois milhões de manifestantes. Mesmo as estimativas sempre modestas da polícia apontam para 820 mil manifestantes apenas na Plaza Baquedano, região central da Capital. Artigo de Wevergton Brito Lima.

 

Chile em chamas: a fatura de três décadas de neoliberalismo (link)

Chegou a hora de cobrar a conta do neoliberalismo num país onde até a água foi privatizada pela ditadura militar. Artigo de Mariana Serafini.

 

PC do Chile e aliados apresentam propostas para atender demanda social (link)

A Unidade para a Mudança (Unidad para el Cambio), coalização que reúne o Partido Comunista do Chile, Partido Federação Regionalista Verde Social e o Partido Progressista do Chile, emitiu no dia 22/10 uma “Declaração Pública da Unidade Para a Mudança com propostas mínimas comuns para uma saída razoável da crise”.

 

PC do Uruguai: Construir, com a Frente Ampla, uma nova vitória popular (link)

O Comitê Executivo do Partido Comunista do Uruguai divulgou, no dia 29/10 uma declaração sobre o resultado da eleição do dia 27/10 que definiu a realização de um segundo turno entre Daniel Martinez (Frente Ampla) e Luis Lacalle (Partido Nacional), representante da direita neoliberal.

 

ÁSIA

 

A Coreia Popular e a questão securitária na Península coreana (link)

A Península Coreana é, certamente, uma das regiões mais relevantes em termos securitários para as relações internacionais contemporâneas. Os picos intermitentes de tensão envolvem não apenas as duas Coreias – em um conflito que persiste, após atravessar praticamente toda a Guerra Fria, mas também importantes países fronteiriços (China e Rússia), outra grande potência regional (Japão) e a presença da superpotência global (Estados Unidos). Artigo de Diego Pautasso e Tiago Soares Nogara.

 

EUROPA

 

Eleição em Portugal, a vitória do PS e o seu real significado (link)

O resultado geral das eleições portuguesas traz algumas boas notícias, mas nenhuma delas autoriza a dizer que Portugal tem um governo “de esquerda” ou, menos ainda, “socialista”. Artigo de Wevergton Brito Lima.

 

PCE propõe acordo que permita a normalização política na Catalunha (link)

O Partido Comunista da Espanha (PCE) divulgou, no dia 19/10, um texto onde condena a postura da direita espanhola e catalã de tentar resolver pela judicialização e pela repressão a questão do status da Catalunha, tendo em vista apenas seus interesses eleitorais, e apela “a sindicatos e grupos sociais” que liderem o processo tendo em vista “a saída negociada da situação”.

 

Brexit tem novo prazo

No dia 28/10 o Brexit foi adiado mais uma vez. União Europeia topou. Novo deadline: 31 de janeiro de 2020. Ana Prestes em Notas Internacionais.

 

ORIENTE MÉDIO

 

Alzeben: Se EUA e Israel esperam rendição, melhor que esperem sentados (link)

Entrevista com o Embaixador palestino, Ibrahim Alzeben, sobre diversos temas ligados a causa palestina, inclusive a relação com o governo de Jair Bolsonaro.

 

Netanyahu renuncia após fracassos em eleições legislativas (link)

Após mais de 10 anos como primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu renunciou ao posto, no dia 21/10, após duas tentativas fracassadas de formar um novo governo.

 

LUTA PELA PAZ

 

Conselho Mundial da Paz repudia invasão da Síria pela Turquia (link)

O Conselho Mundial da Paz (CMP), organização internacional da qual o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) é membro, emitiu uma contundente nota de repúdio à nova invasão do território sírio pelo exército turco, instando à mobilização em solidariedade ao povo sírio na defesa da sua soberania.

 

Conselho Mundial da Paz participa da Cúpula do Movimento de Não-Alinhados (link)

Decorreu em 25 e 26/10 em Baku, Azerbaijão, a 18ª Cúpula dos Chefes de Estado e Governo dos Países do Movimento de Não-Alinhados, marcando a transferência da Presidência do movimento da Venezuela à República do Azerbaijão. O Conselho Mundial da Paz (CMP) participou, como de costume, já que a entidade é organização observadora do MNA. A delegação do CMP foi liderada pela presidenta Socorro Gomes e composta ainda pelo coordenador da Região Oriente Médio do CMP e presidente da organização-membro palestina, Akel Taqaz, e pelo presidente da organização-membro indiana, Palab Sengupta.

 

 

Leia também: