Luta dos povos

A Batalha da China contra o coronavírus IV – O Hospital Huoshenshan

Quarta parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria. O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus

Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho”

Parte III – A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante!

Neste link o livro em PDF. Boa leitura.

 

Bem-vindos ao Lar

Um viajante de Hubei chega ao Aeroporto Internacional Tianhe, em Wuhan, procedente de Bangkok / Foto de Cui Meng, Global Times

Wuhan, 31 de janeiro de 2020 – Hoje à noite, os viajantes de Hubei que lutavam para voltar para casa chegaram em segurança ao Aeroporto Internacional Wuhan Tianhe, procedentes de Bangkok, Tailândia. O aeroporto foi decorado com cartazes emocionantes, com mensagens como “Bem-vindos ao Lar” e “Wuhan, permaneça forte”.

Por causa do surto de coronavírus, os viajantes da Província de Hubei, particularmente sua capital, a cidade de Wuhan, foram confinados. O governo chinês enviou voos fretados para trazê-los de volta a Wuhan. Neste momento crítico, a atitude deu ao povo chinês uma sensação de segurança: o país sempre os apoia onde quer que estejam. O povo certamente vencerá a epidemia.

(traduzido de artigos em ccdi.gov.cn)

 

Toda a China, 1 de fevereiro de 2020

– O primeiro-ministro Li Keqiang inspecionou a Plataforma Nacional para Fornecimento e Alocação de Suprimentos Médicos Importantes para Prevenção e Controle de Epidemia. Ele enfatizou que um abastecimento seguro de suprimentos médicos importantes foi um pré-requisito para conter o vírus.

– Segundo estatísticas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, em 1º de fevereiro, Hubei recebeu 117 mil das 136 mil roupas de proteção, 131 mil das 134 mil máscaras N95 e 110 mil dos 188 mil óculos e proteções faciais enviados por empresas. Além disso, a produção diária de roupas (macacões) de proteção chegou a 20 mil em 1º de fevereiro, mais do que o dobro do número do dia 28 de janeiro, que era de 8 mil.

 

A produção de máscaras acelera

Uma fábrica de máscaras médicas trabalha em turnos 24 por 7, na cidade de Zhangzhou, província de Fujian

Toda a China, 1 de fevereiro de 2020 – No dia 24 de janeiro de 2020, dezoito hospitais em Wuhan publicaram seus pedidos através da conta do Hubei Daily no Wechat. Eles estavam buscando apoio do público para diminuir o tempo dos processos de aprovisionamento de suprimentos: “Precisamos urgentemente de óculos, máscaras N95, roupas de proteção e proteções faciais.”

A produção anual de máscaras médicas na China representa 50% do total mundial, com uma produção diária máxima de 20 milhões de unidades. Destas, a produção diária de máscaras cirúrgicas é de 2,2 milhões de unidades e as máscaras N95, de 0,6 milhão de unidades, uma proporção muito pequena do total geral. Além disso, foi difícil trazer os trabalhadores de volta ao trabalho durante o feriado do Ano-Novo Chinês. Então, naturalmente, durante o surto de COVID-19, a produção e entrega de máscaras foram menores do que o normal. Na cidade de Zhangzhou, província de Fujian, muitos produtores de máscaras estão acelerando a produção para garantir suprimentos suficientes para os médicos que estão trabalhando na linha de frente, lutando contra a epidemia.

Os suprimentos médicos são, em sua maioria, descartáveis. O consumo diário de suprimentos médicos em Wuhan é enorme. Estima-se que um hospital com seiscentos leitos emprega 1 mil a 1,8 mil médicos, quatro turnos por dia, com trezentas a quinhentas pessoas por turno. Como eles trocam máscaras a cada quatro horas, o consumo diário de máscaras no hospital é de 1 mil a 2 mil unidades, e o consumo semanal de 7 mil a 15 mil. Wuhan tem mais de vinte hospitais, e as equipes médicas consomem de 140 mil a 300 mil máscaras por semana. Enfrentando o surto repentino da epidemia, nem os hospitais nem o governo possuem reservas suficientes de suprimentos médicos para cobrir um consumo tão grande.

As fábricas de suprimentos médicos em todo o país retomaram a produção, operando em escala 24/7 com toda capacidade e com trabalhadores organizados em turnos. Espera-se que a produção acelere para atender à urgente demanda para todos os suprimentos médicos demandados.

(traduzido de reportagens de yicai.com)

O governo da província de Hubei envia quatro helicópteros todos os dias, desde 1º de fevereiro, para fornecer os suprimentos médicos necessários a quatro partes da província / Foto de Wang Hu – Agência de Notícias Xinhua

 

Wuhan, 2 de fevereiro de 2020

– Respondendo a uma ordem do presidente Xi Jinping, o Exército Popular de Libertação destacou 1,4 mil militares da área da saúde para cuidar do Hospital Huoshenshan, em Wuhan, e começar a receber pacientes no dia seguinte.

– Em uma reunião do Grupo Central para Prevenção e Controle do COVID-19, o primeiro-ministro Li Keqiang instruiu que um horário de trabalho flexível fosse adotado em algumas províncias, conforme as necessidades impostas pelo desenvolvimento da epidemia; que o controle da epidemia fosse melhorado; e que o fornecimento dos mercados fosse garantido. Ele enfatizou a importância de um maior apoio em suprimentos médicos para Hubei, especialmente Wuhan e arredores.

– 68 equipes médicas compostas por 8.310 membros chegaram a Hubei às 20:00h. Eles vieram da Comissão Nacional de Saúde, da Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa, da Academia Chinesa de Ciências Médicas, do Exército de Libertação Popular, de 29 províncias e unidades administrativas.

 

Hospital Huoshenshan, completado em dez dias

O canteiro de obras do Hospital Huoshenshan, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro / Foto Xiao Yijiu – Agência de Notícias Xinhua

Wuhan, 02 de fevereiro de 2020 – Nesta manhã o Hospital Huoshenshan foi concluído e entregue oficialmente à Força de Apoio Logístico Conjunto do Exército de Libertação Popular.

Visto por cima, o hospital tem a forma de uma espinha de peixe, com salas para a equipe médica no meio e enfermarias para pacientes de ambos os lados. O tronco é um longo corredor com escritórios para funcionários do hospital, conectando os nove ramos da ala.

Como um hospital especializado em doenças infecciosas, Huoshenshan possui um projeto estrutural bem-concebido e aplica medidas de quarentena estritas, desde as enfermarias até o sistema de coleta de esgoto, para garantir o controle epidêmico.

  • Áreas funcionais separadas. O hospital é dividido em áreas limpas, áreas semi-contaminadas e áreas contaminadas, e possui passagens separadas para a equipe médica e os pacientes, tendo em vista evitar infecção cruzada. As alas médicas e os alojamentos também são separados. Antes de entrar e sair das enfermarias, a equipe médica deve passar por procedimentos rigorosos de desinfecção, incluindo um chuveiro de ar, para proteger sua saúde ao máximo.
  • Isolamento total. As enfermarias estão um pé acima do nível do solo. Cada ala tem duas camas, um banheiro e uma janela de dupla face para passar medicamentos e alimentos. A maioria dos quartos do hospital é mantida sob pressão negativa, para impedir a transmissão do vírus pelo movimento do ar.
  • Desinfecção de alto padrão. O local do hospital é coberto com cinco hectares de membrana anti-infiltração para evitar a contaminação do solo e da água. O hospital está equipado com um sistema de drenagem de águas pluviais e um sistema de disposição de esgotos, usando cloro para desinfecção dupla para atender aos padrões de descarga de águas residuais. O ar de exaustão em todas as salas deve ser desinfetado, esterilizado e filtrado para atender aos padrões de emissão em grandes altitudes.

Como a construção foi concluída em apenas dez dias?

A duração de cada etapa do processo de construção, calculada por dias para projetos regulares, foi especificada em horas e minutos para Huoshenshan. A equipe de projeto, construção e supervisão trabalhou em conjunto no local para fazer os ajustes necessários em tempo hábil.

Trabalhadores e veículos cobriam o canteiro de obras, com as máquinas rugindo durante o dia e as luzes brilhando à noite. Durante o horário de pico, havia mais de 7 mil trabalhadores e oitocentas escavadeiras e tratores trabalhando simultaneamente. Assim que a cama de areia terminou, a membrana anti-infiltração foi colocada, seguida de estacas para os abrigos portáteis. “A construção de Huoshenshan foi uma batalha rápida, compactada no tempo e no espaço”, disse um representante dos construtores. “Fomos com força total para concluir o hospital.” O processo de construção foi como uma máquina gigante, alimentada por trabalhadores e equipamentos, com o objetivo de criar um refúgio na batalha contra o coronavírus.

Enquanto Huoshenshan estava sendo concluído, muitos de seus construtores iniciaram outra corrida contra o tempo no canteiro de obras do Hospital Leishenshan, uma segunda instalação especializada para pacientes com COVID-19 em Wuhan.

(traduzido da reportagem “Deus do fogo versus diabo da epidemia” pela Agência de Notícias Xinhua)

 

Yunnan, 3 de fevereiro de 2020

– O Comitê Permanente do Bureau Político realizou uma reunião para ouvir os relatórios do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19 e os departamentos relevantes e discutir outras medidas para o controle da epidemia. Na reunião, o presidente Xi Jinping disse: “O controle efetivo da epidemia protegerá a vida e a saúde das pessoas, a estabilidade social e econômica geral e os resultados da reforma e abertura. Todos os funcionários devem fortalecer a confiança e a solidariedade, tomar medidas sólidas e direcionadas, e fazer esforços concretos para conter a epidemia. É preciso correr contra o tempo e combater o vírus. A China deve vencer a batalha contra o COVID-19.”

– Hoje à noite, o Comando Wuhan de Prevenção e Controle do COVID-19 informou o plano de estabelecer três centros de tratamento temporário no Centro Internacional de Conferências e Exposições de Wuhan, no Ginásio de Hongshan e na “Sala de Estar de Wuhan”. Essas instalações admitirão pacientes com sintomas leves e fornecerão um total de 3,8 mil leitos.

(Continua)

Leia também: