Luta dos povos

A Batalha da China contra o coronavírus V – “Não sou um vírus”

Obrigado pelo seu abraço!

Quinta parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria. O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus

Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho”

Parte III – A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante!

Parte IV – A Batalha da China contra o coronavírus IV – O Hospital Huoshenshan

Neste link o livro em PDF. Boa leitura.

 

22 toneladas de bananas: um retorno de gratidão

Uma dúzia de motociclistas carrega bananas em uma estrada montanhosa / Foto: Liu Heng – ThePaper.cn

Yunnan, 03 de fevereiro de 2020 – A Aldeia Shibanzhai do Condado Autônomo de Hekou Yao, Província de Yunnan, é uma pequena aldeia montanhosa na fronteira sudoeste da China. Possui um total de 93 famílias. Destas, 47 eram denominadas famílias pobres e todas saíram da pobreza em 2018.

O plantio de banana é o pilar da indústria local. Cientes da escassez diária de suprimentos na província de Hubei por causa da epidemia, os moradores coletaram 22 toneladas de bananas e as carregaram de moto pela montanha.

O condado de Songxian, na província de Henan, ainda é designado como um município pobre. Apesar de suas dificuldades econômicas, os moradores de Zhuyuangou no condado doaram 50 mil kg de alho-poró para Wuhan. Na falta de máquinas para colheita, os trezentos moradores da vila recolheram o alho-poró manualmente por três dias.

Quando o alho-poró chegou, os vegetais deixaram Wenchuan para Wuhan.

Os moradores de Longzhu, no condado de Wenchuan, província de Sichuan lembraram que após o terremoto de Wenchuan em 2008, cem pessoas feridas do condado foram transferidas para hospitais em Wuhan. Eles receberam tratamento gratuito lá, e todos se recuperaram. Para expressar sua gratidão, os moradores agiram prontamente durante o surto de COVID-19, dirigindo por 26 horas dia e noite para entregar cem toneladas de vegetais para Wuhan. Cada um de seus caminhões foi decorado com um cartaz dizendo “Permaneça forte, Wuhan. Wenchuan está com vocês”.

Essas doações podem parecer insignificantes diante de uma severa escassez de oferta em Wuhan. Mas os doadores deram tudo o que tinham para devolver sua gratidão à sociedade. Suas doações são inestimáveis para apoiar o país neste momento crítico.

(traduzido de reportagens do Diário do Povo e artigos do ccdi.gov.cn)

 

Guangxi, 4 de fevereiro de 2020

– Em uma reunião do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19, o primeiro-ministro Li Keqiang deu instruções sobre como melhorar as taxas de internação e recuperação de pacientes internados e reduzir as taxas de infecção e fatalidade em Wuhan e em toda a província de Hubei. Foram feitos planos adicionais para garantir o suprimento de recursos médicos e necessidades diárias.

– Por volta das 9:00h, o primeiro grupo de pacientes com COVID-19 foi transferido para o Hospital Huoshenshan e hospitais designados, como o Hospital Wuchang e o Hospital Hankou, em Wuhan.

– Chegaram a Wuhan equipes médicas, três laboratórios móveis P3 e 2 mil profissionais de enfermagem enviados de hospitais gerais de alta qualidade em vinte províncias, prontos para receber pacientes no dia seguinte.

 

Por favor, seja cooperativo com os “porteiros”

Lan Ni mede a temperatura de um motorista na entrada da Via Expressa Leste de Liuzhou

Guangxi, 4 de fevereiro de 2020 – 4 de fevereiro de 2020 é o início da primavera, o primeiro dos 24 termos solares da China. Como diz um velho ditado chinês: “O começo da primavera traz três mudanças: brisa suave, insetos que acordam e peixes nadando sob o gelo derretido do rio.” Este dia significa o final do período mais frio do ano e o início do calor da primavera.

Hoje, Lan Ni, 35 anos, e outros seis voluntários médicos vieram para apoiar os oficiais de trânsito e sua equipe de funcionários na entrada da Via Expressa do Leste de Liuzhou, província de Guangxi. Os voluntários foram encarregados de medir a temperatura de motoristas e passageiros nos veículos que entram em Liuzhou. Chove na cidade há dias. Eles trabalham em três turnos por dia, oito horas por turno, de pé na chuva fria, sem qualquer reclamação.

Lan trabalha no Hospital dos Trabalhadores de Liuzhou. Ela é clínica geral e foi transferida para a Seção de Seguros Médicos do hospital dois anos atrás. Em 27 de janeiro de 2020, o hospital recrutou voluntários para o controle da epidemia entre seus funcionários e 1.345 pessoas se inscreveram, incluindo Lan. Esses voluntários são os “porteiros” na linha de frente da batalha contra COVID-19.

Para conter a propagação do vírus, as autoridades locais enviaram estes voluntários imediatamente. Eles tiram a temperatura dos visitantes em lugares lotados, como estações de trem, supermercados e feira livres, para garantir a saúde e a segurança pública.

Cooperar com eles significa não apenas apreciar seus esforços, mas também proteger a saúde pública.

(traduzido de reportagens da Agência de Notícias Xinhua e artigos do codi.gov.on)

 

Pequim, 5 de fevereiro de 2020

– O presidente Xi Jinping se encontrou com o primeiro-ministro cambojano Hun Sen em Pequim. Xi disse: “O governo e o povo chinês estão fazendo o possível para combater a epidemia de coronavírus. Um amigo na necessidade é um amigo de verdade. O povo do Camboja está conosco neste momento excepcional. O rei Norodom Sihamoni e a rainha-mãe Norodom Monineath Sihanouk expressaram sua simpatia e apoio, e você nos apoiou em várias ocasiões. Sua visita hoje é um testemunho da amizade inquebrável e da confiança mútua entre a China e o Camboja, um exemplo de convívio em tempos difíceis em nossa comunidade de futuro compartilhado.”

– Na III Sessão da Comissão Central do Partido Comunista da China para Governança pelo Estado de Direito, o presidente Xi pediu o aprimoramento da governança pela lei e suporte na prevenção e controle da epidemia.

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião executiva do Conselho de Estado para garantir suprimentos médicos essenciais e necessidades diárias, e adotar políticas tributárias e financeiras para apoiar o controle da epidemia, coordenando indústrias e empresas relevantes.

– Em Wuhan, três centros de tratamento temporários foram abertos nos distritos de Jianghan, Wuchang e Dongxihu para receber pacientes infectados com o coronavírus.

 

Não sou um vírus

Jiang Xiao aguarda um abraço em Florença, Itália

Pequim, 5 de fevereiro de 2020 – Em meio a fortes nevascas, Pequim recebeu hoje um velho amigo. O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, disse que sua visita neste momento excepcional era para mostrar o total apoio do Camboja ao governo e ao povo chinês na batalha contra a epidemia. Ontem, na Cúpula Mundial da Federação para a Paz Universal na República da Coreia, ele enfatizou que a epidemia não era apenas um problema da China, mas um problema a ser enfrentado pelo mundo todo.

Durante sua reunião com o primeiro-ministro Hun Sem no Grande Salão do Povo, em Pequim, o presidente Xi Jinping falou muito bem do Camboja como um verdadeiro amigo nas horas difíceis. Hun Sem disse que o povo cambojano permanecerá junto com o povo chinês nestes tempos de teste, um testemunho de sua sólida amizade.

Alguns dias atrás, Dario Nardella, prefeito de Florença, adotou uma iniciativa nas mídias sociais “abrace um chinês”. Nardella descreveu os esforços atuais contra o coronavírus como uma luta de solidariedade e unidade e uma boa oportunidade para eliminar a xenofobia.

Jiang Xiao é um chinês residente em Florença. De olhos vendados e usando uma máscara, ficou em silêncio na rua, com uma placa ao seu lado com os dizeres: “Eu não sou um vírus. Eu sou um humano. Erradiquem o preconceito.”

Depois que a primeira pessoa apareceu para abraçá-lo, mais e mais pessoas vieram. Mas Jiang ficou muito impressionado com o último abraço.

“Um garoto perguntou se ele poderia tirar minha máscara e a venda” lembra Jiang. “Eu disse, é claro, se você concorda com o que escrevi no papelão.” “Então ele os tirou e me deu um grande abraço”, ele sorriu. “Vi pessoas à nossa volta batendo palmas.”

(traduzido de reportagens da Agência de Notícias Xinhua e do Pequim Youth Daily)

 

Milão, 6 de fevereiro de 2020

– À noite, o presidente Xi Jinping falou com o rei Salman, da Arábia Saudita, por telefone. Xi disse: “Desde o início da epidemia o povo chinês tem feito esforços concertados para conter o vírus com a maioria das medidas exaustivas e rigorosas, declarando uma guerra popular sobre a epidemia. Estamos progredindo na prevenção e controle da epidemia. A China é eficiente em reunir seus recursos e tem experiência em lidar com emergências de saúde pública. Estamos confiantes de que temos o que é preciso para vencer esta batalha. A China adotou medidas eficazes para proteger a saúde de seu povo e contribuir para a segurança pública em todo o mundo. A China continuará trabalhando com outros países, incluindo a Arábia Saudita, de forma aberta e transparente, para combater a epidemia e salvaguardar a saúde pública regional e global.” O rei Salman elogiou as medidas tomadas pelo governo chinês e expressou sua confiança na capacidade da China de vencer a batalha contra a epidemia.

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19 para intensificar as medidas direcionadas para conter a epidemia e garantir um retorno ordenado à produção para garantir suprimentos essenciais.

(continua)

 

Leia também: