Luta dos povos

Começa o Congresso do Partido Comunista do Chile

O Partido Comunista do Chile (PCCh) iniciou, nesta sexta-feira (4), o seu 26° Congresso. Segundo Lautaro Carmona, secretário-geral da sigla, “o Congresso é realizado em meio a uma complexa situação política nacional, como a pandemia do novo coronavírus e os processos eleitorais importantes que estão à vista”. Carmona frisou que, como elemento básico do Congresso do Partido, “estará uma síntese da proposta política do coletivo partidário a médio e longo prazo, com vistas a impor uma derrota estratégica ao sistema neoliberal, para abrir caminho para um processo democratizante no país”.

O dirigente comunista destacou que o atual ocorre em meio a uma intensa batalha que o povo chileno está travando e o Congresso terá como foco promover as grandes lutas do movimento popular, pressionando a implementação de políticas públicas que atendam às demandas do país.

Saudação do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou uma saudação ao congresso do partido irmão, através do Secretário de Relações Internacionais da legenda, Walter Sorrentino, que ressaltou o protagonismo do PCCh nas recentes jornadas de luta do povo chileno e destacou o fato de que o PCCh e o PCdoB estiveram “juntos em várias campanhas ao longo desse ano, como pelo Nobel da paz para as Brigadas Médicas Cubanas, a solidariedade com a Venezuela e a denúncia ao imperialismo trompista”. “Recebam nosso desejo de muito sucesso no Congresso e êxitos dos planos e diretrizes que sairão dele!”, conclui a mensagem.

 

Leia também: