Luta dos povos

Daniel Chapo tomará posse como presidente de Moçambique

Daniel Chapo, Presidente eleito de Moçambique / Foto: © LUSA - JOSE COELHO

O Conselho Constitucional de Moçambique anunciou que o novo presidente da República, Daniel Chapo, será investido no próximo dia 15, estando previsto que a cerimônia decorra na Praça da Independência, em Maputo.

Anteriormente, ao apresentar os resultados definitivos das eleições gerais de 9 de outubro passado, o Conselho Constitucional anunciou que Daniel Chapo, apoiado pela FRELIMO, foi eleito com 65,17% dos votos. Venâncio Mondlane, candidato do Podemos, conseguiu 24,19%. Ossufo Momade, da RENAMO, obteve 6,62%. Lutero Simango, do MDM, conseguiu 4,02%.

Os 250 deputados da X Legislatura da Assembleia da República serão empossados a 13 de janeiro, em cerimônia dirigida pelo chefe do Estado, Filipe Nyusi, na sede do parlamento moçambicano. No mesmo dia, os deputados elegem, entre eles, o presidente da Assembleia da República, que será investido nas suas funções pela presidente do Conselho Constitucional.

Resultado das eleições legislativas de outubro, o novo parlamento terá 171 deputados da FRELIMO (que renova a maioria de que dispunha), 43 do Podemos (que até agora não tinha expressão parlamentar), 28 da RENAMO (anterior líder da oposição) e oito do MDM. Entretanto, foi divulgado que todos os partidos confirmaram que os representantes parlamentares eleitos vão tomar posse. As autoridades provinciais tomarão posse a 20 de janeiro.

Sobre a situação no país, o presidente cessante, Filipe Nyusi, defendeu que os moçambicanos têm capacidade para “manter a paz, tranquilidade e estabilidade política” e que a solução para a atual situação deverá ser alcançada entre e pelos moçambicanos.

Fonte: Avante!

 

Leia também: