Luta dos povos

Partido Comunista do Vietnã anuncia resultados do 13° Congresso

O Partido Comunista do Vietnã (PCV) divulgou, nesta quinta-feira (4), um texto intitulado “Breve Resultado do XIII Congresso Nacional”. Nele, se anunciam as três metas principais, definidas pelo Congresso, para o desenvolvimento do Vietnã até 2045.

São elas:

“- Até 2025, 50 anos da libertação total do Vietnã do Sul e da reunificação do país: o Vietnã será um país em desenvolvimento, com industrialização voltada para a modernidade, superando a renda média-baixa.

– Em 2030, centenário da fundação do Partido Comunista do Vietnã: o país será um país em desenvolvimento com indústrias modernas e renda média-alta.

– Em 2045, centenário da fundação da República Democrática do Vietnã, agora República Socialista do Vietnã: ela se tornará um país desenvolvido de renda alta.”

O texto também reporta a reeleição para o cargo de secretário-geral de Nguyen Phu Trong, presidente da República Socialista do Vietnã. O comunicado trás a lista do Bureau Político e Secretariado eleitos pelo XIII Mandato do CC, além de uma pequena biografia do Secretário-Geral e informa que o Partido “continua a afirmar solidamente o objetivo da independência nacional associada ao socialismo, com base no marxismo-leninismo e no pensamento Ho Chi Minh”.   Leia, a íntegra do comunicado, abaixo.

Breve Resultado do XIII Congresso Nacional

O XIII Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã foi realizado de 25 de janeiro a 1º de fevereiro de 2021, na capital Hanói. Após 8 dias de trabalho acelerado e sério, com espírito de Unidade – Democracia – Disciplina – Criatividade – Desenvolvimento e com uma grande responsabilidade com o Partido, o povo e o país, a máxima manifestação partidária culminou com sucesso, completando todos os conteúdos e programas planejados.

Os documentos aprovados no conclave foram preparados com antecedência e com cuidado; eles expressaram a sabedoria, a vontade e as aspirações de todo o Partido e do povo. Seus conteúdos combinaram teoria e prática, consistência e renovação, bem como herança e desenvolvimento. O Congresso continua a afirmar solidamente o objetivo da independência nacional associada ao socialismo, com base no marxismo-leninismo e no pensamento Ho Chi Minh; continua a promover de forma integral e síncrona a causa da renovação, integração internacional pró-ativa e dinâmica, promovendo um desenvolvimento nacional mais rápido e sustentável no novo período.

O destaque deste Congresso é que planejamos não só os rumos, a política e as principais soluções para o desenvolvimento do país até 2025, mas também planejamos um caminho e uma visão mais amplos para 2030 e 2045, que são:

– Até 2025, 50 anos da libertação total do Vietnã do Sul e da reunificação do país: o Vietnã será um país em desenvolvimento, com industrialização voltada para a modernidade, superando a renda média-baixa.

– Em 2030, centenário da fundação do Partido Comunista do Vietnã: o país será um país em desenvolvimento com indústrias modernas e renda média-alta.

– Em 2045, centenário da fundação da República Democrática do Vietnã, agora República Socialista do Vietnã: ela se tornará um país desenvolvido de renda alta.

– Sobre a orientação e política externa

Nossa política externa geral é: Continuar a implementar consistentemente a política externa de independência, autonomia, paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, diversificação e multilateralização das relações externas; O Vietnã é um amigo, um parceiro confiável e um membro ativo e responsável na comunidade internacional. Assegura e maximiza os interesses nacionais com base nos princípios fundamentais da Carta Magna das Nações Unidas e do direito internacional, respeitando a igualdade e a cooperação internacional para benefício mútuo. A política de integração internacional é praticada de forma proativa, dinâmica, profunda e abrangente.

O Congresso também elegeu o Comitê Central do XIII mandato, são 180 membros titulares e 20 suplentes. Os membros do Comitê Central do XIII mandato são quadros destacados com qualidades éticas, elevada capacidade profissional, boa reputação e firmes no objetivo da independência nacional associada ao socialismo e à política de renovação do Partido; ousam pensar, fazer, assumir responsabilidades; eles têm uma mentalidade inovadora e criativa, a capacidade de mobilizar sinergias e defender a unidade nacional.

Na primeira Sessão Plenária do Comitê Central do XIII mandato, realizada em 31 de janeiro, foi eleito o Bureau Político de 18 membros; o Secretariado, que é composto por alguns membros do Bureau Político e por 05 membros eleitos na primeira sessão plenária; e a Comissão de Inspeção Disciplinar do Comitê Central, composta por 19 pessoas.

O Secretário-Geral do Partido, Presidente da República Socialista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, foi reeleito Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (CPV) para o 13º mandato.

Listagem do Bureau Político eleito pelo XIII Mandato do CC

  1. Nguyen Phu Trong, Secretário-Geral do PCV e Presidente do Vietnã.
  2. Nguyen Xuan Phuc, Primeiro Ministro.
  3. Pham Minh Chinh, Presidente da Comissão de Organização do Comitê Central.
  4. Vuong Dinh Hue, Secretário do Comitê Provincial do Partido em Hanói e chefe da Delegação de Deputados da Assembleia Nacional da XIV legislatura da capital.
  5. Tran Tuan Anh, Ministro da Indústria e Comércio e Chefe Adjunto da Comissão Econômica do Comitê Central.
  6. Nguyen Hoa Binh, Presidente do Supremo Tribunal Popular.
  7. Luong Cuong, Chefe da Direção Geral de Política do Exército Popular do Vietnã.
  8. Dinh Tien Dung, Ministro das Finanças.
  9. Phan Van Giang, Vice-Ministro da Defesa e Chefe do Estado-Maior do Exército Popular do Vietnã.
  10. Para Lam, Ministro da Segurança Pública.
  11. Truong Thi Mai, Presidente da Comissão de Mobilização de Massas do Comitê Central.
  12. Tran Thanh Man, Presidente da Frente da Pátria.
  13. Pham Binh Minh, Vice-Primeiro Ministro e Chanceler.
  14. Nguyen Van Nen, Secretário do Comitê Provincial do Partido na cidade de Ho Chi Minh.
  15. Nguyen Xuan Thang, Diretor da Academia Política Nacional de Ho Chi Minh e Presidente do Conselho Teórico Central.
  16. Vo Van Thuong, Presidente da Comissão de Propaganda e Educação do Comitê Central.
  17. Phan Dinh Trac, Presidente da Comissão de Assuntos Internos do Comitê Central.
  18. Tran Cam Tu, Presidente da Comissão de Inspeção Disciplinar do Comitê Central.

Lista de membros do Secretariado eleito pelo XIII Mandato do CC

O Secretariado do XIII mandato é composto por alguns membros do Bureau Político e 05 membros eleitos na primeira Sessão Plenária do Comitê Central, que são:

  1. Do Van Chien, Ministro, Chefe do Comitê de Assuntos Étnicos do Governo.
  2. Bui Thi Minh Hoai, Vice-presidente Permanente da Comissão de Inspeção Disciplinar do Comitê Central.
  3. Le Minh Hung, Presidente do Escritório do Comitê Central.
  4. Le Minh Khai, Inspetor Geral do Governo.
  5. Nguyen Trong Nghia, Vice-Chefe do Diretório Geral de Política do Exército Popular do Vietnã.

Por outro lado, a Comissão de Fiscalização Disciplinar do Comité Central do XIII mandato é composta por 19 membros. Tran Cam Tu foi reeleito presidente da Comissão.

RESUMO DA BIOGRAFIA DE NGUYEN PHU TRONG, SECRETÁRIO-GERAL DO PARTIDO COMUNISTA DO VIETNÃ

Nome : NGUYEN PHU TRONG.

Nascido em 14 de abril de 1944.

Etnia : Kinh.

Local de nascimento: Dong Hoi Commune, distrito de Dong Anh, Hanói.

Endereço atual: No. 5, Thien Quang Street, Nguyen Du Ward, Hai Ba Trung District, Hanói.

Cargos atuais: Secretário-Geral do Partido Comunista, Presidente do Vietnã.

Data de entrada no PCV: 19 de dezembro de 1967.

Data de adesão oficial ao PCV: 19 de dezembro de 1968.

Nível de ensino superior: licenciado em Filologia.

Título acadêmico e diploma: Professor, Doutor em Ciência Política (especialidade Construção do Partido)

Nível de teoria política: Superior

Língua estrangeira: Russo e Inglês

Títulos de reconhecimento: Medalha de primeira classe de resistência contra os Estados Unidos, Medalha por causa cultural; Medalha pela causa da imprensa e Medalha pela causa da nova geração, entre outras distinções.

Membro do Comitê Central do PCV dos Mandatos VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

Deputado da Assembleia Nacional das XI, XII, XIII e XIV legislaturas.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

1957-1963: Aluno da Escola Secundária Nguyen Gia Thieu em Gia Lam, Hanói.

De 1963 a 1967: Estudante da Faculdade de Filologia da Universidade de Hanói.

De dezembro de 1967 a julho de 1968: Oficial do Departamento de Arquivos da Revista Study (atual Revista Comunista).

De julho de 1968 a agosto de 1973: Editor do Departamento de Construção Partidária da Revista Comunista. Exerceu a prática no distrito de Thanh Oai, província de Ha Tay (1971). Secretário do ramo da União de Jovens Comunistas na Revista Comunista (1969-1973).

De agosto de 1973 a abril de 1976: Concluiu a pós-graduação na Faculdade de Economia Política da Escola Superior de Formação de Militantes Nguyen Ai Quoc (atual Academia Política Nacional de Ho Chi Minh), Membro do Comitê do Comitê do Partido daquele entidade.

De maio de 1976 a agosto de 1980: Editor do Departamento de Construção Partidária da Revista Comunista; Subsecretário do Comitê do Partido dessa publicação.

Setembro de 1980 a agosto de 1981: Estudou literatura russa na Nguyen Ai Quoc Party High School.

De setembro de 1981 a julho de 1983: Estudante de pós-graduação, defendeu sua tese de doutorado adjunto (hoje tese de doutorado) na Faculdade de Construção Partidária da Academia de Ciências Sociais da União Soviética.

De agosto de 1983 a fevereiro de 1989: Chefe Adjunto do Departamento de Construção Partidária da Revista Comunista (outubro de 1983) e chefe dessa entidade (setembro de 1987); Subsecretário do Comitê do Partido da Revista Comunista (de julho de 1985 a dezembro de 1988) e secretário dessa militância (de dezembro de 1988 a dezembro de 1991).

De março de 1989 a abril de 1990: Membro do Conselho Editorial da Revista Comunista.

De maio de 1990 a julho de 1991: Editor-Chefe Adjunto da Revista Comunista.

De agosto de 1991 a agosto de 1996: Editor-chefe da Revista Comunista.

De janeiro de 1994 a janeiro de 2021: Membro do Comitê Central do PCV dos Mandatos VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

De agosto de 1996 a fevereiro de 1998: Subsecretário do Comitê do Partido Comunista de Hanói, chefe do Comitê de Assuntos do Partido do setor universitário e chefe do Departamento de Propaganda e Educação do Comitê do Partido de Hanói.

De dezembro de 1997 a janeiro de 2021: Membro do Bureau Político dos mandatos VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

De fevereiro de 1998 a janeiro de 2000: Responsável pelo trabalho de ideologia-cultura e ciência e tecnologia do PCV.

De agosto de 1999 a abril de 2001: Membro permanente do Bureau Político.

De março de 1998 a agosto de 2006: Vice-Presidente do Conselho Teórico Central (de março de 1998 a novembro de 2001) e Presidente do Conselho Teórico Central, encarregado do trabalho teórico do Partido (de novembro de 2001 a agosto de 2006).

De janeiro de 2000 a Junho de 2006: Secretário do Comité Provincial do Partido em Hanói dos XII, XIII e XIV mandatos.

De maio de 2002 a janeiro de 2021: Deputado à Assembleia Nacional das legislaturas XI, XII, XIII e XIV.

De junho de 2006 a julho de 2011: Presidente da Assembleia Nacional das XI e XII legislaturas, Secretário da Comissão do Partido do órgão legislativo, Membro do Conselho de Defesa e Segurança.

De janeiro de 2011 a janeiro de 2021: Secretário Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã nos mandatos XI, XII e XIII; Secretário da Comissão Militar Central.

De fevereiro de 2013 até o momento: Chefe da Direção Central de Prevenção e Luta contra a Corrupção.

De agosto de 2016 até esta data: Membro da Mesa Executiva do Comitê de Segurança Pública do Partido Comunista.

De outubro de 2018 até o momento: Presidente da República Socialista do Vietnã, chefe do Conselho de Defesa e Segurança para o mandato 2016-2021, Presidente Honorário da Cruz Vermelha do Vietnã.

Em janeiro de 2021: No XIII Congresso Nacional do PCV, é eleito membro do Comitê Central do XIII mandato. Na primeira sessão plenária deste órgão de governo, foi reeleito Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã para o mandato 2021-2026.

 

Leia também: