Luta dos povos

PCdoB na China: surge a primeira Organização de Base do Partido no exterior

Militantes e amigos do PCdoB na Muralha da China. Foto: Arquivo

Desde a sua legalização em 1985, pela primeira vez o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem uma Organização de Base no exterior. Idealizada por camaradas brasileiros que vivem na China e com suporte do Comitê Central através da Secretaria de Relações Internacionais do Partido, a Organização de Base do PCdoB naquele país asiático foi criada em junho de 2023 e desde então tem se reunido periodicamente, aglutinando mais de uma dezena de filiados e filiadas, além de amigos e amigas do PCdoB.

A Organização de Base do PCdoB na China, além de ter seu funcionamento de acordo com o Estatuto e o Regimento Interno do Partido, é uma Base com características especiais. Primeiro porque não atua como instituição partidária na China, uma vez que é uma organização de um partido brasileiro. Segundo porque visa à organização de camaradas que vivem na China com o intuito de aprofundar as relações de intercâmbio, amizade, solidariedade e cooperação entre o PCdoB e o Partido Comunista da China (PCCh) e também entre os povos brasileiro e chinês.

A criação da Organização de Base do PCdoB na China é de fundamental importância para o nosso Partido. Acreditamos ser primordial entendermos a experiência do socialismo com características chinesas e seu admirável desenvolvimento social, econômico e tecnológico. A nossa Base pode servir de canal para que camaradas no Brasil, a partir de nossas vivências cotidianas na China, compreendam melhor essa experiência singular e bem-sucedida”, afirma o presidente da Base do PCdoB na China, o pesquisador pernambucano Emanuel Leite Junior.

A secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, afirma que “além do enorme potencial que a Organização de Base tem para promover a aproximação entre o PCdoB e o PCCh e os dois povos destes países, a Base do PCdoB na China pode contribuir, dialeticamente, uma vez que é preciso ter em conta a realidade concreta do nosso país e as necessidades do nosso povo, com a luta por um Programa Socialista para o Brasil”.

A Base do PCdoB na China está aberta a toda comunidade brasileira que vive no país asiático e que tenha interesse em contribuir para o aprofundamento das relações sino-brasileiras, bem como para luta pela construção do socialismo no Brasil. “Acredito que quem olha para a Nova Economia do Projetamento na China, usando um termo do nosso camarada Elias Jabbour, e se identifica com esta experiência, pode colaborar com o nosso Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, conforme previsto em nosso Programa”, diz Leite Junior. “E 2024 marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Nós do PCdoB na China pretendemos desenvolver atividades ao longo do ano marcando esta efeméride. Junte-se a nós”, conclama o dirigente.

A Organização de Base do PCdoB na China pode ser contactada através do email pcdobnachina@126.com .

Leia também: