Putin: Se for atacada, Rússia responderá como na Grande Guerra Pátria
A Rússia responderá como fez na Grande Guerra Pátria (1941-1945) se for agredida novamente, declarou nesta terça-feira (10) o presidente Vladimir Putin, para quem nada pode tirar do seu país o mérito da vitória sobre o fascismo alemão.
“Quem vem a nós com a espada será vítima dela”, comentou o mandatário, ao referir-se a frase “podemos repetir”, deixada em maio de 1945 no edifício do Reichstag alemão, como parte de suas declarações à agência russa de notícias TASS no formato “20 perguntas com Vladmir Putin”.
“A União Soviética foi submetida a uma agressão terrível e imperdoável pela Alemanha fascista, na qual perdemos 27 milhões de compatriotas. Nenhum país do mundo teve tais perdas, mas se alguém se atreve a fazer algo similar, nós podemos repetir”, esclareceu.
A respeito dos festejos pelo 75º aniversário da vitória sobre o fascismo alemão, o mandatário admitiu que não é crucial a presença de líderes estrangeiros neles pois se trata de uma celebração nacional.
No entanto, estimou que para os estadistas dos outros países da antiga aliança anti-hitlerista (Estados Unidos, França, e Reino Unido) seria prudente visitar Moscou no 9 de maio, por considerações de política interna e morais, apontou.
Fonte: Prensa Latina