Boletim i21 / 01 a 10 de dezembro – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
GEOPOLÍTICA
Reino Unido e Rússia iniciam primeiras vacinações contra Covid (link)
O Reino Unido e a Rússia anunciaram, no dia 2/12, que começarão a vacinar suas populações graças, respectivamente, às vacinas das empresas americana Pfizer e alemã BioNTech e da russa Sputnik V.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e seus aliados.
Negócios da China
Uma matéria do Nexo Jornal mostra um indicador gerado pela pandemia que pode ter passado despercebido para muita gente. O boom do minério de ferro provocado pela recuperação acelerada da economia chinesa. O crescimento da indústria chinesa nos últimos meses aumentou a demanda por aço, o que significou uma elevação das compras de minério de ferro. A produção industrial na China em out/20 é 12,7% maior do que no mesmo período de 2019. Segundo a World Steel Association, 58% de todo o aço produzido nos primeiros 10 meses de 2020 foi feito na China. Isso interessa muito ao Brasil, pois o país é o segundo maior exportador de minério de ferro do mundo, atrás apenas da Austrália. O produto foi o segundo bem com maior peso em valor nas exportações do Brasil em 2020, atrás apenas da soja. De todo o minério de ferro vendido pelo Brasil em 2020, 71,6% foi para a China. E os Bolsonaros seguem brigando com a China… Ana Prestes, em Notas Internacionais.
França lança plano para acabar com dependência de soja do Brasil (link)
O governo francês anunciou um plano para aumentar cultivo de leguminosas a fim de driblar o “desmatamento importado”. O governo e o setor agrícola franceses “se comprometeram a aumentar em 40% as áreas destinadas ao cultivo de plantas ricas em proteínas em apenas três anos. Isso equivale a 400.000 hectares extra de terra para cultivo até 2023″, segundo matéria da Veja.
Possível distensionamento com o Irã
Nos bastidores da política externa americana no atual momento de transição da gestão Trump para a gestão Biden foi feita uma movimentação que pode demonstrar distensionamento com o Irã. Foram retirados funcionários americanos da Embaixada dos EUA em Bagdá, no Iraque. A movimentação pode ser também por temor a represálias após o assassinato do físico nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Dept. de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa do país, e a proximidade do 3 de janeiro, um ano do assassinato do general Suleimani no aeroporto de Bagdá. O novo presidente eleito americano, Biden, disse que o país voltará integralmente ao acordo de 2015 (que impede o Irã de desenvolver armas nucleares) se o Irã obedecê-lo integralmente. O Irã respondeu no dia 3/12 que cumprirá integralmente o acordo desde que EUA e Europa cumpram seus compromissos. Ana Prestes, em Notas Internacionais.
Relator da ONU pede libertação imediata de Julian Assange (link)
O relator especial da ONU sobre tortura, Nils Melzer, exigiu das autoridades britânicas, no dia 8/12, a libertação imediata do fundador do Wikileaks, Julian Assange, e a cessação de ações desumanas contra ele.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Partido Comunista do Brasil saúda Eleições Legislativas na Venezuela (link)
Nota da Secretaria de Relações Internacionais.
Tabaré Vázquez deixa legado que frutificará nas lutas das novas gerações (link)
Em nota assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos, e pelo vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, o PCdoB expressou sua solidariedade ao povo uruguaio diante do falecimento do ex-presidente Tabaré Vázquez.
Argentina terá imposto sobre grandes fortunas contra Covid-19 (link)
O Congresso argentino converteu em lei um imposto extraordinário aplicado às grandes fortunas, com o objetivo de financiar a luta contra a Covid-19 e aprovar subsídios à pobreza e créditos a pequenas e médias empresas, entre outras ajudas sociais urgentes.
Eleições venezuelanas: Vitória política do chavismo (link)
O Grande Polo Patriótico Simón Bolívar, coalizão de partidos que apoia Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, ganhou a maioria no Parlamento do país nas eleições do dia 6/12. Artigo de Wevergton Brito Lima.
Câmara dos Deputados da Bolívia aprova imposto sobre grandes fortunas (link)
A Câmara dos Deputados da Bolívia, controlada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), aprovou, no dia 10/12, uma lei para arrecadar um imposto anual e permanente sobre fortunas individuais acima de 4,3 milhões de dólares. O projeto foi encaminhado ao Senado para ratificação.
Conselho Mundial da Paz na Venezuela: “Observamos eleições democráticas e livres” (link)
Uma delegação do Conselho Mundial da Paz (CMP) com membros da África do Sul, Estados Unidos, Porto Rico, Barbados, Itália e México esteve na Venezuela para acompanhar as eleições legislativas de 6 de dezembro.
INTERNACIONALISMO
Acadêmicos britânicos indicam médicos cubanos ao Nobel (link)
Assine a Convocatória em defesa do Nobel da Paz para a brigada médica cubana Henry Reeve
Veja também: Walter Sorrentino: Nobel da Paz 2021 para a Brigada Henry Reeve
Os acadêmicos britânicos Imti Choonara e John Yandell nomearam formalmente a brigada médica cubana Henry Reeve para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, informou nesta quarta-feira (8) a Campanha de Solidariedade a Cuba (CSC) do Reino Unido.
PC de Cuba convoca “Congresso da continuidade histórica da Revolução” (link)
O Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) divulgou, no dia 02/12, a convocatória do 8º Congresso da organização, denominado de “O Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana”.
ÁSIA
Greve de 250 milhões de trabalhadores na Índia (link)
Luta na Índia – mais de 250 milhões de trabalhadores e agricultores participaram, no final de novembro, de uma greve nacional, apoiada por sindicatos e partidos de esquerda, contra as políticas governamentais.
Ao combater a pobreza, China defende os direitos humanos (link)
As agências noticiosas da China informaram no dia 24 de novembro que todos os distritos do país se livraram da pobreza, citando o anúncio feito na véspera pelas autoridades de Guizhou sobre a retirada dos últimos nove distritos da província dessa condição. Artigo de José Reinaldo Carvalho.
EUA
Em fim de mandato, Trump transforma execuções em estandartes políticos (link)
Se as execuções forem adiante, e tudo indica que, infelizmente, irão, Trump será, em 130 anos, o presidente que mais mandou cumprir penas capitais. Artigo de Wevergton Brito Lima.
EUROPA
Na França, manifestantes vão às ruas por direitos sociais e liberdade (link)
Milhares de manifestantes, incluindo muitos “coletes amarelos”, ocuparam as ruas de Paris no dia 5/12, pelos direitos sociais e pela liberdade e contra a Lei de Segurança Global, contestando as violências policiais. O movimento é extensivo a diversas cidades da França, onde são previstos cerca de 90 pontos de manifestação.