Boletim i21 / 01 a 10 de março-2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
INTERNACIONALISMO
O caráter global do Dia Internacional da Mulher (link)
Após luta e demandas por igualdade de direitos, data comemorativa adquiriu uma dimensão global no século 20. Artigo de Max Altman.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.
Anulação das condenações de Lula repercute pelo mundo (link)
A decisão do dia 08/03, do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular todos os atos processuais envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Lava Jato de Curitiba, repercute pelo mundo.
PCdoB saúda o centenário do Partido Comunista Português (link)
Em um caloroso texto, assinado pela presidenta nacional, Luciana Santos e por Walter Sorrentino, vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), saudou os 100 anos de fundação do PCP, comemorados no dia 06/03.
Walter Sorrentino saúda os 45 anos da República Árabe Saarauí Democrática (link)
A “última colônia africana”, a República Árabe Saarauí Democrática (Rasd), comemorou, no último dia 27 de fevereiro, 45 anos de fundação. O Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Walter Sorrentino, saudou a “data gloriosa”, cobrando a urgência de “uma ação internacional decisiva” em apoio à causa do povo saarauí, que tem dois terços do seu território ocupados pelo Marrocos. “É acintosa a sobrevivência do colonialismo em pleno século XXI (…) precisamos redobrar a solidariedade com os saarauís”, afirma o dirigente comunista.
GEOPOLÍTICA
Após tentar boicotar CoronaVac, governo federal pede socorro à China por mais vacinas (link)
O avanço da pandemia no Brasil, com quebras sucessivas de recordes de mortes por covid-19 em março, fez com que o governo federal recuasse em seus ataques à China e aos laboratórios farmacêuticos do país socialista e pedisse socorro ao gigante asiático por mais vacinas.
O futuro imediato: O mundo, a partir de Biden (link)
Cinco semanas depois da posse do governo democrata de Joe Biden, já é possível especular sobre os próximos quatro anos da vida política americana, e sobre a viabilidade da nova política externa dos Estados Unidos anunciada pelo presidente na Reunião Anual de Segurança de Munique, no dia de 19 de fevereiro recém-passado, em que afirmou insistentemente que “os EUA estão de volta para liderar”. Artigo de José Luís Fiori.
Porque o mercado teme a recuperação da economia global (link)
A pandemia está trazendo mais estragos ao mundo do que supõe a mera disputa por vacinas. É impressionante como a financeirização da economia mundial criou paradoxos insanáveis. Artigo de Luis Nassif.
Variante brasileira reinfecta recuperados da covid, diz estudo inglês (link)
Não há evidência que sugira que as vacinas atuais não funcionarão contra a variante de Manaus. Os cientistas acreditam que as vacinas vão proteger contra doenças e também contra infecções. Matéria de Cézar Xavier.
China e Rússia oficializam acordo para construção de base lunar (link)
Os governos da China e da Rússia assinaram no dia 09/03 o memorando para a construção de uma estação de pesquisa na Lua. Segundo informação divulgada pela imprensa estatal dos dois países, o acordo foi assinado pelo chefe da agência espacial Roscosmos, Dimitri Rogozin, e pelo responsável da China National Space Administration, Zhang Kejian.
O Enigma Papa-Sistani (link)
Seja qual for a avaliação histórica empregada, foi um divisor de águas: o primeiro encontro, desde o século VII, entre um Papa Católico Romano e um líder espiritual xiita visto como “fonte a ser emulada”. Artigo de Pepe Escobar.
Fepal: As inverdades e os erros da Declaração Conjunta Brasil-Israel (link)
A Federação Árabe Palestina do Brasil divulgou, no dia 09/03, um texto onde denuncia as “afrontas ao Direito Internacional”, cometidas pela chancelaria bolsonarista em visita a Israel.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Em três dias consecutivos, paraguaios protestam nas ruas contra presidente Benítez (link)
No dia 07/03 centenas de paraguaios saíram às ruas do país, pelo terceiro dia consecutivo, pedindo a renúncia do presidente Mario Abdo Benítez, a quem responsabilizam pela crise pela qual passa o país, com acusações de má gestão da pandemia da covid-19 e da lentidão na campanha de vacinação contra a doença.