Boletim i21 / 11 a 20 de março-2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
GEOPOLÍTICA
Walter Sorrentino: O governo Biden e a política externa dos EUA (link)
“Já está clara a conduta do governo Biden na cena internacional, mas não suas consequências. Nestes 60 dias desde a posse, ele certamente marcou a diferença com o antecessor no ambiente interno, com grande avanço da imunização contra a COVID-19 e com o programa ‘Plano de Resgate Americano’, de 1,9 trilhões de dólares, para amenizar os efeitos da crise sobre as famílias e estimular a economia (…) Entretanto o que está em xeque é a real condição que têm os EUA em repor o antigo papel na ordem global com a orientação do cosmopolitismo liberal (e guerreiro) dos Democratas“.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.
Venezuela, Rússia e China articulam a formação de um novo bloco na ONU (link)
Venezuela, Rússia, China, Coreia Popular e Irã anunciaram a formação de um novo bloco dentro da Organização das Nações Unidas. A proposta, apoiada por 17 países, vem sendo debatida desde 2019 e busca defender a carta de fundação da ONU contra o “unilateralismo” dos Estados Unidos. Matéria de Michele de Mello.
Europa vive terceira onda de Covid-19 e deixa mundo em alerta (link)
Em três semanas, incidência de casos no continente europeu subiu 34%. “Estamos vendo ondas e fluxos que vão passando de um país para outro, mas é natural – é um vírus que passa de uma pessoa para outra. É por isso que é tão importante compreender que os países em desenvolvimento devem ser ajudados com vacinas; não só pela ética e pela solidariedade, mas porque não vamos sair disto até que o último país saia”, afirma especialista.
Walter Sorrentino: 10 anos da guerra contra a Síria (link)
Walter Sorrentino, Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), lembra os 10 anos da agressão contra a Síria, completados no dia 15/3. Segundo Sorrentino, “mesmo em condições terríveis e apesar da violência descomunal, a Síria provou que um povo livre não se dobra (…) a paz vencerá”.
A devastadora resposta de Putin aos ataques de Biden (link)
Em resposta às declarações do presidente norte-americano, Joe Biden, que o chamou de “assassino” e prometeu que o presidente russo “pagaria” por uma suposta interferência nas eleições presidenciais dos EUA em 2020, o presidente russo, Vladimir Putin, respondeu de forma ao mesmo tempo incisiva e hábil, lembrando os valores que “fundaram o establishment estadunidense” e afirmando que a Rússia vai desenvolver, segundo seus interesses, relações bilaterais com todos os países do mundo, incluindo os EUA.
Partido Comunista da Argentina: Basta de colonialismo (link)
O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, declarou, no dia 15 de março, que iria reforçar a presença militar britânica nas ilhas Malvinas e “manter uma presença permanente nas Ilhas Malvinas, na Ilha de Ascensão e no Território Britânico do Oceano Índico“. Em relação a esta declaração, o Partido Comunista da Argentina emitiu um comunicado onde denuncia que “o velho e degradado império, com sua vetusta e ridícula monarquia, respaldado apenas pelo poder letal de suas armas e por ser integrante da OTAN, busca usar a poderosa base de agressão instalada em nossos arquipélagos não resgatados para impor suas condições ao Atlântico Sul”.
Emmanuel Macron e a América Latina: o grande revés (link)
A Covid-19 nem sempre pode ser o pretexto para que o governo francês se defenda dos múltiplos fracassos e de algumas decisões tomadas, e isso vale também para a área diplomática, faltando apenas 14 meses para a eleição presidencial. Artigo de Pierre Lebret.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Congresso nega pedido de impeachment e paraguaios respondem com mais protestos (link)
A câmara de deputados do Paraguai rejeitou, no dia 17/3, por 42 votos contrários e 36 favoráveis, a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benitez e seu vice Hugo Velázquez por crimes de responsabilidade. Em repúdio à decisão dos deputados, o povo paraguaio ocupou novamente as ruas de Assunção, bloqueando o acesso às principais vias, incendiando carros e a sede do Partido Colorado. Matéria de Michele de Mello.
Jeanine Añez e dois ex-ministros ficarão 4 meses em prisão preventiva (link)
A juíza boliviana Regina Santa Cruz decretou, no dia 14/3, quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente de fato do país, Jeanine Áñez, presa no dia anterior, bem como para os ex-ministros Álvaro Coímbra e Rodrigo Guzmán.
EUA
EUA: Perigosamente podre (link)
Que a superpotência imperialista está em decadência é evidente. O problema é de fundo e não é exclusivo dos EUA. O capitalismo enquanto sistema atingiu os seus limites. Em vez de criar, destrói. Entrou em autofagia, na tentativa de obter lucros que escasseiam na atividade produtiva. O apagão no Texas, em meados de fevereiro, é disso elucidativo. Artigo de Jorge Cadima.
ÁSIA
China: Mídia ocidental tendenciosa ignora a importância dos debates das “duas sessões” (link)
A reunião dos órgãos legislativos da China, a Assembleia Popular Nacional (APN) e a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), realizada de 4 a 11 de março, deveria ter atraído uma atenção muito mais séria do resto do mundo este ano. Mais de 10.000 propostas sobre uma miríade de questões sociais, políticas e culturais foram colocadas na mesa por membros da APN e da CCPPC. Artigo de William Jones.
China divulga a versão final do 14º Plano Quinquenal com metas de longo prazo (link)
A China divulgou, no dia 13/3, a versão final de seu plano de desenvolvimento nacional para os próximos cinco e 15 anos .
INTERNACIONALISMO
Política de direção é “crucial” para o Partido Comunista de Cuba (link)
O VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) terá entre suas prioridades a adoção de uma estratégia para a melhor condução da política de direção, informou, no dia 12/03, o jornal Granma. Trata-se, diz o jornal, de dotar a direção do Partido de um desenho sistêmico de trabalho para alcançar resultados superiores no período 2021-2026.
A Comuna de Paris e a experiência de construção do socialismo (link)
Para marcar os 150 anos da Comuna de Paris, o Portal Vermelho oferece aos internautas um artigo do saudoso José Carlos Ruy publicado em 1991, sob o impacto do fim da experiência socialista na União Soviética e Europa. Para Ruy, “a comuna foi a tentativa mais radical de se colocar em prática as promessas teóricas da democracia burguesa, mas a repressão sangrenta mostrou que elas não passaram de retórica”.