Boletim i21

Boletim i21 / 11 a 20 de novembro – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

INTERNACIONALISMO

 

Walter Sorrentino: É preciso defender a paz na Colômbia (link)

No dia 24 de novembro completam-se 4 anos da assinatura do Acordo de Paz entre o governo colombiano e a Farc-EP. Walter Sorrentino, fala sobre a necessidade de defender o acordo de paz, sistematicamente violado pelo governo colombiano, e faz uma saudação ao evento Abraçamos a Paz, realizado em Bogotá.

 

Assine o Boletim i21

A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e seus aliados.

 

GEOPOLÍTICA

 

China e outros 14 países criam maior pacto comercial do mundo (link)

Tratado entre economias da região Ásia-Pacífico deixa EUA de fora, abarca um terço da economia mundial e mais de 2,2 bilhões de pessoas. Com ele, Pequim amplia ainda mais sua influência.

 

O RCEP salta sobre as Novas Rotas da Seda (link)

Ho Chi Minh, na sua morada eterna, estará a saborear isto com um sorriso celestial. O Vietnã foi o anfitrião – virtual – quando as 10 nações da ASEAN, mais a China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, assinaram a Parceria Econômica Regional Abrangente (Regional Comprehensive Economic Partnership, RCEP) no último dia da 37ª Cúpula da ASEAN. Artigo de Pepe Escobar.

 

AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

Evo Morales: Unidade em torno do “irmão Lucho” (link)

Evo Morales, que retornou à Bolívia no dia 9/11, voltou no dia 11/11 a Chimoré, localidade boliviana da qual se exilou há um ano, e o fez com uma mensagem de unidade e apoio ao novo presidente, Luis Arce, com quem, disse, mantém contato permanente.

 

Manuel Merino, presidente interino do Peru, renuncia após protestos (link)

Menos de uma semana depois de assumir interinamente a presidência do Peru, Manuel Merino renunciou ao cargo no dia 15/11, pressionado por protestos de rua. No dia 16/11 O Congresso elegeu Francisco Rafael Sagasti como novo presidente interino.

 

EUA

 

EUA, só um passo atrás do precipício (link)

Num tempo invulgar e altamente turbulento não faltam temas salientes na atualidade internacional. Contudo, as atenções permanecem concentradas no cada vez mais caótico e degradante processo político e eleitoral dos EUA, que há meses satura a agenda midiática. Artigo de Luís Carapinha.

 

ÁFRICA

 

Marrocos viola o cessar-fogo no Saara Ocidental e situação deteriora (link)

O porta-voz do governo da República Árabe Saarauí Democrática (RASD) Hamada Selma informou no dia 13/11 que as forças marroquinas abriram três brechas a leste do muro que o Marrocos construiu no território ocupado do Saara Ocidental, em flagrante violação do cessar-fogo em vigor desde 1991. Há dias vários civis saarauís têm protestado contra a situação no local, Guergarat; Marrocos enviou tropas e o passo foi correspondido pelo governo saarauí.

 

PCdoB expressa solidariedade ao povo saarauí (link)

Em mensagem enviada no dia 13/11 ao representante da Frente Polisario no Brasil, Sr. Emboirik Ahmed, o Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Walter Sorrentino, expressou a solidariedade dos comunistas ao povo da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), vítima da agressão colonialista do Reino do Marrocos.

 

LUTA PELA PAZ

 

Varsóvia, novembro de 1950 – nasce o Conselho Mundial da Paz (link)

A construção de um movimento de caráter mundial para defender a paz, o desarmamento, a igualdade entre Estados e o direito dos povos ao desenvolvimento soberano teve no Segundo Congresso Mundial da Paz, realizado em Varsóvia entre 16 e 22 de novembro de 1950, um momento culminante. Artigo de Gustavo Carneiro.

 

Leia também: