Boletim i21 / 11 a 20 de outubro – 2021 – Análises e informações sobre a conjuntura internacional
15º CONGRESSO DO PCdoB
Mundo revolucionário e progressista saúda o 15º Congresso do PCdoB (link)
A dimensão do respeito que o Partido Comunista do Brasil desfruta entre os comunistas e a esquerda internacional pode ser medida pela ampla repercussão que alcançou a notícia sobre a realização do 15º Congresso do PCdoB. O Partido recebeu mensagens de congratulações, em vídeos e textos, vindas de 69 países e regiões de todos os continentes, enviadas por 91 partidos, organizações e articulações do campo progressista.
Assine o Boletim i21
A cada dez dias, análises e notícias da conjuntura internacional pela ótica dos comunistas e forças progressistas.
15º Congresso (Congresso Haroldo Lima) aprovou moções de solidariedade aos povos em luta (link)
O 15º Congresso do Partido Comunista do Brasil – PCdoB (Congresso Haroldo Lima), realizado de 15 a 17 de outubro, reafirmando o internacionalismo proletário como um princípio basilar do partido, aprovou 5 moções de solidariedade internacional: “Ao povo e à Revolução cubana”, “Sobre a questão Palestina”, “Apoio à República Popular da China diante das ameaças imperialistas”, “Em solidariedade ao povo venezuelano” e “Em solidariedade com o povo do Saara Ocidental”.
GEOPOLÍTICA
China diz que AUKUS “promove nova Guerra Fria” e aumenta corrida armamentista na região (link)
O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Le Yucheng, advertiu que a aliança militar AUKUS, dos EUA, Austrália e Reino Unido, cria riscos de proliferação nuclear e alimenta uma corrida armamentista na região.
Alex Saab, diplomata venezuelano, foi preso e extraditado aos EUA sem amparo legal (link)
No fim de semana de 16 e 17 de outubro o nome de Alex Saab ocupou manchetes de jornais em todo o mundo, após ser confirmada sua extradição de Cabo Verde aos Estados Unidos. Matéria de Michele de Mello.
As patranhas atlantistas (link)
O horizonte é planetário – o Atlântico já vai no Pacífico. As patranhas para justificar o acelerar da deriva militarista têm barbas – a “guerra-fria” contra a China repete o guião da guerra-fria contra a URSS. Tal como antes, a escalada de agressão é “defensiva”. Repete um que a criação da Otan – nada menos que seis anos antes do Pacto de Varsóvia – teve o objetivo de “conter a ameaça soviética na Europa”. O mantra atual é o “expansionismo chinês”. Artigo de Filipe Diniz.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Venezuela e Peru restabelecem relações diplomáticas após quase 4 anos (link)
Venezuela e Peru restabeleceram relações diplomáticas após quase quatro anos de contatos irregulares, de acordo com duas declarações separadas divulgadas no dia 15/10 por ambos os países latino-americanos.
Economia cubana enfrenta o desafio da inflação (link)
O complexo cenário da economia cubana hoje apresenta um enorme desafio nos processos inflacionários, principalmente por seu impacto negativo na população e as repercussões no panorama social.
“Força nas ruas”: após greves, presidente do Equador decreta estado de exceção (link)
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou estado de exceção em todo o território nacional por 60 dias, ordenando que as Forças Armadas saiam às ruas. A medida foi determinada logo após o início de uma greve de agricultores e trabalhadores do transporte pelo aumento dos preços do combustível. Artigo de Michele de Mello.
Presidente da Bolívia conclama a evitar um novo golpe (link)
O presidente da Bolívia, Luis Arce, em ato pelo 98º aniversário da fundação da Força Aérea Boliviana, conclamou, no dia 19/10, que se evite a consumação de um novo golpe contra um governo do povo.
EUA
Trump vai voltar para a Casa Branca? (link)
O ex-presidente Donald Trump pode anunciar em breve sua candidatura pelo partido republicano para as eleições de 2024, embora alguns de seus correligionários do Partido o considerem uma figura divisora e prejudicial. Artigo de Luis Beatón.
ÁSIA
Xi Jinping defende “reunificação pacífica” com Taiwan (link)
“Ninguém deve subestimar a determinação inabalável, a forte vontade e a grande capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial. A tarefa histórica da reunificação total da pátria deve ser cumprida, e o será definitivamente“, disse Xi.
PIB da China cresce 9,8% nos primeiros três trimestres do ano (link)
A economia da China continuou a recuperação estável nos primeiros três trimestres deste ano, com os principais indicadores dentro de uma faixa razoável, mostraram dados oficiais divulgados pela agência Xinhua no dia 18/10.
Xi Jinping e a “nova formação econômico-social” (link)
Tenho trabalhado com a ideia de que emergiu na China em 1978 uma nova classe de formações econômico-sociais, o socialismo de mercado. Artigo de Elias Jabbour.
EUROPA
Macron revela plano de US$ 35 bilhões para “reindustrializar” a França (link)
O programa “França 2030”, apresentado no dia 12/10, tem duração de cinco anos e é revelado seis meses antes das eleições presidenciais, onde Macron vai tentar a reeleição.