China divulga a versão final do 14º Plano Quinquenal com metas de longo prazo
A China divulgou, neste sábado (13), a versão final de seu plano de desenvolvimento nacional para os próximos cinco e 15 anos .
Os textos completos foram publicados pela Agência de Notícias Xinhua, depois que legisladores chineses aprovaram na quinta-feira (11) o Esboço do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até 2035 na reunião de encerramento da sessão anual da principal legislatura da China.
“A China está embarcando em uma nova jornada para construir um país socialista moderno em todos os aspectos”, diz o início do esboço com mais de 70.000 caracteres chineses.
O esboço concentra-se principalmente em pontos de crescimento econômico sustentável, padrão econômico de “dupla circulação”, sistema industrial impulsionado pela inovação e desenvolvimento da área rural.
Aqui estão algumas metas principais do 14º Plano Quinquenal:
– Os principais indicadores econômicos devem ser mantidos dentro de uma faixa apropriada e as metas anuais de crescimento econômico devem ser estabelecidas à luz das condições reais;
– Taxas de desemprego urbano de no máximo 5,5%;
– Um aumento anual dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento em mais de 7%;
– Um aumento de residentes urbanos permanentes para 65% da população;
– Uma redução do consumo de energia por unidade do PIB e das emissões de dióxido de carbono por unidade do PIB em 13,5% e 18%, respectivamente;
– Aumentar a esperança média de vida em um ano;
– Seguro básico de velhice para cobrir 95% da população.
Em comparação com os Planos anteriores, a China não definiu uma meta de crescimento anual médio do PIB desta vez, mas se concentrou mais no desenvolvimento equilibrado e sustentável, tendo o mercado interno como esteio.
Fonte: CGTN