Luta dos povos

El Salvador: FMLN condena plano golpista do governo

A Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) denunciou, neste domingo (9), perante o povo salvadorenho e a comunidade internacional a execução de um plano de golpe de Estado pelo atual governo de El Salvador.

Leia também: El Salvador: procurador vai investigar invasão militar ao parlamento /PCdoB: No Brasil e em El Salvador, derrotar a extrema-direita 

“Grupos obscuros e ilegais que buscam interesses distantes da democracia lançaram um plano de golpe que rompe a institucionalidade do país. Responsabilizamos o Presidente da República (Nayib Bukele) por tudo o que acontecer daqui para a frente”, afirmou Oscar Ortiz, Secretário-Geral da FMLN.

Nidia Díaz, coordenadora do grupo parlamentar da FMLN na Assembléia Legislativa, expressou sua condenação pelas ações ilegítimas realizadas na tarde de domingo pelo Presidente da República.

“Esta tarde, fizemos muitas denúncias sobre a militarização da Assembleia Legislativa, denunciamos isso perante o mundo e exigimos desmilitarizar a Assembleia Legislativa, que é a casa do povo”, disse Diaz.

A parlamentar disse que um processo foi instaurado no Gabinete da Procuradoria de Defesa dos Direitos Humanos, contra o governo, por violação dos direitos dos deputados.

Díaz também pediu às forças políticas e sociais do país e da comunidade internacional que defendam a democracia e a resolução dos problemas através do diálogo e da consulta.

 

Leia também: