Luta dos povos

Em dia de novo ataque da “Coalizão Internacional”, Síria reafirma soberania

Os caças-bombardeiros da “Coalizão Internacional” liderada pelos EUA bombardearam aldeias no interior do leste da província síria de Deir Ezzor nesta quarta-feira (24) enquanto em Damasco o enviado especial da ONU reunia-se com o governo sírio, informa a agência de notícias Sana.

Segundo a agência, pelo menos oito civis perderam suas vidas e vários outros ficaram feridos em um ataque aéreo que atingiu uma casa na vila de Sousah, localizada a 160 km a sudeste da cidade de Deir Ezzor.

O bombardeio dos aviões da “Coalizão” coincidiu com intensos bombardeios da milícia das “Forças Democráticas da Síria” contra as casas dos civis.

No dia 12 deste mês, a aviação da “Coalizão Internacional” já havia bombardeado com bombas de fósforo branco, proibido internacionalmente, a cidade de Hagin no campo sudeste de Deir Ezzor.

Busca pela paz

Nesta mesma quarta-feira, o Ministro das Relações Exteriores e Expatriados, Walid Al-Moallem, recebeu, na sede do Ministério das Relações Exteriores da Síria, o enviado especial do Secretário Geral das Nações Unidas, Staffan de Mistura, e a delegação que o acompanha.

O ministro das Relações Exteriores da Síria reiterou o contínuo apoio de Damasco aos esforços destinados a alcançar uma solução política para a crise, e indicou que a Síria tratou positivamente os resultados da Conferência Inter Síria de Diálogo Nacional em Sochi, e o processo de formação de uma comissão para discutir a atual Constituição. Porém, ressaltou o ministro, a soberania nacional da Síria não está em questão: “O povo sírio tem o direito exclusivo de determinar o futuro de seu país e, portanto, todo este processo deve ser conduzido por sírios, tendo em mente que a Constituição é uma questão puramente soberana que é decidida pelo próprio povo sírio, sem qualquer interferência externa das partes que procuram impor sua vontade sobre o povo sírio“, disse Al-Moallem.

i21 com informações da Agência Árabe Síria de Notícias (Sana)

 

Leia também: