A bandeira da esperança nos 98 anos do PCdoB / The flag of hope in the 98 years of the PCdoB / La bandera de la esperanza en los 98 años del PCdoB
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) chega a seus 98 anos de atividades ininterruptas, que serão completados em 25 de março. As comemorações se darão em meio de uma grande batalha mundial contra o coronavírus, o que não é diferente em nosso país.
Estamos em meio a uma conjuntura internacional de profunda crise econômica e humanitária e uma conjuntura local de ameaças à democracia, à soberania nacional e aos direitos do povo brasileiro.
Fortalecida com a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) em 2019, a legenda comunista empreende resoluta oposição ao governo Bolsonaro para defender os interesses da nação e os direitos dos trabalhadores.
O Brasil vive uma situação em que as bases institucionais do regime democrático sofrem contínuo ataque e, se depender do projeto de poder do governo do presidente Jair Bolsonaro, podem ser destruídas. Dado cenário internacional de pandemia pelo Coronavírus e suas consequências humanitárias e econômicas, a situação interna se torna ainda mais dramática com os arroubos autoritários, anticientíficos e ignorantes por parte do governo central.
Chegamos à véspera do centenário com a experiência de quem, ao longo de quase um século, enfrentou ditaduras e governos autoritários que infestaram a história de nossa República, assim como a maioria dos países latino-americanos. O PCdoB comemora seu nonagésimo oitavo aniversário com o povo, seus eleitores, eleitoras, aliados e amigos, envidando esforços para unir um amplo leque de forças políticas, sociais, econômicas e culturais em defesa do Brasil.
O PCdoB compreende que a democracia é o alicerce no qual se ergue e se dinamiza o processo de luta pelo desenvolvimento soberano do nosso país. E é respirando o ar puro das liberdades que o povo e a classe trabalhadora melhor realizam as jornadas por seus direitos. O bolsonarismo não deixa margens para dúvidas de que representa o histórico oligárquico que nunca aceitou a via da democracia como caminho para o desenvolvimento nacional, com independência e garantia de direitos sociais.
O PCdoB é longevo, jovem e, sobretudo, contemporâneo. Seu Programa, assentado na formação e história de nosso país, associa reformas e revolução, socialismo e democracia, soberania e desenvolvimento, produção de riqueza e garantia de direitos e vida digna para o povo.
O caminho que aponta é o fortalecimento da nação por meio da luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento; o rumo é a transição do capitalismo ao socialismo. Esse Programa é a essência do itinerário que percorre desde 1922 e esteve presente em praticamente todos os embates da história da República. Nessa conjuntura do seu 98º aniversário, ele se revela, mais uma vez, essencial ao povo e ao país.
Direção Nacional do PCdoB