PCdoB saúda os 103 anos do Partido Comunista da China
O Partido Comunista do Brasil enviou congratulações ao Partido Comunista da China pelos seus 103 anos comemorados neste 1º de julho de 2024. Assinada pela presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e pela secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes, a nota destaca os feitos do Partido Comunista chinês desde a Revolução chinesa e a fundação da República Popular da China, a construção do socialismo e o papel fundamental que a país desempenha hoje no cenário mundial em defesa da paz.
Confira a íntegra da nota:
Ao secretário-geral do Partido Comunista da China
Presidente da República Popular da China
Camarada Xi Jinping
Estimado camarada,
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) celebra com grande alegria o 103º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, comemorado neste 1º de julho.
A história do Partido Comunista da China é plena de ricos ensinamentos para os povos que lutam pela libertação nacional e social. Uma das grandes virtudes da liderança chinesa foi conduzir a Revolução considerando fundamentalmente as peculiaridades nacionais e as particularidades de cada momento e etapa da luta.
A Revolução Chinesa e a fundação da República Popular da China foram marcos decisivos para o renascimento nacional chinês, tendo à frente o Partido Comunista da China.
A liderança do Partido Comunista da China tornou o país independente, abriu caminho para a construção do socialismo, enfrentou complexos problemas econômicos e sociais e retomou o processo de unificação do país, de construção de uma China una, indivisível e com plena integridade territorial.
A China vive atualmente a fase mais luminosa de sua milenar história, com um extraordinário desenvolvimento das forças produtivas, um vertiginoso progresso econômico, científico e tecnológico, uma rápida mobilidade social e a acelerada redução da pobreza, tendo alcançado o feito glorioso de extinguir a pobreza extrema.
Como potência consensualmente reconhecida, a China é um fator incontornável no cenário internacional, aliada estratégica das forças que lutam por um mundo livre do hegemonismo imperialista.
A fundação do PCCh foi, portanto, um evento transcendental, que ao longo do tempo mudou a China e impactou o mundo.
Sob o comando intimorato e competente do camarada Xi Jinping, o Partido Comunista da China celebra seu 103º aniversário com novas e maiores vitórias, ao mesmo tempo em que, com isso, fortalece também a luta por um mundo de “desenvolvimento compartilhado”, acentuando a busca por resolver as contradições internacionais através do diálogo e da cooperação, ou seja, a China é uma nação que desempenha papel fundamental na defesa da paz mundial.
Viverão eternamente na memória dos trabalhadores os nomes de Mao Tse-tung, Deng Xiaoping, Chou Enlai e muitos outros heróis desta longa marcha que completa 103 anos.
O tão almejado sonho chinês avança resolutamente, sendo que o alcançar deste sonho é resultado direto da direção do Partido Comunista da China.
Com nossas mais calorosas saudações fraternas,
Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB
Ana Prestes, secretária de Relações Internacionais do PCdoB