Entidades promovem debate “Internacionalistas pela Democracia”
Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) promovem, na próxima quarta-feira (24/10), às 19hs, na Faculdade de Direito da USP (Sala Pires da Motta), o debate “Internacionalistas pela Democracia”, reunindo nomes como Celso Amorim (ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil), Rubens Ricupero (jurista, historiador e diplomata), Luiz Carlos Bresser Pereira (economista, cientista político e social), entre outros. Segundo as entidades promotoras, o objetivo do evento é debater alguns “pressupostos da nação” que estão em xeque neste segundo turno da eleição presidencial, “como, por exemplo, as relações exteriores e a própria defesa da democracia”.
O evento é aberto ao pública sem necessidade de inscrição prévia. Leia abaixo o texto com a convocatória.
Internacionalistas pela Democracia
Este é um momento de extrema importância para a democracia brasileira. A proximidade do segundo turno coloca em xeque alguns pressupostos da nação como, por exemplo as relações exteriores e a própria defesa da democracia.
Para debater esses importantes pontos e se posicionar contra o fascismo o evento Internacionalistas Pela Democracia propõe um debate com diplomatas, acadêmicos e personalidades do mundo das Relações Internacionais.
Já está confirmado a participação de Celso Amorim, diplomata brasileiro, ex-ministro da defesa e por duas vezes Ministro das Relações Exteriores do Brasil e um dos maiores especialistas do mundo em relações internacionais.
Também estão convidados:
– Rubens Ricupero, jurista (formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo), historiador e diplomata brasileiro com proeminente atividade de economista;
– Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas e advogado brasileiro, além de ser professor da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, desde 1959;
– Samuel Pinheiro Guimarães, diplomata brasileiro. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) e mestre em economia pela Boston University;
– Tatiana Berringer é doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Pesquisa nas áreas de Política Externa Brasileira, Integração sul-americana, Teoria das Relações Internacionais e Teoria do Estado.
– Antonio Freitas, diplomata e gestor da Tapera Taperá.
O debate acontecerá no dia 24 de outubro às 19 horas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Sala Pires da Motta.
O evento é promovido pela UNE, ANPG, UBES, PROLAM, OCLAE, GR-RI, CEBRAPAZ, FENERI, MODERI e IntegRI
Os artigos e ensaios publicados na editoria TODO MUNDO (Opiniões e Debates) não refletem necessariamente a opinião do PCdoB sobre o tema abordado.