Visão Global

Eleições regionais na Venezuela: PSUV e Grande Polo Patriótico obtêm vitória esmagadora

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Pedro Calzadilla, autorizou nesta segunda-feira (22) as Juntas Regionais e Municipais a divulgarem os resultados oficiais das eleições regionais de domingo. O PSUV ganhou 20 de 23 governos regionais.

Na madrugada da segunda-feira foi divulgado o primeiro boletim eleitoral onde se anunciou que a afluência foi de 8 milhões 151 mil 791 eleitores dos 21 milhões 159 mil 186 inscritos, o que representa que 41,80% dos eleitores com direito a voto compareceram, percentagem bastante significativa em um país onde o voto é facultativo.

Com 90,21% dos votos apurados, Calzadilla informou que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou 20 dos 23 governadores do país, além da Prefeitura de Caracas, uma das mais importantes do país.

Enquanto isso, os observadores internacionais do processo eleitoral atestaram sua organização e lisura.

O presidente do Conselho Latino-Americano de Peritos Eleitorais (Ceela), Nicanor Moscoso, informou que o processo eleitoral da Venezuela está de acordo com os padrões internacionais.

Pudemos verificar que as telas para realização da votação estavam bem localizadas para que ninguém visse o que o eleitor estava fazendo, o protocolo de biossegurança estava adequado, o fechamento das mesas foi realizado no momento oportuno, as autoridades eleitorais e os cidadãos contribuíram de forma responsável”, sublinhou o especialista.

Por outro lado, ele lembrou que 16 auditorias independentes foram conduzidas com a participação de acadêmicos de alto nível, que concluíram que o sistema de votação era confiável e blindado.

A transmissão ao vivo das auditorias tornou o processo mais transparente, todas responderam às análises feitas pelos técnicos responsáveis”, frisou.

Maduro: Trabalhar pelo povo acima de qualquer divergência

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro exortou as autoridades eleitas nas eleições regionais e municipais a trabalharem pelo bem-estar da população, acima de qualquer divergência política.

No Palácio Miraflores, sede do Executivo, o presidente comemorou o triunfo dos candidatos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e seus aliados do Grande Polo Patriótico.

O chefe de estado enviou uma mensagem de agradecimento ao povo venezuelano pela vitória eleitoral que consolidou o PSUV como a principal força política do país.

Se estamos aqui, se hoje saímos vitoriosos, é porque criamos na consciência desse povo, desse poder popular, do qual nunca devemos nos separar, é a nossa alma que nos guia”, disse Maduro.

O mandatário reiterou ainda o seu apelo a todos os partidos e candidatos da Venezuela para que respeitem os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira, após contar com 90%.

Maduro ratificou também a disposição do Executivo nacional de trabalhar em conjunto com os governadores eleitos da oposição nos estados de Cojedes, José Alberto Galíndez, Nueva Esparta, Rafael Rodríguez, e Zulia, Manuel Rosales.

Com Prensa Latina

 

Leia também: