Visão Global

Simbólica vitória progressista em Chicago

No último dia 4 de abril, a cidade de Chicago nos Estados Unidos conheceu seu novo prefeito, após uma renhida campanha eleitoral em que duas poderosas forças política duelaram fortemente. De uma lado, o candidato das forças reacionárias e de extrema direita liderados por Paul Vallas. E de outro, o líder sindicalista progressista Brandon Johnson.

Por Pedro Oliveira*

Desta vez, as forças progressistas e populares venceram a direita contrariando todas as pesquisas que davam vitória a Paul Vallas até o último momento. Brandon Johnson é um ativista da comunidade afro-americana dos Estados Unidos, sindicalista e professor, tornou-se prefeito da grande cidade americana, com a participação entusiasmada da juventude e dos sindicalistas.

Trata-se de uma importante vitória com sentido simbólico contra as correntes de direita racistas — que em certa altura da campanha chegaram até a ameaçar o povo de que centenas de policiais iriam pedir demissão se Brandon ganhasse a eleição.

Quando foi perguntado pelos repórteres, após sua vitória, de como Brandon iria superar a distância entre os policiais e a população da cidade, ele reagiu dizendo: “Não há distanciamento, nós todos provavelmente queremos a mesma coisa para Chicago, que ela seja segura e próspera para todos!”

Brandon Johnson foi apoiado desde o início da campanha pelo Sindicato dos Professores de Chicago. Esta entidade sindical foi capaz de realizar um incrível trabalho de base — casa a casa — explicando a milhares de moradores os eixos principais do candidato progressista, e alertando sobre a política destrutiva de Paul Vallas contra a educação pública de qualidade.

Várias centrais sindicais também apoiaram Brandon, como o Sindicato das Enfermeiras, entidades que mereceram o agradecimento do novo prefeito da cidade em seu discurso da vitória: “Chicago é, e sempre será uma grande cidade polo do sindicalismo!”

A Central sindical CTU, em uma nota comemorando o grande feito da vitória de Brandon, registrou: “O que começou em 2012 como um movimento por melhores escolas, floresceu em toda a cidade como um movimento multirracial, multiétnico, multi-geracional, que fez o impossível: eleger um professor de escola pública de nível médio, filho de um pastor, como prefeito de Chicago”.

A vitória de Brandon Johnson na terceira maior cidade dos Estados Unidos revelou a trajetória extraordinária de um candidato desconhecido há um ano. Ele atraiu a atenção e o apoio do movimento progressista nacional de seu país e do senador independente Bernie Sanders.

Em seu discurso de agradecimento pelo apoio recebido, Brandon também destacou “um novo capítulo na história da cidade!” Ele se comprometeu em sua administração “a levar em conta todos os cidadãos e cidadãs de Chicago, independentemente de sua renda, independentemente de quem cada um ama, ou de sua origem”.

Reverenciou igualmente os líderes do movimento pelos direitos civis, como Martin Luther King e Jesse Jackson, afirmando que sua vitória é a continuidade de seus legados históricos.

*Jornalista, assessor da presidência do PCdoB

EUA

Leia também: