Síria denuncia nova agressão israelense
Nesta quarta-feira (13) a Agência de Notícias Sana reportou que “o inimigo israelense lançou um ataque aéreo depois da meia-noite de terça-feira contra a cidade de Deir Ezzor (capital da província de mesmo nome), e o município de Bukamal, no sudeste da província”. Ainda segunda a agência síria “às 1h10 desta quarta-feira, o inimigo israelense realizou um ataque aéreo contra a cidade de Deir Ezzor e o município de Bukamal, e os resultados do ataque estão sendo verificados”.
Durante este mesmo dia, a Síria denunciou que a agressão israelense em áreas da província de Deir Ezzor coincide com as práticas “terroristas, criminosas e repressivas cometidas contra o povo sírio em Hasakeh, Deir Ezzor e Raqa pela milícia separatista ‘Forças Democráticas da Síria’ (FDS), apoiada pelas forças de ocupação norte-americanas e a chamada ‘Coalizão Internacional’.”
Esta posição foi expressa em carta enviada pelo Ministério das Relações Exteriores e Expatriados ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e à Presidência do Conselho de Segurança, sobre a recente agressão israelense contra a cidade de Deir Ezzor e o município de Bukamal.
“A Síria considera que a frequência e coincidência de agressões israelenses com ataques terroristas demonstram mais uma vez que há acordo e coordenação entre todas as partes hostis na Síria que se revezam para implementar sua agenda comum de apoio ao terrorismo e materializa alguns projetos separatistas em a região”, indica o texto.
A carta ratifica a determinação do governo sírio de, com a ajuda de países amigos e aliados, recuperar e libertar todos os territórios ocupados e reconstruir o que foi destruído pelos terroristas e seus apoiantes.
“O povo sírio está mais convencido do que nunca da inevitabilidade de sua vitória sobre o terrorismo e da recuperação do Golã Sírio ocupado“, acrescentou o texto.
A chancelaria concluiu sua carta exigindo que o Conselho de Segurança tome medidas firmes e imediatas para pôr fim à agressão israelense contra a Síria e seu povo, além de obrigar o inimigo israelense a respeitar as resoluções relativas ao Acordo de Separação de Forças.
O inimigo israelense lançou um ataque aéreo na manhã de quarta-feira contra a cidade de Deir Ezzor (chefe da província de mesmo nome), e o município de Bukamal, no sudeste da província.
Com Agência Sana