PCdoB – Pronunciamentos

Condenamos as tentativas de desestabilização de Cuba

Nos últimos dias foram difundidas notícias de protestos em algumas cidades da região oriental de Cuba, especialmente pelas más condições de fornecimento de energia elétrica no país e distribuição de alimentos. Dificuldades reconhecidas pelo próprio governo do Presidente Díaz-Canel e o Partido Comunista de Cuba.

As cenas mais uma vez foram manipuladas e bastante exploradas por aqueles que atuam em apoio a grupos, sediados especialmente em Miami, nos EUA, organizados para a desestabilização política do país. Não revelam, por exemplo, as imagens de dirigentes do governo cubano atendendo à população e suas demandas ao longo dos protestos.

Por outro lado, e neste nos colocamos, esta é mais uma oportunidade para denunciar os efeitos do criminoso bloqueio econômico imposto pelos EUA e seus aliados ao povo cubano e seu governo legítimo. Pretendem interferir na ordem interna do país e provocar distúrbios que oportunamente serão utilizados contra as autoridades do país.

Os que promovem a ingerência são os mesmos que recrudescem as medidas do bloqueio econômico e mantém Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, quando isso não faz o menor sentido. Terroristas são justamente os que hoje financiam as guerras e realizam um genocídio à luz do dia da população palestina.

 

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais do PCdoB

Leia também: