PCdoB – Pronunciamentos

Encontro Nacional Sobre Questões Internacionais: Moção de apoio ao Nobel da Paz para as Brigadas Henry Reeve

O Partido Comunista do Brasil apoia a outorga do prêmio Nobel da Paz às Brigadas Henry Reeve

O Partido Comunista do Brasil propõe a outorga às Brigadas Henry Reeve, de Cuba, do Prêmio Nobel da Paz, como uma necessária demonstração de Justiça.

As Brigadas Henry Reeve realizam desde 2005, por meio de seus médicos, médicas e profissionais de saúde, um notável trabalho humanitário e voluntário em situações de desastres, epidemias e conflitos, numa escala planetária. Seu objetivo é salvar vidas que estejam ameaçadas em qualquer lugar do mundo. Já estão presentes em mais de 60 países. Receberam essa designação em homenagem a um jovem estadunidense que, originário do Brooklin, nos Estados Unidos, aos 19 anos incorporou-se às lutas emancipacionistas do povo cubano, chegando ao posto de general do Exército de Libertação.

O povo cubano desenvolve esse trabalho, por meio dos médicos e médicas das Brigadas Henry Reeve, em condições adversas causadas pelo perverso e ilegal bloqueio econômico à nação caribenha pelos EUA. Apesar desses obstáculos, os esforços cubanos têm sido coroados de sucesso e impactaram positivamente a vida de milhões de pessoas em dezenas de países. Em algumas situações dramáticas, como a da epidemia do Ebola na África, o trabalho abnegado das Brigadas Henry Reeve demonstrou-se decisivo para sua erradicação.

As Brigadas realizam, sem esperar qualquer retribuição, o que é de mais humano em nós: a solidariedade. Seus integrantes arriscam a própria vida para garantir a vida de seus semelhantes em qualquer parte do mundo. Seu trabalho favorece a paz em ambientes de conflitos, ao levar saúde e vida digna às vítimas de ações de guerra e do descaso governamental. Promover a paz significa proteger os ameaçados de morte e que são submetidos à violência estrutural e ao sofrimento. Com esse importante trabalho, as Brigadas tornaram-se referência internacional de solidariedade. Ao se comprometer de maneira tão profunda com a Humanidade, as Brigadas Henry Reeve se habilitam ao Prêmio Nobel da Paz.

O sucesso de tais iniciativas foi reconhecido com a outorga às Brigadas Henry Reeve do Prêmio Foetus, da Itália, em 2016, e do Prêmio Lee Jong Wook, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017. Atualmente, mesmo sob os efeitos de um devastador bloqueio econômico, as Brigadas Henry Reeve combatem a COVID-19 em 24 países com 26 brigadas de médicos e milhares de profissionais. O exemplo dado por esse contingente de voluntários da área da saúde é um paradigma importantíssimo de ação humanitária, de solidariedade entre os povos, da promoção da paz.

Amargando o sofrimento causado pela pandemia da COVID-19, que já ceifou três milhões de vidas, a principal tarefa da Humanidade na atualidade é salvar vidas. Assim, considerando a grandeza e solidariedade dos médicos e médicas das Brigadas Médicas Henry Reeve, cujo principal objetivo é salvar vidas em todos os recantos do Planeta, solicitamos seu apoio à concessão do Prêmio Nobel da Paz às Brigadas. Essa decisão certamente fortalecerá a paz e a solidariedade mundial.

9 de abril de 2021

 

Leia também: