PCdoB – Pronunciamentos

Encontro Nacional Sobre Questões Internacionais: Moção de repúdio ao imperialismo dos EUA

Basta de bloqueios, ameaças e agressões do imperialismo aos povos de todo mundo!

O mundo vive hoje uma situação de grave perigo e de grande instabilidade, decorrente das múltiplas agressões – inclusive armadas – dos Estados Unidos da América contra nações soberanas, à revelia da ONU e em afronta ao Direito Internacional. Situação que pode evoluir para sérios confrontos armados, inclusive nucleares.

Arvorando-se “donos do mundo”, os Estados Unidos conclamam abertamente a uma cruzada contra a China e a Rússia – acusadas do “crime” de obstaculizarem o seu domínio absoluto sobre o Planeta –, instalam sistemas de mísseis nucleares em suas fronteiras, enviam frotas de guerra para suas costas, articulam alianças militares contra esses países, promovem manobras militares de caráter agressivo e interferem abertamente nos seus assuntos internos – como em Taiwan, Hong Kong, Tibete, Xinjiang e Mar do Sul da China, no caso da China, e Chechênia, Ossétia do Sul e Ucrânia, no caso da Rússia. Sanções unilaterais, bloqueios econômicos e tecnológicos, tentativas de desmoralizar os seus governantes também fazem parte do seu arsenal de vilanias.

As agressões e as ameaças estadunidenses à Síria – devastada por dez anos de intervenção militar terrorista –, à República Popular Democrática da Coreia e Cuba – submetidas a um bloqueio econômico desumano e ilegal–, ao Iraque, Irã, Venezuela, Bielorússia e tantos outros países, revelam a atuação hipócrita e criminosa dos EUA no mundo hoje.

É preciso entender que o mundo mudou e que a nova ordem internacional multipolar que vai se impondo exige respeito à soberania das nações, requer que as divergências sejam solucionadas sem o uso de força e que nenhum país se coloque acima da ONU e do Direito Internacional.

Por tudo isso, repudiamos integralmente as agressões econômicas e militares dos Estados Unidos contra nações soberanas e o Direito Internacional e conclamamos todos e todas a denunciarem as suas atitudes belicistas, que põem em risco a própria existência da humanidade!

09/04/2021

 

Leia também: