Encontro Nacional Sobre Questões Internacionais: Moção em solidariedade ao povo venezuelano
Recentemente o Brasil pôde contar com a fundamental solidariedade do povo venezuelano, através do governo de Nicolás Maduro, em um dos eventos mais dramáticos da história brasileira quando do colapso sanitário em Manaus durante a pandemia do novo coronavírus. Ao se ver desprovido de estoques de oxigênio líquido de uso hospitalar, o governo do Amazonas foi socorrido com o envio de centenas de cilindros de oxigênio produzidos em solo venezuelano. O próprio governador reconheceu a importância da ajuda.
Esse gesto se deu justamente durante a vigência do governo brasileiro que mais atacou o povo e o governo venezuelano. O governo Bolsonaro, desde que tomou posse adotou uma posição beligerante e até mesmo um eventual apoio a uma intervenção militar ao país vizinho foi ventilada. Investiu no Grupo de Lima como instrumento de desestabilização do país e insiste em expulsar os diplomatas venezuelanos em plena pandemia, impedido por decisão do STF.
Na contramão dos ataques, o governo venezuelano tem resistido às investidas e conseguiu isolar a oposição golpista capitaneada por Juan Guaidó e retomou a estabilidade política com as últimas eleições parlamentares. Firmou importantes parcerias com Rússia, China e Irã. Após a eleição de Joe Biden, nos EUA, trabalha para recuperar as relações diplomáticas e abolir as sanções econômicas impostas por Trump.
O PCdoB apoia a soberania e autodeterminação do povo venezuelano. Agradecemos a pronta solidariedade nesse agudo momento da crise sanitária em nosso país. Estamos unidos na luta pela paz e a integração da América do Sul. Contra o imperialismo e a guerra.
09/04/2021