PCdoB envia condolências pela morte de Li Keqiang
Em mensagem enviada ao Secretário Geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, e a Secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes, expressaram, em nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o pesar pela morte do importante dirigente Li Keqiang, que faleceu de ataque cardíaco, nesta sexta-feira (27), aos 68 anos. No mesmo dia, a embaixada da República Popular da China no Brasil agradeceu o envio das condolências, ressaltando os méritos de Keqiang. Leia, abaixo. a nota do PCdoB e em seguida a resposta da embaixada.
______________________________________________________________________
Ao secretário-geral do Partido Comunista da China
Xi Jinping, Presidente da República Popular da China
Estimado camarada,
Foi com consternação que recebemos a informação sobre o falecimento de Li Keqiang, importante dirigente com quase 50 anos de dedicação ao trabalho revolucionário nas fileiras do Partido Comunista da China. Li Keqiang sempre atuou com grande disciplina e competência, chegando a ocupar altos postos de responsabilidade no partido e no Estado, como o de primeiro-ministro e membro permanente do Birô Político dos Comitês Centrais do 17º, 18º e 19º Congressos.
No obituário emitido conjuntamente pelo Comitê Central do PCC, pelo Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), pelo Conselho de Estado e pelo Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Li Keqiang foi exaltado como “um excelente membro do PCC, um soldado comunista leal e testado pelo tempo e um notável revolucionário proletário, estadista e líder do Partido e do Estado”.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa suas sentidas condolências à família, amigos e camaradas de Li Keqiang, bem como ao PCC e a todo o povo chinês por esta importante perda, confiantes de que a República Popular da China continuará de forma exitosa a construir o socialismo com características chinesas na nova era, construção para a qual Li Keqiang deu inesquecíveis contribuições.
Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB
Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais do PCdoB
_________________________________________________________________________
Resposta da embaixada da República Popular da China:
A vida do camarada Li Keqiang foi uma vida de revolução, uma vida de luta, uma vida de glória, uma vida de serviço ao povo de todo o coração e uma vida de devoção à causa do comunismo. Sua morte é uma grande perda para o partido e para o país. Devemos transformar a dor em força, aprender com o seu espírito revolucionário, caráter nobre e estilo requintado, e trabalhar juntos em unidade para promover de forma abrangente a construção de um país forte e a grande causa do rejuvenescimento nacional com a modernização ao estilo chinês. Agradecemos pela mensagem de condolências.