PCdoB – Pronunciamentos

PCdoB: Solidariedade ao deputado Ofer Cassif e aos pacifistas israelenses

O deputado comunista israelense Ofer Cassif já sofreu agressões e agora está ameaçado de cassação, mas não esmorece em defesa da justiça

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou uma mensagem de solidariedade aos comunistas israelenses, diante da perseguição empreendida pelo Estado sionista contra todos os que, em Israel, denunciam o genocídio palestino. O deputado comunista Ofer Cassif está ameaçado de cassação pela extrema-direita. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Brasília, 16 de janeiro de 2024

Intensifica-se a repressão promovida pelo Estado sionista contra os que denunciam o genocídio do povo palestino e em especial contra o Partido Comunista de Israel.

Nos próximos dias 20 e 21 de janeiro a extrema-direita tentará cassar o mandato do deputado comunista Ofer Cassif, por ter assinado, junto com outras 850 personalidades israelenses, um manifesto de apoio à petição da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU, acusando Israel pelo crime de genocídio.

A tentativa de calar os dissidentes está ao lado da mais plena liberdade para os apelos ao assassinato em massa. O vice-presidente do Knesset (o parlamento israelense), Nissim Vaturi, declarou recentemente que Israel deveria “deixar de ser humano” e “queimar Gaza agora”, acrescentando que “Não há inocentes lá (em Gaza).” E para deixar ainda mais claro seu posicionamento, Nissim afirmou que “não tem piedade daqueles que ainda estão lá. Precisamos eliminá-los”, defendeu.

A verdade é que cada vez mais a pretensa democracia israelense se desmascara como um regime racista e neofascista. Manifestações contra o massacre são proibidas pela polícia, como aconteceu na última quinta-feira (11), em Haifa, e ativistas pela paz são perseguidos e ameaçados.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa sua mais irrestrita solidariedade ao deputado Ofer Cassif, aos dirigentes e militantes do corajoso e heroico Partido Comunista de Israel, bem como a todos os judeus e árabes israelenses que lutam, ao lado dos palestinos, contra o criminoso regime sionista.

 

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais do Comitê Central

Leia também: