Secretaria de Política e Relações Internacionais reconfigura seu funcionamento
No dia 22 de julho de 2018 o Comitê Central elegeu Walter Sorrentino como novo Secretário de Política e Relações Internacionais. Walter passou então a acumular esta nova função com as que já exercia como vice-presidente nacional do PCdoB.
Sorrentino assumiu a pasta de Secretário de RI durante o curso da luta eleitoral e em um cenário nacional e internacional muito turbulento. Mesmo assim, o dirigente comunista promoveu uma ampla discussão com os quadros diretamente ligados à Secretaria, visando definir as linhas de continuidades e as necessárias atualizações do trabalho internacional, capazes de responder às novas questões que surgem fruto da veloz, dramática e por vezes contraditória evolução da situação internacional e da radical viragem política no Brasil.
Segundo Walter Sorrentino, “o PCdoB acumula grande experiência e prestígio em sua atuação internacional. Temos dezenas de quadros especializados nesta seara, muitos deles se dedicam a valiosos estudos sobre diversificados temas ligados ao internacionalismo proletário: economia internacional, China e demais países socialistas, os povos em luta contra o colonialismo e o imperialismo, o movimento comunista, a solidariedade internacional de massa, o trabalho internacional dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, etc. Um desafio é fazer com que todo este patrimônio acumulado seja posto em movimento de forma coordenada, inclusive no que tange a encontrar novas respostas para os novos desafios da cena internacional” diz Walter.
O novo secretário também defende que o trabalho internacional deve estar cada vez mais articulado com os objetivos do Programa Socialista do PCdoB:
“Em todos os campos da ação partidária temos como norte o Programa Socialista do PCdoB e em nosso trabalho internacional não é nem pode ser diferente. Como se sabe, o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é o caminho brasileiro para o socialismo, segundo propõe o PCdoB. No entanto, dada a importância geopolítica do Brasil, a consecução do NPND só será possível em um outro ambiente mundial, diverso do que vivemos hoje”, afirma o dirigente comunista.
No dia 10 de outubro estreou o site i21, porta-voz da SPRI e em janeiro concluiu-se uma primeira fase da reconfiguração do trabalho internacional, através da reorganização da Comissão de Política e Relações Internacionais, que passa a ser composta pelos seguintes camaradas:
Walter Sorrentino – Secretário de Política e Relações Internacionais
Ana Prestes – Secretária Adjunta e responsável por acompanhar o Foro de São Paulo e América Latina
Antônio Barreto (Barretinho) – África, responsável pela fração comunista do Cebrapaz, Presidente do Cebrapaz
Moara Crivelente – Oriente Médio e Europa
Pedro Oliveira – Coordenador da relação com as embaixadas e com os países socialistas, Brics
Raul Carrion – Mercosul
Rubens Diniz – Crise capitalista, geopolítica, Brics
Socorro Gomes – Trabalho de Solidariedade Internacional – Presidenta do Conselho Mundial da Paz
Wevergton Brito – Editor do i21, responsável pelo acompanhamento do movimento comunista e do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), secretário-geral do Cebrapaz
Ainda neste primeiro semestre será organizado um Encontro Nacional de Questões Internacionais, cuja convocação será feita em breve.