Solidariedade

A Batalha da China contra o coronavírus VIII – “O Amor prevalecerá”

Oitava parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria. O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus  / Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho” / Parte III – A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante! / Parte IV – A Batalha da China contra o coronavírus IV – O Hospital Huoshenshan / Parte V – A Batalha da China contra o coronavírus V – “Não sou um vírus” / Parte VI – A Batalha da China contra o coronavírus VI – Luta em diferentes campos  / Parte VII – A Batalha da China contra o coronavírus VII – “À queima roupa”

Neste link, o livro em PDF. Boa leitura.

 

Nós sempre te garantiremos

Lei Lihua coordena o controle comunitário da epidemia por telefone / Foto de Li He – Agência de Notícias Xinhua

Wuhan, 12 de fevereiro de 2020 – Lei Lihua, uma mulher vigorosa e resoluta, é secretária do Comitê Comunitário do Partido Comunista da China de Shenyang, no distrito de Jiang’an, Wuhan. A Comunidade de Shenyang é uma antiga área residencial com edifícios que remontam às décadas de 1930 e 1940. Os residentes são principalmente idosos e inquilinos. Desde o surto do COVID-19, as 3 mil famílias foram divididas em quatro grupos de acordo com a localização; as dezessete entradas do conjunto habitacional estão sob controle ativo, e cada entrada tem voluntários medindo temperaturas e distribuindo diariamente suprimentos aos moradores.

Em 2 de fevereiro de 2020, Wuhan adotou a política de admissão incondicional para pacientes diagnosticados, tratamento isolado para pacientes suspeitos e observação isolada para pacientes com febre e contatos próximos dos infectados. Ao longo de uma semana, Lei e seus colegas de trabalho identificaram 67 desses pacientes e os transferiram para os hospitais designados para tratamento ou isolamento.

Esta manhã, a comunidade de Lei identificou mais um caso de infecção e mais dois casos suspeitos. Ela fazia telefonemas frequentes para coordenar as famílias dos pacientes, a comunidade, a vizinhança e os hospitais, na esperança de ajudar os pacientes a serem internados hoje.

O controle da epidemia na comunidade em Wuhan envolve um conjunto de tarefas rotineiras e diversas, mas é extremamente importante. Durante a epidemia, os trabalhadores comunitários tornaram-se um forte apoio aos moradores da cidade fechada, atendendo às necessidades imediatas das menores unidades da sociedade. Lei recebe muitas ligações todos os dias de idosos indefesos ou de residentes preocupados. Ela responde às perguntas pacientemente, os acalma e impede que a ansiedade se espalhe.

Trato todas as preocupações dos residentes com seriedade. Ao ajudar os moradores a conseguir o que precisam, sinto-me participante e útil”, Lei sorri.

Desde 20 de janeiro ela descansa pouco – o telefone está ligado 24/7. Quando a noite cai, ela está sempre exausta e sua voz fica rouca. Pensando nos trabalhadores médicos da linha de frente, sente-se feliz por não estar separada de sua família. Não importa quão tarde ela chega em casa, sempre há quartos limpos e refeições quentes. “Ocasionalmente, quando chego mais cedo, meu marido me ajuda a limpar e relaxar. Ele cozinha refeições, lava as roupas e cuida do nosso filho e do meu sogro. Nestes tempos excepcionais, meu marido me garante.”

(traduzido da reportagem “Os interesses dos residentes são minhas principais prioridades” pela Agência de Notícias Xinhua)

 

Wuhan, 13 de fevereiro de 2020

– Em uma conversa por telefone com Mahathir Mohamad, primeiro-ministro da Malásia, o presidente Xi Jinping disse: “Primeiro-ministro, você é um velho amigo do povo chinês. Seu convite para uma conversa por telefone, neste momento crítico da batalha da China contra o coronavírus, demonstrou a amizade da Malásia e o apoio à China.” Por sua parte, Mahathir disse que seu país aprecia os grandes esforços da China e o progresso positivo no controle da epidemia. Considerou essas ações como a contribuição de um país importante e responsável para salvaguardar a segurança pública mundial.

– Seguindo uma ordem da Comissão Militar Central, outros 2.6 mil trabalhadores médicos militares estão indo para Wuhan para ajudar a combater a epidemia. Eles têm a tarefa de tratar pacientes no Hospital Taikang Tongji e no Hospital Provincial de Maternidade e Saúde Infantil de Hubei (filial de Guanggu), seguindo o modelo operacional do Hospital Huoshenshan. O primeiro grupo de 1,4 mil pessoas chegou hoje a Wuhan e o tratamento médico deve começar o mais rápido possível.

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19 para estruturar ainda mais o controle da epidemia e melhorar a eficácia do tratamento e a eficiência da pesquisa e desenvolvimento médico.

– Dois grupos de pesquisa separados, liderados por Zhong Nanshan e Li Lanjuan, da Academia Chinesa de Engenharia, isolaram novas cepas de coronavírus de amostras de fezes de pacientes infectados. A descoberta confirma que as fezes dos pacientes contêm o vírus vivo.

 

Rumo a Wuhan

Os aviões de transporte da Força Aérea do Exército de Libertação Popular Y-20 seguem para Wuhan para fazer entregas emergenciais de suprimentos e transportar equipes médicas / Foto: Liyun – Agência de Notícias Xinhua

Wuhan, 13 de fevereiro de 2020 – Por volta das 9:30h, um total de onze aeronaves de transporte da Força Aérea do Exército de Libertação Popular, incluindo vários Y-20, Il-76 e Y-9, chegaram ao Aeroporto Internacional Tianhe, em Wuhan, transportando trabalhadores e suprimentos médicos de sete cidades da China – Urumqi, Shenyang, Xining, Tianjin, Zhangjiakou, Chengdu e Chongqing.

Esta é a primeira utilização da aeronave de transporte Y-20, fabricada no país e apelidada de “gordinha”, em operações militares em tempos de paz.

Uma sucessão de aviões fretados, cheios de equipes e de suprimentos de socorro, chegou a Wuhan. Só hoje, o aeroporto recebeu 86 voos, 3.708 passageiros e 489 toneladas de suprimentos, incluindo 350 toneladas de suprimentos médicos.

Cerca de 340 voos de vinte companhias aéreas civis mantêm o aeroporto de Wuhan ocupado dia e noite. Eles correm para trazer socorro a Wuhan de todas as partes do país. Durante os voos, todos os controladores de tráfego aéreo enviam os melhores votos nas telas de radar aos trabalhadores médicos. “Obrigado pelos seus esforços. Espero vê-lo de volta, triunfante.”

A estação ferroviária Wuhan está quase vazia desde o surto de COVID-19.

Hoje, as três estações ferroviárias de Wuhan – Wuhan, Wuchang e Hankou – enviaram zero passageiros, mas receberam 255 passageiros e 1.729 toneladas de suprimentos, incluindo 485 toneladas de alimentos, 186 toneladas de vegetais e frutas e 1.057 toneladas de materiais de construção e máquinas.

A estação ferroviária Wuhan parou de vender bilhetes, recebendo apenas trens que transportam equipes e suprimentos. Um total de 120 trens de alta velocidade chegaram a Wuhan, transportando 2.200 médicos e 8 mil caixas de suprimentos médicos de outras partes do país. Os trabalhadores da estação ferroviária movimentam mais de dez toneladas de carga por dia.

Trazendo esperança e força, o transporte de cargas é a chave para garantir o suprimento das necessidades diárias do povo de Wuhan.

O rio Yangzi é a principal artéria do transporte fluvial da China. Na batalha contra o coronavírus, o rio assumiu maior importância ao garantir o suprimento de energia e das principais necessidades diárias de Wuhan.

Hoje, o porto de Wuhan movimentou 78 mil toneladas de carga (excluindo contêineres) – 71.600 toneladas de carga de entrada e 6.400 toneladas de carga de saída. A carga de entrada incluía 2.100 toneladas de grãos, 2.200 toneladas de carvão, 65.200 toneladas de minérios e 2.100 toneladas de aço. A carga de saída era toda de aço.

(traduzido da reportagem “Socorro a Wuhan por via aérea, terrestre e fluvial” pela Agência de Notícias Xinhua)

 

Wuhan, 14 de fevereiro de 2020

– Em seu papel de chefe da Comissão Central para o Aprofundamento da Reforma, o presidente Xi Jinping discursou na 12ª reunião da comissão. Ele disse: “A batalha contra o COVID-19 é um grande teste do sistema e da capacidade de governança da China. A China deve melhorar as medidas institucionais e sistêmicas de prevenção e controle de epidemias com base em pesquisas, aprimorar o sistema nacional e a capacidade de resposta a emergências de saúde pública.”

– O primeiro-ministro Li Keqiang inspecionou o trabalho de controle de epidemias na estação ferroviária oeste de Pequim e verificou o efeito de instruir as pessoas a escalonarem suas viagens de retorno a Pequim após o feriado do Ano-Novo Chinês.

– O Grupo de Direção Central, liderado pelo vice-primeiro-ministro Sun Chunlan, visitou o Comando de Hubei para Controle e Prevenção COVID-19 em Wuhan. Sun instou as autoridades locais a implementar as medidas adotadas pelas autoridades centrais e a fazer novos planos para proteger Wuhan e permitir que Hubei vença a epidemia.

– Um centro de tratamento temporário no Centro Esportivo Ao Ar Livre em Dahuashan, no distrito de Jiangxia, Wuhan, é oficialmente colocado em atividade, oferecendo terapia tradicional chinesa integrada à medicina ocidental.

– Em uma conferência de imprensa do mecanismo de prevenção e controle do Conselho de Estado, a Comissão Nacional de Saúde anunciou que, durante a prevenção e controle do COVID-19, trabalhadores médicos que forem infectados ou morrerem com o vírus durante o desempenho de suas funções serão classificados como vítimas de lesão no local de trabalho e se beneficiarão do seguro contra acidentes de trabalho, de acordo com a lei.

 

O amor prevalecerá sobre a epidemia

Wuhan, 14 de fevereiro de 2020 – À meia-noite, Wang Yinghe dirige devagar atrás de sua esposa Wang Xiaoting, que está caminhando para o trabalho.

Wang Xiaoting é pediatra no Hospital Wuchang, um dos hospitais designados para pacientes com COVID-19 em Wuhan.

Ela trabalha na linha de frente desde 23 de janeiro. Para proteger sua família do risco de infecção, ela insistiu em morar em um hotel próximo ao hospital e caminhar para o trabalho. Ela trabalha três turnos da noite toda semana e caminha para o hospital à meia-noite. Para garantir sua segurança, o marido queria levá-la ao trabalho. Mas ela se recusou a entrar no carro, preocupada que o marido pudesse ser infectado. Eles chegaram a um acordo: ele dirigia devagar com os faróis acesos, seguindo-a.

Embora estejam separados pelo surto de coronavírus, ele a protege com todos os meios à sua disposição. Apesar de todas as dificuldades, o amor prevalece.

(traduzido da reportagem da Agência de Notícias Xinhua)

 

Heilongjiang, 15 de fevereiro de 2020

– O grupo de direção central liderado pelo vice-primeiro-ministro Sun Chunlan visitou o Hospital Taikang Tongji e o Hospital Youfu, em Wuhan. Sun inspecionou a admissão e tratamento de pacientes e a preparação de leitos hospitalares e enfatizou a necessidade de melhorar a capacidade de admissão dos hospitais para fornecer tratamento a tempo.

– Os orçamentos fiscais em todos os níveis alocaram RMB 90,15 bilhões de subsídios para o controle da epidemia. Destes, RMB 25,29 bilhões foram provenientes das finanças do governo central.

– Para proteger Hubei durante o surto de COVID-19, os governos das províncias de toda a China despacharam 217 equipes médicas compostas por 25.633 membros, e os militares empregaram um total de 4 mil médicos que trabalham na linha de frente em três grupos. A escala e a velocidade da distribuição de pessoal médico para o controle epidêmico em Hubei em 2020 excedem em muito o esforço de alívio do terremoto de Wenchuan em 2008.

 

A primeira neve em Wuhan

Um trem de carga carregado com 3 mil toneladas de grãos deixa Heilongjiang para Hubei / Foto de Yuan Yong – people.cn

Heilongjiang, 15 de fevereiro de 2020 – Ao meio-dia, uma neve pesada começou a cair em Wuhan, a primeira neve da cidade neste ano.

À noite, a quinta equipe médica de Heilongjiang, província mais ao norte da China, partiu para ajudar a combater o COVID-19 em Hubei. Até este momento, Heilongjiang despachou um total de 1.014 médicos para trabalhar na linha de frente.

Desde o surto, milhares das melhores equipes médicas das três províncias do nordeste de Heilongjiang, Jilin e Liaoning têm se reunido em Hubei, trabalhando nos hospitais da linha de frente de Wuhan, como Leishenshan, Jinyintan e Tongji (filial de Zhongfa Xincheng).

No dia 12 de fevereiro, ao avistar no aeroporto a terceira equipe médica partindo para Hubei, Zhang Qingwei, chefe do Grupo Líder do Comitê Provincial de Prevenção e Controle do COVID-19 do Partido Comunista da China de Heilongjiang, disse: “Heilongjiang e Hubei estão longe um do outro no mapa. Mesmo assim, as pessoas das duas províncias estão em contato próximo. Em cada inverno, durante o Festival de Gelo de Harbin, grande número de turistas de Hubei vem a Heilongjiang. Por favor, envie nossos melhores votos para o povo de Hubei. Vamos nos encontrar em Harbin no próximo inverno. Bem-vindos a Harbin, para aproveitarmos nossas melhores paisagens de neve.”

O nordeste é a base da indústria pesada da China. A Neusoft, uma fornecedora de equipamentos médicos com sede em Shenyang, Liaoning, doou RMB 2,7 milhões em equipamentos de tomografia computadorizada e softwares de ponta. As equipes médicas de Jilin e Liaoning até enviaram caravanas médicas a Hubei para fornecer tratamento móvel a tempo.

O nordeste também é o celeiro da China. Uma doação de Heilongjiang para Hubei totalizou 3 mil toneladas de grãos, incluindo arroz, soja e milho. O arroz vem das melhores variedades, todos recém-colhidos. O arroz é embalado em pacotes pequenos, fáceis de transportar e distribuir.

O nordeste também é conhecido pela produção de leite em pó. A Feihe, uma empresa de leite em pó com sede em Qiqihar, Heilongjiang, doou fundos e leite em pó num valor total de RMB 200 milhões. Funcionários da Harbin Electric Corporation doaram 60 mil máscaras N95 para médicos que trabalham na linha de frente em Wuhan.

Na batalha contra o COVID-19, as províncias do nordeste deram o melhor que tinham para Wuhan, seja em pessoal ou suprimentos.

(traduzido da reportagem “Generoso e abnegado apoio do Nordeste da China” pela Agência de Notícias Xinhua)

 

Suizhou, 16 de fevereiro de 2020

– À tarde, o vice-primeiro-ministro Sun Chunlan visitou uma comunidade residencial em Suizhou, Hubei, para orientar sobre prevenção e controle de epidemias. Enfatizou a importância de medidas de prevenção para salvaguardar a saúde pública.

– Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, disse em Islamabad, no Paquistão, que confiava em que a China estava combatendo a epidemia ao tomar medidas eficazes.

– A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma anunciou um adicional de RMB 230 milhões do Orçamento Central para centros de tratamento temporário em Wuhan, para a compra de equipamentos e móveis, a fim de acomodar mais pacientes.

– Até a meia-noite de 15 de fevereiro, as percentagens de casos graves em relação aos demais casos confirmados em Wuhan, Hubei, e em todo o país, diminuíram significativamente. A proporção de casos graves em Wuhan atingiu o pico de 32,4% em 28 de janeiro e caiu para 21,6% em 15 de fevereiro. A de outras partes de Hubei caiu de 18,4% em 27 de janeiro para 11,1%. E a do resto do país caiu de 15,9% em 27 de janeiro para 7,2%.

(continua no dia 13/04/2020)

 

Leia também: