CEBRAPAZ conclui assembleia com resolução política, moções de solidariedade e nova direção
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) realizou sua 6ª Assembleia Nacional em 10 de dezembro, marcando o 19º aniversário da entidade. O evento ocorreu na sede da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) em São Paulo, onde delegados de 16 núcleos estaduais debateram a conjuntura internacional, resultando em uma contundente resolução política e diversas moções de solidariedade (ver ao final da matéria). A nova Direção Nacional foi eleita por unanimidade, com José Reinaldo Carvalho assumindo a presidência. A Assembleia contou com a participação de representantes de Cuba e da Palestina, bem como de movimentos sociais, entidades sindicais e religiosas amigas do CEBRAPAZ.
Sob o lema “Unir o povo brasileiro na luta pela paz!”, a Assembleia incluiu um significativo ato político que reafirmou diversas bandeiras, destacando a centralidade da luta contra o imperialismo, a solidariedade a Cuba e a defesa da Palestina. “Sem jamais esquecer nossa solidariedade ao heroico povo cubano, devemos reconhecer que, assim como o apoio global à luta contra o apartheid na África do Sul, a libertação do povo palestino da ocupação israelense é crucial para a afirmação da humanidade”, declarou a ex-presidente do Conselho Mundial da Paz e do CEBRAPAZ, Socorro Gomes.
José Reinaldo Carvalho declarou que “é auspicioso que se realize a sexta assembleia nacional do Cebrapaz sob o lema ‘Unir o povo brasileiro na luta pela paz’. Numa só frase, juntamos um objetivo e um método. O objetivo é a paz, o método é a unidade. Vivemos uma crise multidimensional do mundo capitalista-imperialista cuja expressão maior é o declínio histórico do imperialismo estadunidense em sua fase moribunda, fase em que se manifestam de maneira aguda as suas piores características: o ataque aos direitos dos trabalhadores, dos povos, das nações que lutam por afirmar sua independência, os golpes, às intervenções, o militarismo e as guerras”.
José Reinaldo afirmou que o mundo vive grandes turbulências, marcadas por conflitos, contradições insanáveis, incertezas, perigos e mudanças, algumas nefastas, outras alvissareiras. Entre as nefastas, se inclui a ameaça de destruição da humanidade, pois é a isto que conduz a política belicista do imperialismo em sua fase moribunda. Entre as alvissareiras está o despertar dos povos e o surgimento de novos fenômenos.
Abordando um tema palpitante em debate, José Reinaldo afirmou que o “fenômeno mais destacado do mundo contemporâneo é a emergência da multipolaridade, ligada ao declínio do imperialismo estadunidense, em crise econômica, social, política, moral e geopolítica, com as derrotas que sofreu nas guerras que desencadeou no Oriente Médio”.
O dirigente assinalou outros indicadores da multipolaridade: “a China emerge como potência socialista, renasce o poderio nacional da Rússia, afirma-se a luta do Sul Global, amplia-se o BRICS”. E lembrou que “o papel do Brasil sob a liderança de Lula reforça a multipolaridade”.
Reinaldo saudou a vitória das “forças patrióticas russas sobre os neofascistas ucranianos” e as heroicas ações da resistência na Palestina. “Condená-las é se pôr ao lado do imperialismo”, afirmou. A ação russa na Ucrânia desafia o militarismo dos EUA/OTAN e a dos palestinos põe em xeque as posições estratégicas do imperialismo estadunidense e do sionismo israelense no Oriente Médio. São, assim, ações que contribuem para a multipolaridade e uma nova correlação de forças.
O dirigente do CEBRAPAZ ressaltou também a importância da luta do Sul Global e destacou o papel das lutas dos povos por direitos e soberania nacional, afirmando que essas lutas falam muito sobre o espírito da época atual, que é, segundo ele, o anti-imperialismo.
José Reinaldo explicou as linhas gerais do documento deliberado pela Assembleia Nacional do Cebrapaz afirmando que “a luta pela paz tem sentido estratégico e está ligada ao futuro de libertação nacional e social dos povos”. Mencionou também algumas características do CEBRAPAZ: “representa o internacionalismo dos povos, o internacionalismo de massas, é uma entidade ampla, inclusiva, unitária, promotora da convergência entre todas as forças que lutam pela paz, o desenvolvimento, a cooperação e a solidariedade internacional, defensora da cooperação internacional, do multilateralismo genuíno e se regozija com o fato de que mercê das lutas dos povos e das modificações objetivas na situação internacional, o mundo hoje é multipolar”.
“O CEBRAPAZ é um formulador de política internacional, tem em seus quadros figuras destacadas do pensamento internacionalista e se tornou interlocutor qualificado nesse terreno de instituições acadêmicas e de forças políticas nacionais e internacionais, inclusive as que exercem o poder em países socialistas”.
José Reinaldo terminou sua fala com palavras entusiásticas: “Em frente, com a convicção de que o espírito de nossa época é o anti-imperialismo e de que o imperialismo não é invencível, será derrotado!”
Nova Direção Nacional é eleita
A Assembleia elegeu, de forma unânime, o novo sistema de direção do CEBRAPAZ, composto por uma Diretoria Executiva, Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. José Reinaldo Carvalho foi eleito presidente, Wevergton Brito foi reconduzido à vice-presidência, e Rita Coitinho assume a secretaria-geral. José Reinaldo sucede Jamil Murad, que permanece na Diretoria Executiva da entidade.
Jamil Murad, que deixou a Presidência, recebeu testemunhos de admiração e reconhecimento por sua rica e consequente trajetória internacionalista. O CEBRAPAZ, sob sua liderança, superou com êxito os obstáculos enfrentados por um mandato que atravessou o período da pandemia e do governo neofascista de Bolsonaro sem deixar de responder aos principais desafios impostos pela realidade. Segundo declarou Jamil, ao defender a nominata apresentada, a nova direção foi “escolhida em um momento de grande responsabilidade, e estará centrada em mobilizar a sociedade brasileira para a solidariedade máxima e o repúdio profundo ao genocídio do povo palestino perpetrado pelo Estado de Israel e para levar adiante a luta anti-imperialista e em defesa da paz mundial”.
Confira a lista dos novos integrantes da Direção do Cebrapaz:
Diretoria Executiva:
Presidente: José Reinaldo Carvalho
Vice-presidente: Wevergton Brito Lima
Secretária-Geral: Rita Coitinho
Diretor de Comunicação: Caio Botelho
Diretora especial para questões coloniais e neocoloniais: Moara Crivelente
Diretor de Planejamento e Patrimônio: Sérgio Benassi
Diretora de Relações com entidades internacionais congêneres: Socorro Gomes
Diretor de Relações Institucionais: Jamil Murad
Diretor de Pesquisas: Gustavo Guerreiro
Diretor de Relações Sindicais: Antônio Barreto
Diretora de Mobilização: Maria Ivone Souza
Diretora de Cultura: Maria Pimentel
Diretora de Intercâmbio com os Movimentos Sociais: Jussara Cony
Direção Nacional:
Amapá: Vivian Régia Bandeira da Silva
Bahia: Maria Luiza Neves Nunes e José Barbosa dos Santos
Ceará: Teresinha Braga Monte
Distrito Federal: Sayid Marcos Tenório
Espírito Santo: Mônica de Jesus Silva Santos
Maranhão: Regina Maria Silva Galeno
Minas Gerais: Antonieta Shirlene Mateus (Interina)
Pará: Sandra Batista
Paraná: Francisco Manoel de Assis França e Mazé Saad
Piauí: Francisca Zelma Cavalcante
Rio de Janeiro: Marcos Costa
Rio Grande do Sul: Diego Pautasso e Oscar Plentz
São Paulo: Igor Gonçalves Pereira
Sergipe: Durand Noronha Silva Junior
Conselho Fiscal:
Titulares:
Dennis Veiga Júnior
Heloisa da Silva Vieira
Simone Esterlina
1ª Suplente: Irany Assis dos Santos
2ª Suplente: Mara Pomarico
Conselho Consultivo:
Abdel Latif Hasan Abdel Latif
Adilson Araújo
Amanda Harumy
André Bezerra
Célia Medina
Cristiano Abreu
Dilermano Toni
Gabriel Martinéz
Geraldo Galindo
Gilson Reis
Helio de Mattos Alves
Jamile Abdel Latif
Javier Alfaia
João Augusto Rocha
Lejeune Mato Grosso
Madalena Guasco
Marcelo Fernandes
Marcionila Fernandes
Paloma Pitre
Paris Yeros
Raul Carrion
Resolução Política e Moções
Após um debate enriquecedor, a Resolução Política da Assembleia foi aprovada, incorporando todas as emendas apresentadas pelos e pelas delegadas, além de moções de solidariedade diversas. A comissão de sistematização foi composta por Jamil Murad, José Reinaldo e Caio Botelho. O documento pode ser consultado e baixado a seguir:
RESOLUÇÃO POLÍTICA DA 6ª ASSEMBLEIA NACIONAL DO CEBRAPAZ