Partidos comunistas e de esquerda prestam solidariedade aos brasileiros diante do fascismo
A Secretaria de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vem registrando nos últimos dias o recebimento de diversas mensagens enviadas por partidos de várias partes do mundo, que prestam solidariedade ao povo brasileiro diante da eleição de Jair Bolsonaro à presidência. Apresentamos ao leitor do i21 algumas delas.
Portugal – “Expressivo e importante resultado”
Para o Partido Comunista Português (PCP), a eleição de Bolsonaro representa “um gravíssimo desenvolvimento da ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro, corporizado num programa de intensificação da exploração e ataque aos direitos sociais, de agressão às liberdades e à democracia, de abdicação da soberania nacional e subordinação ao imperialismo, de promoção de valores profundamente reacionários e de imposição de um poder de cariz ditatorial no Brasil.”
Os camaradas de Portugal também enviaram uma saudação aos “comunistas e as demais forças democráticas e progressistas brasileiras que convergiram na candidatura de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila pelo expressivo e importante resultado obtido, em condições extraordinariamente difíceis. Um resultado que é, em si mesmo, um valor para continuar a enfrentar com determinação a ameaça fascista e defender a democracia.”
Bélgica – “Eleição de Bolsonaro deve fazer soar um forte sinal de mobilização”
O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) expressou “solidariedade com os trabalhadores do país, as forças democráticas e progressistas que terão de lutar pelos seus direitos, pela democracia e pela justiça social”. Os belgas opinam que “o que está acontecendo no Brasil deve fazer soar um forte sinal de mobilização em todo o mundo para combater, especialmente na Europa e na Bélgica, a ascensão da extrema-direita”.
Alemanha / Esquerda Europeia – “O triunfo da irracionalidade”
O Die Link (A Esquerda,) da Alemanha, e o Partido da Esquerda Europeia enviaram um comunicado conjunto dirigido a Fernando Haddad, Manuela D’Ávila e “aos companheiros e companheiras do PT e PCdoB”. No comunicado eles dizem que a luta foi heroica, mas que, ao final, “triunfou a irracionalidade”. O comunicado diz que “agora estão iminentes tempos duros para os pobres, para a comunidade LGBT e para muitos outros setores da sociedade”.
França – “Contra o poder de Jair Bolsonaro”
O Partido Comunista Francês (PCF), com longa e heroica trajetória de luta contra o fascismo, em sua mensagem: “expressa mais uma vez, em nome de Pierre Laurent, nosso secretário nacional e dos líderes nacionais do PCF, toda a amizade e solidariedade dos comunistas franceses na fase de resistência e luta que a população e as forças democráticas e de emancipação humana se engajam contra o poder de Jair Bolsonaro”.
Itália – “Bolsonaro será fiel aliado de Trump”
O Partido da Refundação Comunista (PRC) afirma que “Bolsonaro será um fiel aliado de Trump, da direita extremista latino-americana e daqueles que fazem do anticomunismo e do populismo uma doutrina”. O PRC enviou também sua solidariedade “com a esquerda e os movimentos sociais do povo brasileiro, contra o fascismo, pela democracia, pela reafirmação dos direitos econômicos e sociais e contra a discriminação.”
Paraguai – “Ódio, Mentira, Corrupção e Violência triunfaram no Brasil”
O Partido Comunista Paraguaio (PCP) em sua mensagem assinala que “minorias mafiosas e multimilionárias que operam no Brasil, utilizaram nossos erros, a insegurança, o medo, para desencadear as piores misérias da humanidade na construção de uma candidatura corrupta, misógina, racista e homofóbica, a favor da tortura, geradora de ódio”. Os camaradas do PCP expressaram “solidariedade ativa com as organizações revolucionárias, de esquerda, progressistas e democráticas do Brasil. Estamos à disposição para integrar as lutas populares no continente e organizar uma forte resposta das maiorias trabalhadoras”.
Suíça – “Subordinação ao imperialismo atlântico”
O Partido Comunista (Suíça) enviou uma mensagem de solidariedade “às forças democráticas brasileiras”. Para o PC (S), a eleição de Bolsonaro significará a “realização de um programa de exploração neoliberal, de ataque aos direitos sociais e às liberdades democráticas, de ataque aos direitos civis, de promoção de valores profundamente reacionários e autoritários no Brasil. A eleição de Bolsonaro também representa – além do que a mídia ocidental relata – a renúncia à soberania nacional: o Brasil corre agora o risco de voltar a política de subordinação ao imperialismo atlântico”.
Canadá – “Permanecemos com vocês de todo o coração”
O Partido Comunista de Quebec (PCQ) enviou uma calorosa mensagem em que expressa sua “plena solidariedade com os nossos camaradas do PCdoB. Com esta vitória de Bolsonaro, está ameaçado o conjunto das forças progressistas, sindicatos e a esquerda, em todo o Brasil. Nós permanecemos com vocês de todo nosso coração (…) solidários com a luta de resistência e denúncia do povo brasileiro e do nosso partido irmão, o Partido Comunista do Brasil.”