Sobre a integração latino-americana e caribenha e relações com a Europa
Nota à Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil sobre a integração latino-americana e caribenha e suas relações com a União Europeia
Envio à consideração de vocês, no quadro da atividade de assessoria que desempenho para essa Secretaria, uma opinião a ser desenvolvida pelo Partido sobre a integração latino-americana e caribenha.
No mês de julho foi realizada a Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), que emitiu uma declaração final abordando temas de cooperação, comércio, meio ambiente, conflitos globais e outros.
Os governos do Brasil, Cuba, Colômbia, Venezuela, para citar os mais notórios defensores da integração regional com soberania nacional, se mostraram satisfeitos com o encontro.
Durante a cúpula manifestou-se o interesse em impulsionar o comércio e o investimento mútuos e encaminhar a solução dos problemas ambientais.
A Cúpula com a União Europeia e outros mecanismos bilaterais e multilaterais servem para reafirmar a soberania nacional e buscar uma relação mais equitativa e justa. A soberania e a independência são direitos inalienáveis que devem ser preservados e respeitados.
É positiva a relação com a União Europeia, mas a cooperação Sul-Sul deve ser o cerne da agenda da Celac.
São Paulo, 1 de agosto de 2023
Maria do Socorro Gomes Coelho