Visão Global

Eleições legislativas antecipadas em Portugal são marcadas para 30 de janeiro de 2022

Foto: Tiago Petinga / Agência Lusa

Eleição em 30 de janeiro mostra que o Presidente não tinha tanta pressa quando havia alardeado.

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na noite desta quinta-feira (4), que as eleições legislativas antecipadas terão lugar no último domingo de janeiro do próximo ano.

No final de outubro de 2021, o Parlamento português rejeitou a proposta de Orçamento para 2022 apresentada pelo governo do primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista. Caso os partidos não conseguissem encontrar uma solução, o chefe de Estado advertiu que teria de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas, “o quanto antes”.

Depois de se reunir individualmente com todos os líderes partidários e de escutar os conselheiros de Estado, o presidente de Portugal declarou, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, que se encontra “em condições de […] dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 30 de janeiro de 2022″, citado pelo Diário de Notícias.

Ao marcar a eleição para esta data, o Presidente da República contrariou a opinião expressa pela quase totalidade dos partidos com representação parlamentar, que apontava para o dia 16 de janeiro.

A marcação das eleições legislativas para 30 de janeiro não corresponde ao frenesim com que o Presidente da República agitou o cenário político ainda durante a discussão do Orçamento do Estado, precipitando a realização de eleições antecipadas, o que deveria acontecer no mais curto espaço de tempo.

A data de 30 de janeiro parece servir os interesses das candidaturas dos partidos da direita, PSD e CDS-PP. Numa carta aberta ao Presidente da República, divulgada nesta quarta-feira, mais de uma centena de subscritores de diversas áreas de atividade, mostrando-se preocupados com a situação interna do PSD, do CDS-PP e com os interesses do grande capital, reclamavam uma data eleitoral entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Foram atendidos.

Com Sputnik e AbrilAbril

 

Leia também: