Visão Global

Israel ataca aeroporto de Aleppo (Síria) sabotando ajuda humanitária

Edifícios desmoronados após um terremoto devastador em Jinderis, província de Aleppo, em 9 de fevereiro / @Ap Photo - Ghaith Alsayed

O aeroporto é o principal ponto de chegada de ajuda humanitária para a região, principalmente após os terremotos que aconteceram no começo do mês passado, os quais deixaram mais de 50.000 pessoas mortas na Turquia e na Síria.

Após a Força Aérea israelense realizar um ataque aéreo no aeroporto da cidade de Aleppo durante a madrugada desta terça-feira (7), Damasco e Teerã acusaram Israel de comportamento criminoso.

Mais cedo, o Ministério da Defesa sírio lançou um comunicado dizendo que “às 02h07 (20h07 de Brasília, segunda-feira) o inimigo israelense executou um ataque aéreo a partir do Mediterrâneo (…) contra o aeroporto internacional de Aleppo“.

A chancelaria síria denunciou um “crime duplo”, dizendo que o ataque teve como alvo “um aeroporto civil […] e um dos principais canais para a chegada de ajuda humanitária” para as vítimas do terremoto mortal que devastou a região em fevereiro.

De acordo com o The Times of Israel, o funcionário do Ministério dos Transportes da Síria, Suleiman Khalil, disse que “não é mais possível receber voos de ajuda até que os danos sejam reparados“, acrescentando que o ataque colocou a pista fora de serviço.

Já o Irã também condenou o ataque, chamando-o de “crime contra a humanidade“.

Enquanto as vítimas do terremoto sírio em Aleppo estão passando por condições difíceis, o regime sionista está atacando o aeroporto de Aleppo“, disse o porta-voz do MRE do Irã, Nasser Kanani, em comunicado citado pela mídia.

Para a Secretária de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Ana Prestes “Israel se demonstra cada vez mais como um país agente de desestabilização da região e nem mesmo uma crise humanitária, como a causada pelo terremoto na Turquia e na Síria, é capaz de constranger seus ataques. Internamente, tais ações do governo Netanyahu vão sendo validadas pelo parlamento israelense e a tentativa de reforma do judiciário aponta para uma escalada da agressividade.”

Nos últimos anos, Israel executou centenas de ataques aéreos tanto contra alvos sírios como contra as forças do Irã e do movimento libanês Hezbollah. Tel Aviv justifica os ataques com a alegação de que deseja impedir que Teerã avance até sua fronteira.

Fonte: Sputnik News

 

Leia também: