Lançado o Grupo Parlamentar Brasil-China
O Grupo Parlamentar Brasil-República Popular da China foi lançado na tarde desta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados. O grupo tem o objetivo de fomentar e ampliar o diálogo entre os dois países.
O presidente do colegiado será o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), que recordou, no início do ato de instalação, que o primeiro grupo Parlamentar Brasil-China foi criado em 1993 pelo então deputado Haroldo Lima. Para o parlamentar comunista a criação do grupo de amizade é fundamental neste momento de ameaças à política externa brasileira.
“Nos preocupa de forma especial ver certas manifestações do governo brasileiro, que quer estabelecer relações com os Estados Unidos sem levar em conta o que é absolutamente indispensável para o nosso país. Precisamos ter relações com todos, mas valorizar o que nos é estratégico, como no caso da China, nosso maior parceiro comercial”, disse.
Compuseram a mesa que conduziu os trabalhos, além de Daniel, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Fred Efraim, o deputado Rui Falcão (PT-SP), o deputado André Figueiredo (PDT-CE) e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
Yang Wanming parabenizou a iniciativa e salientou a importância do relacionamento entre os dois países, dizendo que, por parte da embaixada, ele garante que “estão dispostos a discutir e aprofundar ainda mais a parceria Brasil-China”.
Também prestigiaram o lançamento do grupo de amizade os deputados Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e Odair Cunha (PT-MG), a deputada Marcivânia Flecha (PCdoB-AP), além dos dirigentes nacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Walter Sorrentino (Vice-presidente e Secretário de Política e Relações Internacionais), Ana Prestes e Márcio Cabrera (membros da Comissão Política do Comitê Central).
Da redação do i21 com informações do Portal Vermelho